Post-digital printing : exploring the relation between print and digital publishing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/51765 |
Resumo: | Hoje em dia, é um facto que os dispositivos digitais e, mais precisamente, as publicações digitais fazem parte do nosso dia-a-dia. No entanto, a publicação em papel é ainda amplamente utilizada, especialmente no mundo académico. Este Trabalho de Projeto tem por objetivo analisar as práticas de publicação na era pós-digital, nomeadamente, abordar o desenvolvimento e a relação de coabitação entre a publicação digital, em dispositivos electrónicos, e o livro impresso.[...] A componente prática foi desenvolvida tendo em conta a importância de ambos os meios de comunicação na transmissão de informação. Na verdade, tanto o livro como a web são os meios de comunicação mais utilizados para divulgar e obter informação de carácter técnico. O objetivo da componente prática é demonstrar que uma publicação em papel não exclui o mundo digital e que uma publicação digital pode ter vantagens e extensões no mundo material. O projeto prático resulta em dois artefactos: uma agenda e um site para alunos interessados em tipografia e publicação. Um dos objetivos passa por contestar a noção de que um livro impresso é considerado um objecto que perdura, enquanto um site pode ser mais efémero por estar sujeito a constantes alterações. No projeto inverteu-se esta lógica: a agenda é um produto de curta duração, que pode ser usado por um curto período de tempo, enquanto o site é desenhado de forma a tornar-se um backup das informações contidas na agenda. Os dois artefactos estão ligados por meio de um código QR visível na agenda. Além disso, no site existem alguns ficheiros descartáveis e imprimíveis que convocam um retorno ao mundo material. Tanto a agenda como o site aproveitam as características clássicas dos seus meios para promover a memorização e o estudo das informações reportadas. A utilização da agenda pode aumentar a memorização de informações, porque os seus conteúdos são visualizados repetidamente ao longo do ano letivo. O site, por seu turno, promove a interatividade com o objetivo de envolver ativamente o utilizador e, consequentemente, aumentar o seu interesse e a sua capacidade de memorização. Durante a produção dos dois artefactos houve um entrelaçamento entre o mundo digital e o analógico. A agenda foi impressa e encadernada graças a um serviço de print-on-demand. Além disso, a agenda foi inicialmente projetada no mundo digital, através dos vários programas de design da Adobe. O site, por outro lado, exibe informações derivadas principalmente de livros impressos e apresenta elementos gráficos que foram criados com dry transfer letters. Essas composições foram inicialmente desenhadas em papel e depois digitalizadas e transformadas em ficheiros digitais. Assim, os dois projetos, embora apareçam como um livro clássico e um site convencional, durante a sua própria produção envolveram os mundos digital e analógico. O resultado do projeto prático demonstra que o entrelaçamento do mundo analógico e do digital é um fenómeno atual. O livro, mantendo a sua forma clássica, adaptou-se às novas tecnologias, desenvolvendo novos métodos de produção e de distribuição. No futuro, a hibridização entre os dois meios de comunicação provavelmente produzirá projetos interessantes, em que a distinção entre os meios será mais difícil de captar. Assim, o leitor poderá usufruir de um suporte que combina a usabilidade do livro com a interatividade interconectada da web. |
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