As TIC no currículo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/1217 |
Resumo: | As tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, de modo que a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade. No entanto, nas salas de aula, é ainda uma regalia de alguns professores e alunos. O presente artigo pretende fazer uma abordagem sobre a integração das TIC, nomeadamente o computador, no currículo escolar, ao nível do 1.º ciclo do Ensino Básico. O computador, enquanto ferramenta multifuncional, pode promover ambientes educativos mais enriquecedores nas diferentes áreas curriculares, quando incluídos nas actividades lectivas pelos professores. Information and Communication Technologies are key tools of the society in which we are living; as a result their use is already a reality in the most diverse sectors of society. However, in classrooms, still only the privilege of some teachers and students. The present article aims to study the integration of ICT, specifically the computer, in the school curriculum at the Basic Education stage. The computer, as a multifunctional tool, can encourage richer learning atmospheres in different areas of teaching when teachers incorporate it in classroom activities. |
id |
RCAP_6fd1f0a316d068b7f2d47cb5f924bdda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC no currículo escolarICT in the school curriculumTecnologiasCurrículoEducaçãoAs tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, de modo que a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade. No entanto, nas salas de aula, é ainda uma regalia de alguns professores e alunos. O presente artigo pretende fazer uma abordagem sobre a integração das TIC, nomeadamente o computador, no currículo escolar, ao nível do 1.º ciclo do Ensino Básico. O computador, enquanto ferramenta multifuncional, pode promover ambientes educativos mais enriquecedores nas diferentes áreas curriculares, quando incluídos nas actividades lectivas pelos professores. Information and Communication Technologies are key tools of the society in which we are living; as a result their use is already a reality in the most diverse sectors of society. However, in classrooms, still only the privilege of some teachers and students. The present article aims to study the integration of ICT, specifically the computer, in the school curriculum at the Basic Education stage. The computer, as a multifunctional tool, can encourage richer learning atmospheres in different areas of teaching when teachers incorporate it in classroom activities.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBiblioteca Digital do IPBPires, Sónia Maria2009-11-12T17:25:07Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/1217porEduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009)1645-477410.34620/eduser.v1i1.6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:38Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/1217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:45.876009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC no currículo escolar ICT in the school curriculum |
title |
As TIC no currículo escolar |
spellingShingle |
As TIC no currículo escolar Pires, Sónia Maria Tecnologias Currículo Educação |
title_short |
As TIC no currículo escolar |
title_full |
As TIC no currículo escolar |
title_fullStr |
As TIC no currículo escolar |
title_full_unstemmed |
As TIC no currículo escolar |
title_sort |
As TIC no currículo escolar |
author |
Pires, Sónia Maria |
author_facet |
Pires, Sónia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Sónia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Currículo Educação |
topic |
Tecnologias Currículo Educação |
description |
As tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, de modo que a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade. No entanto, nas salas de aula, é ainda uma regalia de alguns professores e alunos. O presente artigo pretende fazer uma abordagem sobre a integração das TIC, nomeadamente o computador, no currículo escolar, ao nível do 1.º ciclo do Ensino Básico. O computador, enquanto ferramenta multifuncional, pode promover ambientes educativos mais enriquecedores nas diferentes áreas curriculares, quando incluídos nas actividades lectivas pelos professores. Information and Communication Technologies are key tools of the society in which we are living; as a result their use is already a reality in the most diverse sectors of society. However, in classrooms, still only the privilege of some teachers and students. The present article aims to study the integration of ICT, specifically the computer, in the school curriculum at the Basic Education stage. The computer, as a multifunctional tool, can encourage richer learning atmospheres in different areas of teaching when teachers incorporate it in classroom activities. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-12T17:25:07Z 2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/1217 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/1217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
EduSer: revista de educação. ISSN 1645-4774. 1:1 (2009) 1645-4774 10.34620/eduser.v1i1.6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135146733993984 |