Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11824
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem pressupõe uma relação complexa entre professor, aluno e currículo. Desta relação, tendo em conta os factores que lhe são inerentes, deve resultar o crescimento dos dois intervenientes no processo: do docente enquanto construtor da sua identidade profissional e do aluno enquanto utilizador de competências específicas adquiridas na escola, necessárias à sua integração, em pleno, na sociedade. Neste relatório, pretendemos reflectir sobre as práticas lectivas e sobre o papel desempenhado pelo aluno enquanto objecto das estratégias utilizadas na sala de aula, tendo como principal objectivo a melhoria das aprendizagens; ### ABSTRACT: The teaching-learning process involves a complex relationship between the teacher, the student and the curriculum. From this relationship, taking into account the factors that are inherent, it should result the growth of the two interveners in the process: the teacher while constructor of his professional identity, and the student as user of specific skills acquired in school which are necessary for its full integration in the society. In this report we intend to reflect on the teaching practices and the role played by the student as object of the strategies used in class, having as main purpose the improvement of the learning process.
id RCAP_6f8d66e6a24bb00b23a8cec42077552a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em EstremozProcesso ensino aprendizagemProfessorAlunoCurrículoIdentidade profissionalCompetência comunicativaAvaliaçãoTeaching-learning processTeacherStudentCurriculumProfessional identityCommunicative skillEvaluationO processo de ensino-aprendizagem pressupõe uma relação complexa entre professor, aluno e currículo. Desta relação, tendo em conta os factores que lhe são inerentes, deve resultar o crescimento dos dois intervenientes no processo: do docente enquanto construtor da sua identidade profissional e do aluno enquanto utilizador de competências específicas adquiridas na escola, necessárias à sua integração, em pleno, na sociedade. Neste relatório, pretendemos reflectir sobre as práticas lectivas e sobre o papel desempenhado pelo aluno enquanto objecto das estratégias utilizadas na sala de aula, tendo como principal objectivo a melhoria das aprendizagens; ### ABSTRACT: The teaching-learning process involves a complex relationship between the teacher, the student and the curriculum. From this relationship, taking into account the factors that are inherent, it should result the growth of the two interveners in the process: the teacher while constructor of his professional identity, and the student as user of specific skills acquired in school which are necessary for its full integration in the society. In this report we intend to reflect on the teaching practices and the role played by the student as object of the strategies used in class, having as main purpose the improvement of the learning process.Universidade de Évora2014-11-20T13:07:07Z2014-11-202011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11824http://hdl.handle.net/10174/11824porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:34.312424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
title Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes
Processo ensino aprendizagem
Professor
Aluno
Currículo
Identidade profissional
Competência comunicativa
Avaliação
Teaching-learning process
Teacher
Student
Curriculum
Professional identity
Communicative skill
Evaluation
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada relativo ao ano lectivo 2010/2011 na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz
author Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes
author_facet Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beirão, Ana Maria Bernal Palmeiro Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino aprendizagem
Professor
Aluno
Currículo
Identidade profissional
Competência comunicativa
Avaliação
Teaching-learning process
Teacher
Student
Curriculum
Professional identity
Communicative skill
Evaluation
topic Processo ensino aprendizagem
Professor
Aluno
Currículo
Identidade profissional
Competência comunicativa
Avaliação
Teaching-learning process
Teacher
Student
Curriculum
Professional identity
Communicative skill
Evaluation
description O processo de ensino-aprendizagem pressupõe uma relação complexa entre professor, aluno e currículo. Desta relação, tendo em conta os factores que lhe são inerentes, deve resultar o crescimento dos dois intervenientes no processo: do docente enquanto construtor da sua identidade profissional e do aluno enquanto utilizador de competências específicas adquiridas na escola, necessárias à sua integração, em pleno, na sociedade. Neste relatório, pretendemos reflectir sobre as práticas lectivas e sobre o papel desempenhado pelo aluno enquanto objecto das estratégias utilizadas na sala de aula, tendo como principal objectivo a melhoria das aprendizagens; ### ABSTRACT: The teaching-learning process involves a complex relationship between the teacher, the student and the curriculum. From this relationship, taking into account the factors that are inherent, it should result the growth of the two interveners in the process: the teacher while constructor of his professional identity, and the student as user of specific skills acquired in school which are necessary for its full integration in the society. In this report we intend to reflect on the teaching practices and the role played by the student as object of the strategies used in class, having as main purpose the improvement of the learning process.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T13:07:07Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11824
http://hdl.handle.net/10174/11824
url http://hdl.handle.net/10174/11824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540783280128