Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11824 |
Resumo: | O processo de ensino-aprendizagem pressupõe uma relação complexa entre professor, aluno e currículo. Desta relação, tendo em conta os factores que lhe são inerentes, deve resultar o crescimento dos dois intervenientes no processo: do docente enquanto construtor da sua identidade profissional e do aluno enquanto utilizador de competências específicas adquiridas na escola, necessárias à sua integração, em pleno, na sociedade. Neste relatório, pretendemos reflectir sobre as práticas lectivas e sobre o papel desempenhado pelo aluno enquanto objecto das estratégias utilizadas na sala de aula, tendo como principal objectivo a melhoria das aprendizagens; ### ABSTRACT: The teaching-learning process involves a complex relationship between the teacher, the student and the curriculum. From this relationship, taking into account the factors that are inherent, it should result the growth of the two interveners in the process: the teacher while constructor of his professional identity, and the student as user of specific skills acquired in school which are necessary for its full integration in the society. In this report we intend to reflect on the teaching practices and the role played by the student as object of the strategies used in class, having as main purpose the improvement of the learning process. |
id |
RCAP_6f8d66e6a24bb00b23a8cec42077552a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11824 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em EstremozProcesso ensino aprendizagemProfessorAlunoCurrículoIdentidade profissionalCompetência comunicativaAvaliaçãoTeaching-learning processTeacherStudentCurriculumProfessional identityCommunicative skillEvaluationO processo de ensino-aprendizagem pressupõe uma relação complexa entre professor, aluno e currículo. Desta relação, tendo em conta os factores que lhe são inerentes, deve resultar o crescimento dos dois intervenientes no processo: do docente enquanto construtor da sua identidade profissional e do aluno enquanto utilizador de competências específicas adquiridas na escola, necessárias à sua integração, em pleno, na sociedade. Neste relatório, pretendemos reflectir sobre as práticas lectivas e sobre o papel desempenhado pelo aluno enquanto objecto das estratégias utilizadas na sala de aula, tendo como principal objectivo a melhoria das aprendizagens; ### ABSTRACT: The teaching-learning process involves a complex relationship between the teacher, the student and the curriculum. From this relationship, taking into account the factors that are inherent, it should result the growth of the two interveners in the process: the teacher while constructor of his professional identity, and the student as user of specific skills acquired in school which are necessary for its full integration in the society. In this report we intend to reflect on the teaching practices and the role played by the student as object of the strategies used in class, having as main purpose the improvement of the learning process.Universidade de Évora2014-11-20T13:07:07Z2014-11-202011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11824http://hdl.handle.net/10174/11824porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:34.312424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes Processo ensino aprendizagem Professor Aluno Currículo Identidade profissional Competência comunicativa Avaliação Teaching-learning process Teacher Student Curriculum Professional identity Communicative skill Evaluation |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz |
author |
Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes |
author_facet |
Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo ensino aprendizagem Professor Aluno Currículo Identidade profissional Competência comunicativa Avaliação Teaching-learning process Teacher Student Curriculum Professional identity Communicative skill Evaluation |
topic |
Processo ensino aprendizagem Professor Aluno Currículo Identidade profissional Competência comunicativa Avaliação Teaching-learning process Teacher Student Curriculum Professional identity Communicative skill Evaluation |
description |
O processo de ensino-aprendizagem pressupõe uma relação complexa entre professor, aluno e currículo. Desta relação, tendo em conta os factores que lhe são inerentes, deve resultar o crescimento dos dois intervenientes no processo: do docente enquanto construtor da sua identidade profissional e do aluno enquanto utilizador de competências específicas adquiridas na escola, necessárias à sua integração, em pleno, na sociedade. Neste relatório, pretendemos reflectir sobre as práticas lectivas e sobre o papel desempenhado pelo aluno enquanto objecto das estratégias utilizadas na sala de aula, tendo como principal objectivo a melhoria das aprendizagens; ### ABSTRACT: The teaching-learning process involves a complex relationship between the teacher, the student and the curriculum. From this relationship, taking into account the factors that are inherent, it should result the growth of the two interveners in the process: the teacher while constructor of his professional identity, and the student as user of specific skills acquired in school which are necessary for its full integration in the society. In this report we intend to reflect on the teaching practices and the role played by the student as object of the strategies used in class, having as main purpose the improvement of the learning process. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-11-20T13:07:07Z 2014-11-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11824 http://hdl.handle.net/10174/11824 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540783280128 |