O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12395 |
Resumo: | Em razão da obrigatoriedade imposta ao Estado de prestar contas daquilo que arrecada e desembolsa, e devido ao contundente clamor da sociedade em saber onde e como são aplicados os recursos do erário, o controle dos gastos se revela como práxis fundamental para a governo. O cidadão ao contribuir passa a figurar como stakeholder na gestão, um ator que deseja obter como retribuição serviços públicos de qualidade. Dentro desse contexto, emerge a magnitude da administração de custos, tema amplamente explorado no corrente exame, ciência que viabiliza o uso eficiente dos recursos destinados à educação pública. O estudo inclui a formalização da Demonstração do Resultado Econômico, expediente que permite apreciar se os recursos governamentais transferidos ao Campus Alegrete do Instituto Farroupilha estão sendo aplicados de forma eficiente, argumento que se constitui no objetivo principal da pesquisa. A investigação adota como método o estudo de caso no ambiente do IFFar e as técnicas de inquérito por questionário, inquérito por entrevista, análise documental e levantamento bibliográfico. Foi realizada uma coleta de preços junto às instituições privadas de ensino com o fito de balizar o custo de oportunidade. A exploração apresenta, em suma, um resultado econômico negativo, quando confrontadas as receitas atribuídas frente aos custos efetivados pelo IFFar. Metade do público-alvo pesquisado considera a accountability elaborada pelo IFFar de regular à insatisfatória, o que exibe a dificuldade da gestão em demonstrar que o emprego dos recursos públicos é conduzido de forma eficiente. O trabalho está subdividido em três capítulos e mais as considerações finais. |
id |
RCAP_70077c32b419a29ce7037eebff42e6de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12395 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus AlegreteResultado Econômico no EnsinoCustos e EficiênciaEconomic Result in EducationCosts and EfficiencyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEm razão da obrigatoriedade imposta ao Estado de prestar contas daquilo que arrecada e desembolsa, e devido ao contundente clamor da sociedade em saber onde e como são aplicados os recursos do erário, o controle dos gastos se revela como práxis fundamental para a governo. O cidadão ao contribuir passa a figurar como stakeholder na gestão, um ator que deseja obter como retribuição serviços públicos de qualidade. Dentro desse contexto, emerge a magnitude da administração de custos, tema amplamente explorado no corrente exame, ciência que viabiliza o uso eficiente dos recursos destinados à educação pública. O estudo inclui a formalização da Demonstração do Resultado Econômico, expediente que permite apreciar se os recursos governamentais transferidos ao Campus Alegrete do Instituto Farroupilha estão sendo aplicados de forma eficiente, argumento que se constitui no objetivo principal da pesquisa. A investigação adota como método o estudo de caso no ambiente do IFFar e as técnicas de inquérito por questionário, inquérito por entrevista, análise documental e levantamento bibliográfico. Foi realizada uma coleta de preços junto às instituições privadas de ensino com o fito de balizar o custo de oportunidade. A exploração apresenta, em suma, um resultado econômico negativo, quando confrontadas as receitas atribuídas frente aos custos efetivados pelo IFFar. Metade do público-alvo pesquisado considera a accountability elaborada pelo IFFar de regular à insatisfatória, o que exibe a dificuldade da gestão em demonstrar que o emprego dos recursos públicos é conduzido de forma eficiente. O trabalho está subdividido em três capítulos e mais as considerações finais.Because of the state's obligation to account for what it collects and disburses, and because of society's scathing clamor to know where and how funds are spent, spending control is a fundamental praxis for the government. Citizens contribute by becoming a stakeholder in management, an actor who wants to obtain quality public services in return. Within this context, the magnitude of cost management emerges, a theme widely explored in the current examination, a science that enables the efficient use of resources for public education. The study includes the formalization of the Economic Income Statement, which allows us to assess whether government funds transferred to the Farroupilha Institute's Alegrete Campus are being applied efficiently, an argument that is the main objective of the research. The research adopts as a method the case study in the IFFar environment and the techniques of questionnaire inquiry, interview inquiry, document analysis and bibliographic survey. Prices were collected from private educational institutions with the purpose of establishing the opportunity cost. The exploration presents, in short, a negative economic result, when compared to the assigned revenues against the costs made by the IFFar. Half of the target audience surveyed consider IFFar's accountability to be regular to unsatisfactory, which shows management's difficulty in demonstrating that the use of public resources is conducted efficiently. The work is subdivided into three chapters plus final considerations.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, João Batista Rodrigues2018-12-11T11:30:51Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12395TID:202099695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:44.521437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete |
title |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete |
spellingShingle |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete Lopes, João Batista Rodrigues Resultado Econômico no Ensino Custos e Eficiência Economic Result in Education Costs and Efficiency Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete |
title_full |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete |
title_fullStr |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete |
title_full_unstemmed |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete |
title_sort |
O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete |
author |
Lopes, João Batista Rodrigues |
author_facet |
Lopes, João Batista Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Diogo, Fernando Luís Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, João Batista Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resultado Econômico no Ensino Custos e Eficiência Economic Result in Education Costs and Efficiency Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Resultado Econômico no Ensino Custos e Eficiência Economic Result in Education Costs and Efficiency Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Em razão da obrigatoriedade imposta ao Estado de prestar contas daquilo que arrecada e desembolsa, e devido ao contundente clamor da sociedade em saber onde e como são aplicados os recursos do erário, o controle dos gastos se revela como práxis fundamental para a governo. O cidadão ao contribuir passa a figurar como stakeholder na gestão, um ator que deseja obter como retribuição serviços públicos de qualidade. Dentro desse contexto, emerge a magnitude da administração de custos, tema amplamente explorado no corrente exame, ciência que viabiliza o uso eficiente dos recursos destinados à educação pública. O estudo inclui a formalização da Demonstração do Resultado Econômico, expediente que permite apreciar se os recursos governamentais transferidos ao Campus Alegrete do Instituto Farroupilha estão sendo aplicados de forma eficiente, argumento que se constitui no objetivo principal da pesquisa. A investigação adota como método o estudo de caso no ambiente do IFFar e as técnicas de inquérito por questionário, inquérito por entrevista, análise documental e levantamento bibliográfico. Foi realizada uma coleta de preços junto às instituições privadas de ensino com o fito de balizar o custo de oportunidade. A exploração apresenta, em suma, um resultado econômico negativo, quando confrontadas as receitas atribuídas frente aos custos efetivados pelo IFFar. Metade do público-alvo pesquisado considera a accountability elaborada pelo IFFar de regular à insatisfatória, o que exibe a dificuldade da gestão em demonstrar que o emprego dos recursos públicos é conduzido de forma eficiente. O trabalho está subdividido em três capítulos e mais as considerações finais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11T11:30:51Z 2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12395 TID:202099695 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12395 |
identifier_str_mv |
TID:202099695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552374398451712 |