Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1427 |
Resumo: | O presente estudo assume como problemática as necessidades de formação específica para o exercício do cargo de diretor em Escolas Secundárias do Município de Benguela. No sentido de responder a esta problemática de investigação, definiram-se três objetivos, respetivamente: i)caracterizar a formação académica e profissional de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; ii)diagnosticar necessidades de formação de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; e iii)desenvolver conhecimento sobre necessidade de formação específica para diretores escolares em contexto angolano. O estudo empírico ocorreu no ano letivo de 2014 e adotou umanatureza predominantemente qualitativa. O inquérito por questionário foi a técnica de recolha de dados privilegiada e foi aplicado a 25 diretores de escolas I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela. A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os resultados apontaram para o facto de os diretores salientarem necessidades de formação específica ao nível de diferentes dimensões. Em suma, o elevado número de anos de experiência no exercício do cargo, por si só, não garante solução para os desafios que a atual sociedade lhes coloca. |
id |
RCAP_7000b4e5902531dd9bbe853d8eee2b72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1427 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola.DiretorDesenvolvimento profissionalNecessidades de formação.School principalProfessional developmentTraining needsO presente estudo assume como problemática as necessidades de formação específica para o exercício do cargo de diretor em Escolas Secundárias do Município de Benguela. No sentido de responder a esta problemática de investigação, definiram-se três objetivos, respetivamente: i)caracterizar a formação académica e profissional de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; ii)diagnosticar necessidades de formação de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; e iii)desenvolver conhecimento sobre necessidade de formação específica para diretores escolares em contexto angolano. O estudo empírico ocorreu no ano letivo de 2014 e adotou umanatureza predominantemente qualitativa. O inquérito por questionário foi a técnica de recolha de dados privilegiada e foi aplicado a 25 diretores de escolas I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela. A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os resultados apontaram para o facto de os diretores salientarem necessidades de formação específica ao nível de diferentes dimensões. Em suma, o elevado número de anos de experiência no exercício do cargo, por si só, não garante solução para os desafios que a atual sociedade lhes coloca.The problematic of this study are the training needs for the exercise of the post of principal in secondary schools of the city of Benguela. In order to answer this problematic research, we defined three objectives, respectively: i)characterize the academic and professional training of school principals ofSecondary Education of the city of Benguela; ii)diagnose school principals training needs of Secondary Education of the city of Benguela; and iii)develop knowledge about the need for specific training for school principals in the Angolan school context. The empirical study took place in the school year 2014 and adopted a predominantly qualitative nature. The survey questionnaire was the preferred data collection technique and was applied to 25 school principals of Secondary Education schools in the city of Benguela. A simple statistical analysis was the privileged data processing technique. The results pointed to the fact that the school principals underline needs for specific training on different dimensions. In short, the high number of years of experience in office, by itself, does not guarantee solution to the challenges that modern society puts them.Universidade Portucalense2016-02-17T16:19:49Z2015-10-01T00:00:00Z2015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1427TID:201028620porCota:TME 547Lopes, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:40ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola. |
title |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola. |
spellingShingle |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola. Lopes, Carlos Diretor Desenvolvimento profissional Necessidades de formação. School principal Professional development Training needs |
title_short |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola. |
title_full |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola. |
title_fullStr |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola. |
title_full_unstemmed |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola. |
title_sort |
Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola. |
author |
Lopes, Carlos |
author_facet |
Lopes, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretor Desenvolvimento profissional Necessidades de formação. School principal Professional development Training needs |
topic |
Diretor Desenvolvimento profissional Necessidades de formação. School principal Professional development Training needs |
description |
O presente estudo assume como problemática as necessidades de formação específica para o exercício do cargo de diretor em Escolas Secundárias do Município de Benguela. No sentido de responder a esta problemática de investigação, definiram-se três objetivos, respetivamente: i)caracterizar a formação académica e profissional de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; ii)diagnosticar necessidades de formação de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; e iii)desenvolver conhecimento sobre necessidade de formação específica para diretores escolares em contexto angolano. O estudo empírico ocorreu no ano letivo de 2014 e adotou umanatureza predominantemente qualitativa. O inquérito por questionário foi a técnica de recolha de dados privilegiada e foi aplicado a 25 diretores de escolas I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela. A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os resultados apontaram para o facto de os diretores salientarem necessidades de formação específica ao nível de diferentes dimensões. Em suma, o elevado número de anos de experiência no exercício do cargo, por si só, não garante solução para os desafios que a atual sociedade lhes coloca. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01T00:00:00Z 2015-10 2016-02-17T16:19:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1427 TID:201028620 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1427 |
identifier_str_mv |
TID:201028620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota:TME 547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Portucalense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302549468020736 |