Lojas com história: uma perspectiva para o futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/17912 |
Resumo: | No começo da década de 10 do século XXI, Lisboa torna-se um centro importante do turismo mundial. Esta nova situação que, por um lado, traz dividendos, também implica uma mudança socioeconómica do que até então existia. Esse turismo, que também na cidade de Lisboa está muito associado ao seu centro histórico, colocou contra a parede uma série de estabelecimentos comerciais históricos que não tinham (ou não têm) recursos financeiros — mas também administrativos — para lidar com a "turistificação" — sobretudo porque a este fenómeno se soma a mudança da lei de rendas, que desaloja lojistas que não podem pagar o mesmo que grandes cadeias para estar em espaço central. Para fazer frente a esta situação, a Câmara Municipal de Lisboa lançou o projeto "Lojas com História", procurando criar uma rede de estabelecimentos distinguidos, protegidos, publicitados e apoiados em caso de necessidade. A iniciativa foi de encontro ao desejo dos comerciantes e a uma preocupação popular que via nessa perda patrimonial um atentado à identidade da cidade, paralelamente a um desalojamento dos habitantes locais à mercê de especuladores imobiliários internacionais. A presente dissertação tem assim por objetivo fazer uma avaliação deste projeto, questionando os seus aspetos mais fortes e mais fracos e procurando verificar se, na criação do "modelo" — comparável a outros como o de Barcelona —, pode surgir inspiração para a resolução de um problema que se alastra pelo país e internacionalmente. |
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Lojas com história: uma perspectiva para o futuroComércio tradicionalProteção do patrimónioTurismoHeritageHeritage protectionProject evaluationHistoric tradeHistorical center of LisbonNo começo da década de 10 do século XXI, Lisboa torna-se um centro importante do turismo mundial. Esta nova situação que, por um lado, traz dividendos, também implica uma mudança socioeconómica do que até então existia. Esse turismo, que também na cidade de Lisboa está muito associado ao seu centro histórico, colocou contra a parede uma série de estabelecimentos comerciais históricos que não tinham (ou não têm) recursos financeiros — mas também administrativos — para lidar com a "turistificação" — sobretudo porque a este fenómeno se soma a mudança da lei de rendas, que desaloja lojistas que não podem pagar o mesmo que grandes cadeias para estar em espaço central. Para fazer frente a esta situação, a Câmara Municipal de Lisboa lançou o projeto "Lojas com História", procurando criar uma rede de estabelecimentos distinguidos, protegidos, publicitados e apoiados em caso de necessidade. A iniciativa foi de encontro ao desejo dos comerciantes e a uma preocupação popular que via nessa perda patrimonial um atentado à identidade da cidade, paralelamente a um desalojamento dos habitantes locais à mercê de especuladores imobiliários internacionais. A presente dissertação tem assim por objetivo fazer uma avaliação deste projeto, questionando os seus aspetos mais fortes e mais fracos e procurando verificar se, na criação do "modelo" — comparável a outros como o de Barcelona —, pode surgir inspiração para a resolução de um problema que se alastra pelo país e internacionalmente.At the beginning of the decade of the XXI century, Lisbon becomes an important center of world tourism. If this new situation brings dividends, it also implies a change of social and economic partners as they existed until then. This tourism, which in the city of Lisbon is closely associated with its historical center, has placed against the wall a series of historical commercial establishments that did not have — or do not have — the financial resources — but also administrative resources — to deal with "turistification". Above all, this phenomenon is compounded by the change of the rent law that evicts tenants who can not afford the same as large shops to be in central space. To cope with this situation, the Lisbon City Council created the project "Lojas com História", seeking to create a network of establishments to be distinguished, protected, publicized and helped in case of need. The initiative was desired by the merchants and was a popular concern: the citizens saw in this patrimonial loss an attack on the identity of the city and a displacement of the local inhabitants against international real estate speculators. This dissertation aims to evaluate the project, questioning its victories and defeats, and trying to verify if in the creation of this "model" — comparable to others like Barcelona’s one — one can find inspiration for a problem that spreads across the country and internationally.2019-04-24T10:08:10Z2022-04-24T00:00:00Z2018-11-29T00:00:00Z2018-11-292018-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17912TID:202130681porAbreu, Tatiana Bina Ayres deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:50:29Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:53.567310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No começo da década de 10 do século XXI, Lisboa torna-se um centro importante do turismo mundial. Esta nova situação que, por um lado, traz dividendos, também implica uma mudança socioeconómica do que até então existia. Esse turismo, que também na cidade de Lisboa está muito associado ao seu centro histórico, colocou contra a parede uma série de estabelecimentos comerciais históricos que não tinham (ou não têm) recursos financeiros — mas também administrativos — para lidar com a "turistificação" — sobretudo porque a este fenómeno se soma a mudança da lei de rendas, que desaloja lojistas que não podem pagar o mesmo que grandes cadeias para estar em espaço central. Para fazer frente a esta situação, a Câmara Municipal de Lisboa lançou o projeto "Lojas com História", procurando criar uma rede de estabelecimentos distinguidos, protegidos, publicitados e apoiados em caso de necessidade. A iniciativa foi de encontro ao desejo dos comerciantes e a uma preocupação popular que via nessa perda patrimonial um atentado à identidade da cidade, paralelamente a um desalojamento dos habitantes locais à mercê de especuladores imobiliários internacionais. A presente dissertação tem assim por objetivo fazer uma avaliação deste projeto, questionando os seus aspetos mais fortes e mais fracos e procurando verificar se, na criação do "modelo" — comparável a outros como o de Barcelona —, pode surgir inspiração para a resolução de um problema que se alastra pelo país e internacionalmente. |
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