Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sara Filipa da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10541
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
id RCAP_700ba9cbd0bc00ca7da0dacb2a52b309
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolarAnsiedadeDesenvolvimento sócio-cognitivoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013Enquadramento: Na literatura acerca das perturbações de ansiedade na infância, tem sido reconhecida a importância da adoção de uma perspetiva desenvolvimentista no estudo da ansiedade, apesar de serem poucos os estudos empíricos que analisam a relação entre a ansiedade e o desenvolvimento sócio-cognitivo. A presente investigação tem o objetivo geral de estudar a relação entre o desenvolvimento sócio-cognitivo e a ansiedade numa amostra de crianças em idade escolar com elevados níveis de ansiedade. Metodologia: Neste estudo participaram 211 crianças com níveis elevados de ansiedade, entre os 8 e os 12 anos de idade. Os níveis de ansiedade foram avaliados através do Questionário de Avaliação de Perturbações Emocionais Relacionadas com a Ansiedade em Crianças, revisto, respondido pela criança e pelos pais (n=1004). Foram selecionadas as crianças com níveis elevados de ansiedade (n=219), tendo estas participado numa entrevista para a avaliação do desenvolvimento sócio-cognitivo (Teste da Teoria da Mente, revisto e Prova Sócio-Cognitiva para Avaliação do Pensamento Alternativo e Consequencial). Resultados: Observam-se apenas associações negativas estatisticamente significativas entre duas dimensões da ansiedade (ansiedade de separação e fobia específica) e a idade, por um lado, e entre a escala total de ansiedade e a ansiedade de separação e o desenvolvimento sócio-cognitivo, por outro lado. As restantes dimensões de ansiedade não apresentam associações estatisticamente significativas com a idade e o desenvolvimento sócio-cognitivo. Os participantes tiveram um bom desempenho nas tarefas referentes ao reconhecimento de emoções, ao pensamento alternativo e consequencial, e aos precursores e primeiras manifestações da teoria da mente. Conclusões: A idade e o desenvolvimento sócio-cognitivo estão associados à ansiedade de separação. Os resultados fornecem uma orientação para investigações futuras e um contributo para o aperfeiçoamento dos instrumentos utilizados.Background: The importance of a developmental perspective in the study of anxiety has been recognized. However, few studies analyze the relation between anxiety and social-cognitive development. This investigation intends to study the relation between cognitive development and anxiety, in school-age children with high levels of anxiety. Method: 211 children with high levels of anxiety and ages between 8 and 12 years old participated in this study. Initially, the anxiety levels were evaluated by the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders – Revised, answered by both the children and one of their parents (n=1004). From said evaluation we selected the children with high levels of anxiety (n=219), whom participated in interviews to evaluate their social-cognitive development (the Portuguese version of the Theory of Mind Test, revised, and the Social-Cognitive Test for the Evaluation of Alternative and Consequential Thinking). Results: There were only negative and significant associations between two dimensions of anxiety (separation anxiety and specific phobia) and age, on one hand, and between the global scale of anxiety and separation anxiety with social-cognitive development, on the other hand. The remaining dimensions of anxiety are not significantly associated with age and social-cognitive development. The participants performed well in tasks related to the recognition of emotion, to the alternative and consequential thinking and to the requirements and first manifestations of the theory of mind. Conclusions: Both age and social-cognitive development are significantly associated to separation anxiety. The results are an important contribute to the improvement of the instruments used in this study, as well as an orientation to future investigation in this area.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaMachado, Sara Filipa da Costa2014-02-14T11:26:06Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10541TID:201028735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:32.423816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar
title Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar
spellingShingle Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar
Machado, Sara Filipa da Costa
Ansiedade
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Teses de mestrado - 2013
title_short Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar
title_full Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar
title_fullStr Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar
title_full_unstemmed Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar
title_sort Desenvolvimento sócio-cognitivo e ansiedade : um estudo exploratório com crianças ansiosas em idade escolar
author Machado, Sara Filipa da Costa
author_facet Machado, Sara Filipa da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sara Filipa da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Teses de mestrado - 2013
topic Ansiedade
Desenvolvimento sócio-cognitivo
Teses de mestrado - 2013
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-14T11:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10541
TID:201028735
url http://hdl.handle.net/10451/10541
identifier_str_mv TID:201028735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134240766427136