Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poças,Sara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos,Júlio Gonçalves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057
Resumo: Resumo Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.
id RCAP_6fb7fa7bd41f321a6d2602a9c35aa164
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-37942020000100057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em AngolaglobalizaçãoAngolaformação de professorescooperação para o desenvolvimentoResumo Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057Cadernos de Estudos Africanos n.39 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057Poças,SaraSantos,Júlio Gonçalves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:01Zoai:scielo:S1645-37942020000100057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:47.108764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
spellingShingle Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
Poças,Sara
globalização
Angola
formação de professores
cooperação para o desenvolvimento
title_short Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title_full Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title_fullStr Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title_full_unstemmed Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
title_sort Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
author Poças,Sara
author_facet Poças,Sara
Santos,Júlio Gonçalves dos
author_role author
author2 Santos,Júlio Gonçalves dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poças,Sara
Santos,Júlio Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv globalização
Angola
formação de professores
cooperação para o desenvolvimento
topic globalização
Angola
formação de professores
cooperação para o desenvolvimento
description Resumo Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Africanos n.39 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137332882833408