Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057 |
Resumo: | Resumo Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor. |
id |
RCAP_6fb7fa7bd41f321a6d2602a9c35aa164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-37942020000100057 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em AngolaglobalizaçãoAngolaformação de professorescooperação para o desenvolvimentoResumo Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057Cadernos de Estudos Africanos n.39 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057Poças,SaraSantos,Júlio Gonçalves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:01Zoai:scielo:S1645-37942020000100057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:47.108764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola |
title |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola |
spellingShingle |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola Poças,Sara globalização Angola formação de professores cooperação para o desenvolvimento |
title_short |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola |
title_full |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola |
title_fullStr |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola |
title_full_unstemmed |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola |
title_sort |
Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola |
author |
Poças,Sara |
author_facet |
Poças,Sara Santos,Júlio Gonçalves dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Júlio Gonçalves dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poças,Sara Santos,Júlio Gonçalves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
globalização Angola formação de professores cooperação para o desenvolvimento |
topic |
globalização Angola formação de professores cooperação para o desenvolvimento |
description |
Resumo Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Internacionais do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Africanos n.39 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137332882833408 |