Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/13022 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
id |
RCAP_70148844b4745f2a8246a9746f973335 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/13022 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioEstágio pedagógicoAprendizagem mestriaÁlgebraEnsino da matemáticaDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no SecundárioEste trabalho encontra-se dividido em duas partes: a primeira relata o trabalho realizado no âmbito da prática pedagógica, enquanto a segunda parte aborda um pequeno estudo de investigação na área da educação. Nos dois primeiros capítulos é descrito o meu percurso na Escola Secundária Jorge Peixinho no Montijo enquanto aluna estagiária no que concerne às atividades em que participei. É feita uma pequena referência à escola, são referidas as aulas que lecionei, o trabalho que desenvolvi na Direção de Turma assim como os projetos em que colaborei. Na segunda parte do trabalho é desenvolvido o trabalho de investigação. Nesta parte é apresentada uma base teórica do conceito de Aprendizagem Mestria e de aprendizagem da Álgebra, a metodologia adotada no estudo, a análise dos dados recolhidos e também as conclusões retiradas. Para responder às questões que foram colocadas inicialmente, optou-se por escolher um grupo de alunos da turma de sétimo ano da Professora Orientadora, que durante o segundo período trabalharam em tarefas diversificadas no âmbito do subdomínio das Equações Algébricas de forma a potenciar uma aprendizagem efetiva. Na análise dados, a metodologia aplicada foi de carácter qualitativo uma vez que se analisou detalhadamente as estratégias de resolução adotadas pelos alunos. Para tal, foram analisadas pormenorizadamente as resoluções de duas alunas com níveis de desempenho e motivações distintos. Apesar de ser adotada uma metodologia diversificada no estudo das Equações Algébricas, verificou-se que nem todos os alunos atingiram um nível de mestria.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioBrito, Maria TeresaRUNPinto, Cátia Sofia Ferreira2014-07-31T10:13:19Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:40Zoai:run.unl.pt:10362/13022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:01.575043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Pinto, Cátia Sofia Ferreira Estágio pedagógico Aprendizagem mestria Álgebra Ensino da matemática |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Pinto, Cátia Sofia Ferreira |
author_facet |
Pinto, Cátia Sofia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, António Brito, Maria Teresa RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Cátia Sofia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Aprendizagem mestria Álgebra Ensino da matemática |
topic |
Estágio pedagógico Aprendizagem mestria Álgebra Ensino da matemática |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31T10:13:19Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/13022 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/13022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137851066023936 |