As TIC no currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sónia Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/1217
Resumo: As tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, de modo que a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade. No entanto, nas salas de aula, é ainda uma regalia de alguns professores e alunos. O presente artigo pretende fazer uma abordagem sobre a integração das TIC, nomeadamente o computador, no currículo escolar, ao nível do 1.º ciclo do Ensino Básico. O computador, enquanto ferramenta multifuncional, pode promover ambientes educativos mais enriquecedores nas diferentes áreas curriculares, quando incluídos nas actividades lectivas pelos professores. Information and Communication Technologies are key tools of the society in which we are living; as a result their use is already a reality in the most diverse sectors of society. However, in classrooms, still only the privilege of some teachers and students. The present article aims to study the integration of ICT, specifically the computer, in the school curriculum at the Basic Education stage. The computer, as a multifunctional tool, can encourage richer learning atmospheres in different areas of teaching when teachers incorporate it in classroom activities.
id RCAP_6fd1f0a316d068b7f2d47cb5f924bdda
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC no currículo escolarICT in the school curriculumTecnologiasCurrículoEducaçãoAs tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, de modo que a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade. No entanto, nas salas de aula, é ainda uma regalia de alguns professores e alunos. O presente artigo pretende fazer uma abordagem sobre a integração das TIC, nomeadamente o computador, no currículo escolar, ao nível do 1.º ciclo do Ensino Básico. O computador, enquanto ferramenta multifuncional, pode promover ambientes educativos mais enriquecedores nas diferentes áreas curriculares, quando incluídos nas actividades lectivas pelos professores. Information and Communication Technologies are key tools of the society in which we are living; as a result their use is already a reality in the most diverse sectors of society. However, in classrooms, still only the privilege of some teachers and students. The present article aims to study the integration of ICT, specifically the computer, in the school curriculum at the Basic Education stage. The computer, as a multifunctional tool, can encourage richer learning atmospheres in different areas of teaching when teachers incorporate it in classroom activities.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBPires, Sónia Maria2009-11-12T17:25:07Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1217porEduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009)1645-477410.34620/eduser.v1i1.6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:45.876009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC no currículo escolar
ICT in the school curriculum
title As TIC no currículo escolar
spellingShingle As TIC no currículo escolar
Pires, Sónia Maria
Tecnologias
Currículo
Educação
title_short As TIC no currículo escolar
title_full As TIC no currículo escolar
title_fullStr As TIC no currículo escolar
title_full_unstemmed As TIC no currículo escolar
title_sort As TIC no currículo escolar
author Pires, Sónia Maria
author_facet Pires, Sónia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Sónia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Currículo
Educação
topic Tecnologias
Currículo
Educação
description As tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, de modo que a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade. No entanto, nas salas de aula, é ainda uma regalia de alguns professores e alunos. O presente artigo pretende fazer uma abordagem sobre a integração das TIC, nomeadamente o computador, no currículo escolar, ao nível do 1.º ciclo do Ensino Básico. O computador, enquanto ferramenta multifuncional, pode promover ambientes educativos mais enriquecedores nas diferentes áreas curriculares, quando incluídos nas actividades lectivas pelos professores. Information and Communication Technologies are key tools of the society in which we are living; as a result their use is already a reality in the most diverse sectors of society. However, in classrooms, still only the privilege of some teachers and students. The present article aims to study the integration of ICT, specifically the computer, in the school curriculum at the Basic Education stage. The computer, as a multifunctional tool, can encourage richer learning atmospheres in different areas of teaching when teachers incorporate it in classroom activities.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-12T17:25:07Z
2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/1217
url http://hdl.handle.net/10198/1217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009)
1645-4774
10.34620/eduser.v1i1.6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135146733993984