Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, F. R.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Souto, A. Pedro, Carneiro, Noémia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18548
Resumo: O tingimento de fibras de poliamida é muito comum com corantes ácidos; entretanto o uso de corantes reativos pode oferecer grandes oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos com melhores propriedades como brilho, níveis de solidez,esgotamento, uma maior gama de cores, dentre outras. Tecidos de poliamida 6.6 foram tratados com diferentes dosagens de descarga plasmática obtidas em condições atmosféricas em um protótipo de descarga de dupla barreira SOFTAL/Universidade do Minho. Modificações químicas e físicas na poliamida foram avaliadas, nomeadamente alteração da energia superficial através da medição do ângulo de contato, caracterização da superfície química através da espectroscopia fotoeletrônica de raio X (XPS), foram avaliadas também a rugosidade e a modificação superficial pela microscopia de força atômica (AFM) e Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM). Ótimos resultados foram obtidos para o tingimento com corantes reativos na poliamida após o tratamento plasmático, com a formação de ligações covalentes entre o corante e a fibra. Os efeitos químicos e físicos da descarga plasmática contribuíram para os excelentes resultados obtidos no rendimento e no nível de solidez conseguidos no processo de tingimento. Estes promissores resultados significam menos corantes nos efluentes, menos tempo para a realização do processo de tingimento, maior satisfação dos consumidores devido aos melhores níveis de solidez e a possibilidade de obter cores mais intensas com tingimentos com corantes reativos em poliamida.
id RCAP_6faa0f518ef97bd64650a83a361cd2b3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)O tingimento de fibras de poliamida é muito comum com corantes ácidos; entretanto o uso de corantes reativos pode oferecer grandes oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos com melhores propriedades como brilho, níveis de solidez,esgotamento, uma maior gama de cores, dentre outras. Tecidos de poliamida 6.6 foram tratados com diferentes dosagens de descarga plasmática obtidas em condições atmosféricas em um protótipo de descarga de dupla barreira SOFTAL/Universidade do Minho. Modificações químicas e físicas na poliamida foram avaliadas, nomeadamente alteração da energia superficial através da medição do ângulo de contato, caracterização da superfície química através da espectroscopia fotoeletrônica de raio X (XPS), foram avaliadas também a rugosidade e a modificação superficial pela microscopia de força atômica (AFM) e Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM). Ótimos resultados foram obtidos para o tingimento com corantes reativos na poliamida após o tratamento plasmático, com a formação de ligações covalentes entre o corante e a fibra. Os efeitos químicos e físicos da descarga plasmática contribuíram para os excelentes resultados obtidos no rendimento e no nível de solidez conseguidos no processo de tingimento. Estes promissores resultados significam menos corantes nos efluentes, menos tempo para a realização do processo de tingimento, maior satisfação dos consumidores devido aos melhores níveis de solidez e a possibilidade de obter cores mais intensas com tingimentos com corantes reativos em poliamida.Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis (ABQCT)Universidade do MinhoOliveira, F. R.Souto, A. PedroCarneiro, Noémia2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18548por0102-8235http://www.abqct.com.brinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:23:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:23:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)
title Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)
spellingShingle Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)
Oliveira, F. R.
title_short Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)
title_full Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)
title_fullStr Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)
title_full_unstemmed Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)
title_sort Tingimento da poliamida 6.6 com corantes reactivos para lã e algodão após modificação superficial com descarga plasmátca de dupla barreira dieléctrica (DBD)
author Oliveira, F. R.
author_facet Oliveira, F. R.
Souto, A. Pedro
Carneiro, Noémia
author_role author
author2 Souto, A. Pedro
Carneiro, Noémia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, F. R.
Souto, A. Pedro
Carneiro, Noémia
description O tingimento de fibras de poliamida é muito comum com corantes ácidos; entretanto o uso de corantes reativos pode oferecer grandes oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos com melhores propriedades como brilho, níveis de solidez,esgotamento, uma maior gama de cores, dentre outras. Tecidos de poliamida 6.6 foram tratados com diferentes dosagens de descarga plasmática obtidas em condições atmosféricas em um protótipo de descarga de dupla barreira SOFTAL/Universidade do Minho. Modificações químicas e físicas na poliamida foram avaliadas, nomeadamente alteração da energia superficial através da medição do ângulo de contato, caracterização da superfície química através da espectroscopia fotoeletrônica de raio X (XPS), foram avaliadas também a rugosidade e a modificação superficial pela microscopia de força atômica (AFM) e Microscopia Eletrônica de Varredura (SEM). Ótimos resultados foram obtidos para o tingimento com corantes reativos na poliamida após o tratamento plasmático, com a formação de ligações covalentes entre o corante e a fibra. Os efeitos químicos e físicos da descarga plasmática contribuíram para os excelentes resultados obtidos no rendimento e no nível de solidez conseguidos no processo de tingimento. Estes promissores resultados significam menos corantes nos efluentes, menos tempo para a realização do processo de tingimento, maior satisfação dos consumidores devido aos melhores níveis de solidez e a possibilidade de obter cores mais intensas com tingimentos com corantes reativos em poliamida.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06
2009-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/18548
url http://hdl.handle.net/1822/18548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-8235
http://www.abqct.com.br
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis (ABQCT)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis (ABQCT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545300104970240