Ser mulher e ser brasileira: o impacto dos estereótipos na integração de estudantes brasileiras no ensino superior em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Hannah Schiff
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15120
Resumo: A presente investigação visa compreender o impacto dos estereótipos na integração de estudantes brasileiras no ensino superior em Portugal, com principal enfoque nas universidades do distrito do Porto. O objetivo principal do estudo é entender as experiências de algumas alunas brasileiras em Portugal através da partilha de vivências pessoais das mesmas, mais especificamente, em torno do seu processo de integração, socialização e bem-estar no seio universitário, à luz da possível existência de estereótipos em torno das mulheres brasileiras. Para alcançar o propósito estabelecido, recorreu-se à realização de entrevistas semiestruturadas com alunas e ex-alunas universitárias brasileiras, que frequentam/frequentaram uma Universidade do distrito do Porto. As universidades do Porto abrangidas no estudo foram: a Faculdade de Educação Física (FADEUP), a Universidade Portucalense (UPT), o Instituto Superior de Contabilidade de Administração (ISCAP), a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), a Faculdade de Ciências (FCUP), o Instituto Superior de Engenharia (ISEP), a Faculdade de Direito (FDUP), a Faculdade de Letras (FLUP) e a Faculdade de Medicina (FMUP), e, excecionalmente, a Universidade do Minho (UMinho), visto dividir-se em dois polos e situar-se em Braga e Guimarães. As entrevistas permitiram concluir que algumas estudantes sofrem consequências dos estereótipos no âmbito académico, especialmente em termos sociais, na relação com colegas e professores/as e nas avaliações académicas. Adicionalmente, concluiu-se que o impacto do imaginário sexual alcança, também, outras esferas da sociedade. No final, serão delineadas recomendações para instituições de ensino portuguesas com o intuito de promover a inclusão e a integração digna dos/as alunos/as internacionais.
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spelling Ser mulher e ser brasileira: o impacto dos estereótipos na integração de estudantes brasileiras no ensino superior em PortugalBeing a woman and being Brazilian: the impact of the stereotypes in the integration of Brazilian students in higher education in PortugalEstereótipoSexualizaçãoMigraçõesRepresentações sociaisMulheres brasileiras imigrantesStereotypesSexualizationMigrationSocial imageryBrazilian immigrantsBrazilian womenODS::04:Educação de QualidadeA presente investigação visa compreender o impacto dos estereótipos na integração de estudantes brasileiras no ensino superior em Portugal, com principal enfoque nas universidades do distrito do Porto. O objetivo principal do estudo é entender as experiências de algumas alunas brasileiras em Portugal através da partilha de vivências pessoais das mesmas, mais especificamente, em torno do seu processo de integração, socialização e bem-estar no seio universitário, à luz da possível existência de estereótipos em torno das mulheres brasileiras. Para alcançar o propósito estabelecido, recorreu-se à realização de entrevistas semiestruturadas com alunas e ex-alunas universitárias brasileiras, que frequentam/frequentaram uma Universidade do distrito do Porto. As universidades do Porto abrangidas no estudo foram: a Faculdade de Educação Física (FADEUP), a Universidade Portucalense (UPT), o Instituto Superior de Contabilidade de Administração (ISCAP), a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), a Faculdade de Ciências (FCUP), o Instituto Superior de Engenharia (ISEP), a Faculdade de Direito (FDUP), a Faculdade de Letras (FLUP) e a Faculdade de Medicina (FMUP), e, excecionalmente, a Universidade do Minho (UMinho), visto dividir-se em dois polos e situar-se em Braga e Guimarães. As entrevistas permitiram concluir que algumas estudantes sofrem consequências dos estereótipos no âmbito académico, especialmente em termos sociais, na relação com colegas e professores/as e nas avaliações académicas. Adicionalmente, concluiu-se que o impacto do imaginário sexual alcança, também, outras esferas da sociedade. No final, serão delineadas recomendações para instituições de ensino portuguesas com o intuito de promover a inclusão e a integração digna dos/as alunos/as internacionais.The current investigation aims to understand the impact of the existing stereotypes in the integration of Brazilian students in Higher Education in Portugal, mainly focused on the universities of Oporto. Based on the existence of a set of sexualized stereotypes around Brazilian women, the main purpose of the investigation is to deeply comprehend the experience of Brazilian students in Portugal, throughout their personal perspective concerning the process of integration, adaptation, social aspects and well-being in the academic field. In order to achieve the stablished goal, a set of semi-structured interviews were held with Brazilian students and former students, from Porto universities. In this sense, the universities from Porto incorporated in the studies are: Faculdade de Educação Física (FADEUP), Universidade Portucalense (UPT), Instituto Superior de Contabilidade de Administração (ISCAP), Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Faculdade de Ciências (FCUP), Instituto Superior de Engenharia (ISEP), Faculdade de Direito (FDUP), Faculdade de Letras (FLUP) e a Faculdade de Medicina (FMUP), e, excecionalmente, a Universidade do Minho (Uminho), since the last mentioned divides itself into two campuses, being their location Braga and Guimarães. The interviews allowed to conclude that the students suffer the impact of the stereotypes in the university field, namely, socially, in their relationship with colleagues and teachers and in the academic evaluations. Furthermore, it is possible to conclude that the impact of the sexual social imagery reaches other areas of society. Furthermore, it will be defined a set of recommendations for Portuguese High Education Institutions, to promote inclusion and integration of international students.Joaquim, TeresaCosta, Ana PaulaRepositório AbertoBraz, Hannah Schiff2023-10-30T14:44:42Z2023-09-192023-10-302023-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15120TID:203396260porBraz, Hannah Schiff - Ser mulher e ser brasileira [Em linha]: o impacto dos estereótipos na integração de estudantes brasileiras no ensino superior em Portugal. 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