LPMAT - software educativo para crianças com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Isabel Gomes dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10554
Resumo: O projeto LpMat tem como objetivo desenvolver um software educativo acessível a crianças com NEE, dos 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico, decorrentes de Deficiência Motora, Mental, Cegueira ou Baixa visão, Surdez e Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), considerando o desenvolvimento de competências nas áreas científicas de Matemática e Língua Portuguesa, capaz de responder dinamicamente às necessidades e interesses individuais dos alunos e ajustar, de forma organizada, os conteúdos e materiais aos estilos de aprendizagem individuais. Um dos fatores considerados foi a acessibilidade do software por utilizadores portadores de NEE, tanto ao nível da interação, como da informação e compatibilidade com tecnologias de acesso já existentes. O presente projeto enquadrou-se em cinco fases cruciais. Na primeira fase encetamos contactos com escolas de referência, no distrito da região centro do país para as patologias indicadas anteriormente, que integrou o levantamento de casos de alunos com NEE e, consequentes, pedidos de autorização às várias entidades. Na segunda fase procedeu-se à avaliação e ao diagnóstico de competências ao nível da Língua Portuguesa e da Matemática, dos alunos com NEE, escolhidos aleatoriamente que colaboraram no desenvolvimento do projeto. Na terceira fase do projeto iniciou-se a especificação do modelo conceptual do protótipo partindo das necessidades e especificidades do público-alvo, a conceção e a implementação de tarefas adequadas aos objetivos/competências enunciados nos perfis funcionais de cada aluno, sendo que este processo foi suportado por equipa multidisciplinar. Na quarta fase, avançou-se para a aferição das tarefas implementadas e, consequente, teste e avaliação do protótipo, esta fase integrou três etapas principais: (1) observação direta das crianças envolvidas nas aferições do protótipo antes de testarmos a interface desenvolvida; (2) construção de instrumentos de recolha de dados e (3) realização das sessões de aferição com a participação direta de 22 alunos portadores de NEE e seus professores de edução especial. Na quinta fase procedeu-se à análise e discussão de dados recolhidos durante as sessões de aferição e através dos inquéritos por questionários entregues aos professores de educação especial entregues no final das sessões de aferição, tendo-se verificado a adaptabilidade e flexibilidade de cada perfil no protótipo desenvolvido. Para finalizar são indicadas as reformulações futuras do protótipo desenvolvido decorrentes dos resultados obtidos, as considerações finais e as limitações do projeto realizado.
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spelling LPMAT - software educativo para crianças com necessidades educativas especiaisEducação especialEnsino da matemáticaEnsino da língua maternaLíngua portuguesaPessoas com necessidades especiais - Ensino básico 1º ciclo - Ensino básico 2º cicloProgramas de computador para o ensinoInteracção homem-computadorO projeto LpMat tem como objetivo desenvolver um software educativo acessível a crianças com NEE, dos 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico, decorrentes de Deficiência Motora, Mental, Cegueira ou Baixa visão, Surdez e Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), considerando o desenvolvimento de competências nas áreas científicas de Matemática e Língua Portuguesa, capaz de responder dinamicamente às necessidades e interesses individuais dos alunos e ajustar, de forma organizada, os conteúdos e materiais aos estilos de aprendizagem individuais. Um dos fatores considerados foi a acessibilidade do software por utilizadores portadores de NEE, tanto ao nível da interação, como da informação e compatibilidade com tecnologias de acesso já existentes. O presente projeto enquadrou-se em cinco fases cruciais. Na primeira fase encetamos contactos com escolas de referência, no distrito da região centro do país para as patologias indicadas anteriormente, que integrou o levantamento de casos de alunos com NEE e, consequentes, pedidos de autorização às várias entidades. Na segunda fase procedeu-se à avaliação e ao diagnóstico de competências ao nível da Língua Portuguesa e da Matemática, dos alunos com NEE, escolhidos aleatoriamente que colaboraram no desenvolvimento do projeto. Na terceira fase do projeto iniciou-se a especificação do modelo conceptual do protótipo partindo das necessidades e especificidades do público-alvo, a conceção e a implementação de tarefas adequadas aos objetivos/competências enunciados nos perfis funcionais de cada aluno, sendo que este processo foi suportado por equipa multidisciplinar. Na quarta fase, avançou-se para a aferição das tarefas implementadas e, consequente, teste e avaliação do protótipo, esta fase integrou três etapas principais: (1) observação direta das crianças envolvidas nas aferições do protótipo antes de testarmos a interface desenvolvida; (2) construção de instrumentos de recolha de dados e (3) realização das sessões de aferição com a participação direta de 22 alunos portadores de NEE e seus professores de edução especial. Na quinta fase procedeu-se à análise e discussão de dados recolhidos durante as sessões de aferição e através dos inquéritos por questionários entregues aos professores de educação especial entregues no final das sessões de aferição, tendo-se verificado a adaptabilidade e flexibilidade de cada perfil no protótipo desenvolvido. Para finalizar são indicadas as reformulações futuras do protótipo desenvolvido decorrentes dos resultados obtidos, as considerações finais e as limitações do projeto realizado.The project LpMat aims to develop an educational software accessible to children with SEN, with 1 and 2 Cycles of basic education, due to Motor Disabilities, Mental Blindness or low vision, deafness and Autism Spectrum Disorders (ASD), considering the development of skills in science math and Portuguese, able to dynamically respond to individual needs and interests of students and adjust, in an organized manner, content and materials to individual learning styles. One of the factors considered was the accessibility of software for people with special needs users, both at the level of interaction, such as information and compatibility with existing access technologies. This project fitted into five key stages. In the first phase we have opened contacts with reference schools in the district of the central region for the conditions indicated above, which included a survey of cases of students with SEN and, consequential, requests authorization to various entities. The second step is the evaluation and diagnostic skills in the Portuguese language and mathematics, pupils with SEN, chosen randomly who collaborated in developing the project. In the third phase of the project started the specification of the conceptual model of the prototype starting from the needs and specificities of the target audience, the conceção and implementation of tasks appropriate to the objetives / skills listed in the functional profiles of each student, and this process was supported a multidisciplinary team. In the fourth phase, advanced to the measurement of the tasks implemented and, consequently, test and evaluation of the prototype, this phase integrated three major steps: (1) direct observation of children involved in the measurements of the prototype before testing the developed interface, (2) construction of instruments for data collection and (3) sessions of calibration with the direct participation of 22 students with SEN and their teachers in special eduction. In the fifth phase proceeded to the analysis and discussion of data collected during the assessment sessions and the surveys by questionnaires given to teachers of special education delivered at the end of the measurement sessions, and there has been the adaptability and flexibility of each profile prototype. To finish indicates the future reformulations of the prototype developed from the results obtained, the final considerations and limitations of the project completed.Universidade de Aveiro2013-05-31T15:02:54Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10554porSantos, Maria Isabel Gomes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:30Zoai:ria.ua.pt:10773/10554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:07.529399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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