O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João Batista Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12395
Resumo: Em razão da obrigatoriedade imposta ao Estado de prestar contas daquilo que arrecada e desembolsa, e devido ao contundente clamor da sociedade em saber onde e como são aplicados os recursos do erário, o controle dos gastos se revela como práxis fundamental para a governo. O cidadão ao contribuir passa a figurar como stakeholder na gestão, um ator que deseja obter como retribuição serviços públicos de qualidade. Dentro desse contexto, emerge a magnitude da administração de custos, tema amplamente explorado no corrente exame, ciência que viabiliza o uso eficiente dos recursos destinados à educação pública. O estudo inclui a formalização da Demonstração do Resultado Econômico, expediente que permite apreciar se os recursos governamentais transferidos ao Campus Alegrete do Instituto Farroupilha estão sendo aplicados de forma eficiente, argumento que se constitui no objetivo principal da pesquisa. A investigação adota como método o estudo de caso no ambiente do IFFar e as técnicas de inquérito por questionário, inquérito por entrevista, análise documental e levantamento bibliográfico. Foi realizada uma coleta de preços junto às instituições privadas de ensino com o fito de balizar o custo de oportunidade. A exploração apresenta, em suma, um resultado econômico negativo, quando confrontadas as receitas atribuídas frente aos custos efetivados pelo IFFar. Metade do público-alvo pesquisado considera a accountability elaborada pelo IFFar de regular à insatisfatória, o que exibe a dificuldade da gestão em demonstrar que o emprego dos recursos públicos é conduzido de forma eficiente. O trabalho está subdividido em três capítulos e mais as considerações finais.
id RCAP_70077c32b419a29ce7037eebff42e6de
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus AlegreteResultado Econômico no EnsinoCustos e EficiênciaEconomic Result in EducationCosts and EfficiencyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEm razão da obrigatoriedade imposta ao Estado de prestar contas daquilo que arrecada e desembolsa, e devido ao contundente clamor da sociedade em saber onde e como são aplicados os recursos do erário, o controle dos gastos se revela como práxis fundamental para a governo. O cidadão ao contribuir passa a figurar como stakeholder na gestão, um ator que deseja obter como retribuição serviços públicos de qualidade. Dentro desse contexto, emerge a magnitude da administração de custos, tema amplamente explorado no corrente exame, ciência que viabiliza o uso eficiente dos recursos destinados à educação pública. O estudo inclui a formalização da Demonstração do Resultado Econômico, expediente que permite apreciar se os recursos governamentais transferidos ao Campus Alegrete do Instituto Farroupilha estão sendo aplicados de forma eficiente, argumento que se constitui no objetivo principal da pesquisa. A investigação adota como método o estudo de caso no ambiente do IFFar e as técnicas de inquérito por questionário, inquérito por entrevista, análise documental e levantamento bibliográfico. Foi realizada uma coleta de preços junto às instituições privadas de ensino com o fito de balizar o custo de oportunidade. A exploração apresenta, em suma, um resultado econômico negativo, quando confrontadas as receitas atribuídas frente aos custos efetivados pelo IFFar. Metade do público-alvo pesquisado considera a accountability elaborada pelo IFFar de regular à insatisfatória, o que exibe a dificuldade da gestão em demonstrar que o emprego dos recursos públicos é conduzido de forma eficiente. O trabalho está subdividido em três capítulos e mais as considerações finais.Because of the state's obligation to account for what it collects and disburses, and because of society's scathing clamor to know where and how funds are spent, spending control is a fundamental praxis for the government. Citizens contribute by becoming a stakeholder in management, an actor who wants to obtain quality public services in return. Within this context, the magnitude of cost management emerges, a theme widely explored in the current examination, a science that enables the efficient use of resources for public education. The study includes the formalization of the Economic Income Statement, which allows us to assess whether government funds transferred to the Farroupilha Institute's Alegrete Campus are being applied efficiently, an argument that is the main objective of the research. The research adopts as a method the case study in the IFFar environment and the techniques of questionnaire inquiry, interview inquiry, document analysis and bibliographic survey. Prices were collected from private educational institutions with the purpose of establishing the opportunity cost. The exploration presents, in short, a negative economic result, when compared to the assigned revenues against the costs made by the IFFar. Half of the target audience surveyed consider IFFar's accountability to be regular to unsatisfactory, which shows management's difficulty in demonstrating that the use of public resources is conducted efficiently. The work is subdivided into three chapters plus final considerations.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoDiogo, Fernando Luís TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, João Batista Rodrigues2018-12-11T11:30:51Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12395TID:202099695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:23ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
title O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
spellingShingle O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
Lopes, João Batista Rodrigues
Resultado Econômico no Ensino
Custos e Eficiência
Economic Result in Education
Costs and Efficiency
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
title_full O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
title_fullStr O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
title_full_unstemmed O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
title_sort O Resultado Econômico do Exercício como Indicador de Gestão no Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
author Lopes, João Batista Rodrigues
author_facet Lopes, João Batista Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diogo, Fernando Luís Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João Batista Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Resultado Econômico no Ensino
Custos e Eficiência
Economic Result in Education
Costs and Efficiency
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Resultado Econômico no Ensino
Custos e Eficiência
Economic Result in Education
Costs and Efficiency
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Em razão da obrigatoriedade imposta ao Estado de prestar contas daquilo que arrecada e desembolsa, e devido ao contundente clamor da sociedade em saber onde e como são aplicados os recursos do erário, o controle dos gastos se revela como práxis fundamental para a governo. O cidadão ao contribuir passa a figurar como stakeholder na gestão, um ator que deseja obter como retribuição serviços públicos de qualidade. Dentro desse contexto, emerge a magnitude da administração de custos, tema amplamente explorado no corrente exame, ciência que viabiliza o uso eficiente dos recursos destinados à educação pública. O estudo inclui a formalização da Demonstração do Resultado Econômico, expediente que permite apreciar se os recursos governamentais transferidos ao Campus Alegrete do Instituto Farroupilha estão sendo aplicados de forma eficiente, argumento que se constitui no objetivo principal da pesquisa. A investigação adota como método o estudo de caso no ambiente do IFFar e as técnicas de inquérito por questionário, inquérito por entrevista, análise documental e levantamento bibliográfico. Foi realizada uma coleta de preços junto às instituições privadas de ensino com o fito de balizar o custo de oportunidade. A exploração apresenta, em suma, um resultado econômico negativo, quando confrontadas as receitas atribuídas frente aos custos efetivados pelo IFFar. Metade do público-alvo pesquisado considera a accountability elaborada pelo IFFar de regular à insatisfatória, o que exibe a dificuldade da gestão em demonstrar que o emprego dos recursos públicos é conduzido de forma eficiente. O trabalho está subdividido em três capítulos e mais as considerações finais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11T11:30:51Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12395
TID:202099695
url http://hdl.handle.net/10400.22/12395
identifier_str_mv TID:202099695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302334324342784