Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cátia Sofia Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/13022
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
id RCAP_70148844b4745f2a8246a9746f973335
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/13022
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioEstágio pedagógicoAprendizagem mestriaÁlgebraEnsino da matemáticaDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no SecundárioEste trabalho encontra-se dividido em duas partes: a primeira relata o trabalho realizado no âmbito da prática pedagógica, enquanto a segunda parte aborda um pequeno estudo de investigação na área da educação. Nos dois primeiros capítulos é descrito o meu percurso na Escola Secundária Jorge Peixinho no Montijo enquanto aluna estagiária no que concerne às atividades em que participei. É feita uma pequena referência à escola, são referidas as aulas que lecionei, o trabalho que desenvolvi na Direção de Turma assim como os projetos em que colaborei. Na segunda parte do trabalho é desenvolvido o trabalho de investigação. Nesta parte é apresentada uma base teórica do conceito de Aprendizagem Mestria e de aprendizagem da Álgebra, a metodologia adotada no estudo, a análise dos dados recolhidos e também as conclusões retiradas. Para responder às questões que foram colocadas inicialmente, optou-se por escolher um grupo de alunos da turma de sétimo ano da Professora Orientadora, que durante o segundo período trabalharam em tarefas diversificadas no âmbito do subdomínio das Equações Algébricas de forma a potenciar uma aprendizagem efetiva. Na análise dados, a metodologia aplicada foi de carácter qualitativo uma vez que se analisou detalhadamente as estratégias de resolução adotadas pelos alunos. Para tal, foram analisadas pormenorizadamente as resoluções de duas alunas com níveis de desempenho e motivações distintos. Apesar de ser adotada uma metodologia diversificada no estudo das Equações Algébricas, verificou-se que nem todos os alunos atingiram um nível de mestria.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioBrito, Maria TeresaRUNPinto, Cátia Sofia Ferreira2014-07-31T10:13:19Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:40Zoai:run.unl.pt:10362/13022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:01.575043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Pinto, Cátia Sofia Ferreira
Estágio pedagógico
Aprendizagem mestria
Álgebra
Ensino da matemática
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Pinto, Cátia Sofia Ferreira
author_facet Pinto, Cátia Sofia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, António
Brito, Maria Teresa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Cátia Sofia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Aprendizagem mestria
Álgebra
Ensino da matemática
topic Estágio pedagógico
Aprendizagem mestria
Álgebra
Ensino da matemática
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-31T10:13:19Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/13022
url http://hdl.handle.net/10362/13022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137851066023936