Necessidades de formação especifica para o exercicio do cargo de diretor de escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carlos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1427
Resumo: O presente estudo assume como problemática as necessidades de formação específica para o exercício do cargo de diretor em Escolas Secundárias do Município de Benguela. No sentido de responder a esta problemática de investigação, definiram-se três objetivos, respetivamente: i)caracterizar a formação académica e profissional de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; ii)diagnosticar necessidades de formação de diretores de escola do I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela; e iii)desenvolver conhecimento sobre necessidade de formação específica para diretores escolares em contexto angolano. O estudo empírico ocorreu no ano letivo de 2014 e adotou umanatureza predominantemente qualitativa. O inquérito por questionário foi a técnica de recolha de dados privilegiada e foi aplicado a 25 diretores de escolas I Ciclo do Ensino Secundário do município de Benguela. A análise estatística simples foi a técnica de tratamento de dados privilegiada. Os resultados apontaram para o facto de os diretores salientarem necessidades de formação específica ao nível de diferentes dimensões. Em suma, o elevado número de anos de experiência no exercício do cargo, por si só, não garante solução para os desafios que a atual sociedade lhes coloca.
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