A Gestão da Educação a Distância no Ensino Superior em Portugal : Um estudo de caso : A Universidade Aberta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24041 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas |
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A Gestão da Educação a Distância no Ensino Superior em Portugal : Um estudo de caso : A Universidade AbertaEducação a Distância (EaD)Universidade Aberta (UAb)Gestão da Educação a DistânciaInstituições de Ensino Superior (IES)Políticas Públicas de EducaçãoSociedade DigitalDistance EducationUniversidade Aberta-Open University (UAb)Distance Education ManagementHigher Education InstitutionsPublic Education PoliciesDigital SocietyDissertação de Mestrado em Gestão e Políticas PúblicasEste estudo teve, como objetivo principal, analisar a gestão da Educação a Distância (EaD) no ensino superior em Portugal tendo como referência a Universidade Aberta (UAb), e o seu contributo na conceção e implementação de políticas públicas no domínio da gestão da EaD no ensino superior português. Pretendeu-se, assim, investigar e compreender a governabilidade da educação a distância no ensino superior português a partir do modelo de gestão da UAb. Para se ter essa compreensão fez-se um caminho evolutivo da gestão da UAb, para identificar particularidades e limitações das suas dinâmicas organizacionais, e ainda seu contributo e impacto quanto à questão da gestão da EaD no ensino superior português e no fomento de políticas públicas relacionadas com instituições de ensino superior público a distância em Portugal. Este trabalho de investigação desenvolveu-se a partir de um estudo de caso consubstanciado na gestão da EaD da UAb, com uma pesquisa descritiva e exploratória tendo uma abordagem predominantemente qualitativa e interpretativa. Como uma das técnicas principais de recolha de dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros responsáveis pela gestão administrativa, estrutural e pedagógica da UAb. Realizou-se de seguida uma análise de conteúdo, com o apoio do software MaxQDA, a partir de 3 dimensões: descritiva; analítica e normativa/política que permitiu obter, articulando com o referencial teórico e conceitual, informações relevantes para os objetivos desta pesquisa. Um desses objetivos assentou em um melhor entendimento da gestão da EaD no Ensino Superior em Portugal a partir do caso da UAb e do contexto atual de uma Sociedade Digital, buscando assim preencher uma lacuna teórica existente quanto ao processo de difusão e democratização da educação pela via da EaD, e consequente impacto nas políticas públicas nesta área educativa.This study sought, as its main objective, to analyse the management of distance learning in Portugal’s higher education system, as well as its contributions towards the conception and implementation of public policies in the field of distance learning management in the Portuguese higher education. As such, this study aimed to investigate and comprehend the governability of distance learning in the Portuguese higher learning system based on UAb’s management model. For that, an evolutionary path of Portugal’s public management system was traced, to identify particularities and limitations of its organizational dynamics, and its contributions and impact on the management of distance learning in the Portuguese higher education system and on the promotion of public policies related to distance higher education institutions in Portugal. This research work was developed from a case study on the management of distance learning in UAb, making use of exploratory and descriptive research and having a predominantly qualitative and interpretive approach. As one of the main data collection methods, semi structured interviews were conducted on subjects responsible for UAb’s administrative, structural, and pedagogical management. A content analysis was then run, with the aid of the MaxQDA software, on 3 dimensions: descriptive; analytic and normative/political. This allowed for obtaining, in articulation with the theoretical and conceptual framework, relevant information for this research’s objectives. One of these objectives leaned on the better understanding of the management of distance learning in Portugal’s higher education system, based on UAb’s case and on the current context of a Digital Society, seeking, therefore, to fill an existing theoretical space regarding the process of diffusion and democratization of education through distance learning, and its consequent impact on public policies in this educational field.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCunha, AlbinoRepositório da Universidade de LisboaMesquita, Izabela Cristina Azevedo de2022-04-06T18:30:46Z2022-02-032022-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24041TID:202979717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:10.311189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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