Do objectivo para o subjectivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/68213 |
Resumo: | A passagem da comunicação e da informação unilateral (mass-media) para a comunicação horizontal (self-media) tem sido responsável pela introdução do subjectivo nos conteúdos e nas formas da vida pósmoderna. Valores como o hedonismo, o tribalismo, o nomadismo, o fragmentário, a fusão, entre outros, conseguem, por meio das tecnologias actuais, maior expressão e maior grau de recombinação das formas e dos conteúdos humanos. Todas essas dinâmicas permitem uma expressão social mais heterogénea e plural do que na era moderna. Assistimos actualmente a um crescimento exponencial da cultura subjectiva, pois se na modernidade existiu uma ruptura acelerada pela mudança de um ideal pedagógico para outro, em que a objectivação e a razão comandaram o caminho social, na pós-modernidade parece assistir-se, por meio das fusões entre antropológico e tecnológico, a uma inversão do peso da cultura objectiva em detrimento da experiência cultural subjectiva. |
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Do objectivo para o subjectivoFrom objective to subjective cultureSubjectivoTecnologiaCiberculturaCiberespaçoSubjectiveTecnologieCybercultureCyberspaceCiências Sociais::SociologiaA passagem da comunicação e da informação unilateral (mass-media) para a comunicação horizontal (self-media) tem sido responsável pela introdução do subjectivo nos conteúdos e nas formas da vida pósmoderna. Valores como o hedonismo, o tribalismo, o nomadismo, o fragmentário, a fusão, entre outros, conseguem, por meio das tecnologias actuais, maior expressão e maior grau de recombinação das formas e dos conteúdos humanos. Todas essas dinâmicas permitem uma expressão social mais heterogénea e plural do que na era moderna. Assistimos actualmente a um crescimento exponencial da cultura subjectiva, pois se na modernidade existiu uma ruptura acelerada pela mudança de um ideal pedagógico para outro, em que a objectivação e a razão comandaram o caminho social, na pós-modernidade parece assistir-se, por meio das fusões entre antropológico e tecnológico, a uma inversão do peso da cultura objectiva em detrimento da experiência cultural subjectiva.The transition from the unilateral mass-media comunication and information to the horizontal self-media has been responsable for the introduction of subjective in the contents of the post-modern ways of life. Values like hedonism, tribalism, nomadism, fragmentary, fusion, and others, comes in trought the brand new tecnologie a large expression and recombination of human forms and contents. This social dinamic shows something more heterogeny and plural than the past modernity. Actually, we assist to the increase of the subjective culture and the softening of the objective culture, in the most of the cases because the fusion between tecnological and antropological post-moderns forms and contents, the reversal of objective culture throught subjective culture.Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)Universidade do MinhoCosta, Pedro Rodrigues2010-082010-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68213porCosta, P. R. (2010). Do objetivo para o subjetivo. Revista de Estudos da Comunicação, 11(26), 199-210.1518-977510.7213/rec.v11i26.22343https://periodicos.pucpr.br/index.php/estudosdecomunicacao/article/view/22343info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:32.737978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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