Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15831 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho consiste na análise semântico-pragmática e discursiva dos atos de elogio e de crítica proferidos pelos professores no decorrer das interações verbais em contexto pedagógico. São analisadas as estratégias linguístico-discursivas presentes nos atos de fala em questão, num corpus recolhido em quatro turmas de diferentes anos de escolaridade do ensino básico, assim como os respetivos efeitos perlocutórios. Os fundamentos teóricos da presente dissertação provêm nomeadamente da teoria dos atos de fala de Austin (1962) e de Searle (1969, 1979); da teoria de Goffman (1982), de Brown e Levinson (1987) e de Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 e 2010) sobre a cortesia verbal e a noção de face; do modelo de proxémica verbal proposto por Carreira (1997, 2014, 2015 e 2017) e dos mecanismos de atenuação e de intensificação verbal propostos por Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) e Kerbrat-Orecchioni (1992). O corpus recolhido apresenta atos de elogio que configuram apreciações avaliativas com recurso à intensificação linguística e atos de crítica com vários graus de atenuação. Constatámos que os docentes tendencialmente intensificam os atos de elogio e atenuam os atos de crítica, de modo a garantirem o equilíbrio das interações. A análise dos questionários permitiu-nos ainda concluir que os alunos se sentem mais confiantes e motivados quando são elogiados e com vontade de melhorar o seu desempenho quando são criticados. |
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Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básicoDiscurso pedagógicoAnálise do discursoElogiosCríticaAtenuaçãoIntensificaçãoClassroom discourseDiscourse analysisComplimentsCriticismsAttenuationIntensificationODS::04:Educação de QualidadeO objeto de estudo deste trabalho consiste na análise semântico-pragmática e discursiva dos atos de elogio e de crítica proferidos pelos professores no decorrer das interações verbais em contexto pedagógico. São analisadas as estratégias linguístico-discursivas presentes nos atos de fala em questão, num corpus recolhido em quatro turmas de diferentes anos de escolaridade do ensino básico, assim como os respetivos efeitos perlocutórios. Os fundamentos teóricos da presente dissertação provêm nomeadamente da teoria dos atos de fala de Austin (1962) e de Searle (1969, 1979); da teoria de Goffman (1982), de Brown e Levinson (1987) e de Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 e 2010) sobre a cortesia verbal e a noção de face; do modelo de proxémica verbal proposto por Carreira (1997, 2014, 2015 e 2017) e dos mecanismos de atenuação e de intensificação verbal propostos por Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) e Kerbrat-Orecchioni (1992). O corpus recolhido apresenta atos de elogio que configuram apreciações avaliativas com recurso à intensificação linguística e atos de crítica com vários graus de atenuação. Constatámos que os docentes tendencialmente intensificam os atos de elogio e atenuam os atos de crítica, de modo a garantirem o equilíbrio das interações. A análise dos questionários permitiu-nos ainda concluir que os alunos se sentem mais confiantes e motivados quando são elogiados e com vontade de melhorar o seu desempenho quando são criticados.This study consists of a semantic-pragmatic and discursive analysis of the acts of compliment and criticism uttered by teachers during verbal interactions in a pedagogical context. The linguistic and discursive strategies present in the speech acts in question are analysed in a corpus collected from four different grades, ranging from elementary to middle school, as well as the respective perlocutionary effects. The theoretical foundations of this dissertation come in particular from Austin's (1962) and Searle's theory of speech acts (1969, 1979); Goffman's (1982) concept of face; Brown and Levinson (1987) and Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 and 2010) theory of verbal politeness; the model of verbal proxemics proposed by Carreira (1997, 2014, 2015 and 2017) and the mechanisms of verbal attenuation and intensification proposed by Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) and Kerbrat-Orecchioni (1992). The corpus includes acts of compliments that constitute evaluative judgements using linguistic intensification and acts of criticism with several degrees of attenuation. We found that teachers tend to intensify acts of compliment and to attenuate acts of criticism in order to keep interactions balanced. The analysis of the questionnaires allowed us to conclude that students feel more confident and inspired when they are complimented and more motivated to improve their performance when they are criticised.Braz, AnaRepositório AbertoSilva, Maria de Fátima dos Santos2024-02-272024-03-072027-02-27T00:00:00Z2024-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15831TID:203550919porSilva, Maria de Fátima dos Santos - Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básico [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2024. 130 p.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-17T01:49:12Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:17.973782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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