ONMYOJI e a representação da cultura nos jogos digitais: A adaptação de contos orais japoneses no videojogo Onmyoji

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriel Silva de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12702
Resumo: O presente trabalho propõe-se à análise narratológica do videojogo Onmyoji, lançado em 2016 pela NetEase. Onmyoji é um jogo mobile de RPG por turnos, inspirado no folclore japonês e em narrativas fantásticas antigas(monogatari). O jogo tem como narrativa principal a história do personagem Abe no Seimei, baseado na figura histórica de mesmo nome. O enredo do jogo, embora conserve muitos pontos tangentes com os contos originais, acrescenta à narrativa outros personagens da mitologia japonesa. Abe no Seimei foi um famoso onmyoji (praticante do onmyodo, cosmologia esotérica muito utilizada para a previsão e adivinhação no Japão antigo), e viveu durante o período Heian no Japão (794 a 1185 d.C). Contrário à sua biografia como um funcionário público do governo, Seimei aparece em diversas narrativas fantásticas como um poderoso onmyoji que auxilia grandes heróis e desvenda malfeitos de seres espirituais, tendo-o como personagem recorrente do imaginário japonês. Esta pesquisa possui caráter qualitativo, pois trata-se de um estudo de caso. Adota-se a revisão de literatura textual e imagética como forma de coleta de dados relativa aos estudos da narratologia e da relação entre o videojogo e os contos de tradição oral japoneses, e se utiliza como procedimentos metodológicos a observação e experimentação prática do videojogo Onmyoji. As principais teorias abordadas são: A Narratologia, o Conto, MukashiBanashi (contos japoneses de tradição oral) e a Adaptação, aplicada ao videojogo.
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