A representação de personagens negras em livros infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ângela Cristina Semedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27722
Resumo: Neste estudo analisaram-se as representações de personagens racializadas e não-racializadas em livros infantis sobre a temática da diversidade étnico-racial, publicados em Portugal. Adotou-se um olhar crítico sobre o conceito de diversidade, e sobre as correntes multiculturalistas que entendem a questão a partir de um viés celebrativo e relativista que contribui para a manutenção das relações de poder. O objetivo foi compreender as representações destas personagens em várias dimensões (físicas, psicológicas e Comportamentais), para perceber de que forma é tratada a questão da diversidade étnico-racial. Utilizou-se a análise de conteúdo para analisar 8 livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e presentes no catálogo da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais. Estes livros destinam-se a leituras iniciais e a crianças entre os 6 e os 11 anos. Os resultados apontam que os livros infantis reproduzem o discurso celebrativo e relativista sobre a diversidade. E que, são as personagens negras as que apresentam maior proximidade com os mundos da imaginação e da criatividade , as personagens brancas são as que mais se questionam sobre a sua identidade e sobre o seu lugar de pertença. O estudo evidenciou a Importância de o mercado editorial tornar-se mais representativo ao nível da produção de personagens racializadas, e ao nível da autoria.
id RCAP_705238dad36e2daa0a210f707d143e79
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação de personagens negras em livros infantisLiteratura infantilDiversidade -- DiversityRepresentatividadeEducação -- EducationChildren's literatureRepresentationNeste estudo analisaram-se as representações de personagens racializadas e não-racializadas em livros infantis sobre a temática da diversidade étnico-racial, publicados em Portugal. Adotou-se um olhar crítico sobre o conceito de diversidade, e sobre as correntes multiculturalistas que entendem a questão a partir de um viés celebrativo e relativista que contribui para a manutenção das relações de poder. O objetivo foi compreender as representações destas personagens em várias dimensões (físicas, psicológicas e Comportamentais), para perceber de que forma é tratada a questão da diversidade étnico-racial. Utilizou-se a análise de conteúdo para analisar 8 livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e presentes no catálogo da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais. Estes livros destinam-se a leituras iniciais e a crianças entre os 6 e os 11 anos. Os resultados apontam que os livros infantis reproduzem o discurso celebrativo e relativista sobre a diversidade. E que, são as personagens negras as que apresentam maior proximidade com os mundos da imaginação e da criatividade , as personagens brancas são as que mais se questionam sobre a sua identidade e sobre o seu lugar de pertença. O estudo evidenciou a Importância de o mercado editorial tornar-se mais representativo ao nível da produção de personagens racializadas, e ao nível da autoria.This study analyzed the representations of racialized and non-racialized characters in children's books on the theme of ethnic-racial diversity, published in Portugal. A critical look was taken at the concept of diversity, and at the multiculturalist schools that understand the issue from a celebrative and relativistic perspective that contributes to the maintenance of power relations. The goal was to understand the representations of these characters in various dimensions (physical, psychological, and behavioral), to understand how the issue of ethnic-racial diversity is dealt with. Content analysis was used to analyze 8 books recommended by the National Reading Plan and present in the catalog of the Cascais Municipal Library Network. These books are intended for early reading and for children between 6 and 11 years old. The results indicate that children's books reproduce the celebrative and relativist discourse about diversity. And that, it is the black characters who present the greatest proximity to the worlds of imagination and creativity. The white characters are the ones who question the most about their identity and their place of belonging. The study highlighted the importance of the publishing market becoming more representative in terms of the production of racialized characters, and in terms of authorship.2023-02-06T10:04:49Z2023-01-16T00:00:00Z2023-01-162022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27722TID:203188918porRodrigues, Ângela Cristina Semedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:25Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:13.444609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação de personagens negras em livros infantis
title A representação de personagens negras em livros infantis
spellingShingle A representação de personagens negras em livros infantis
Rodrigues, Ângela Cristina Semedo
Literatura infantil
Diversidade -- Diversity
Representatividade
Educação -- Education
Children's literature
Representation
title_short A representação de personagens negras em livros infantis
title_full A representação de personagens negras em livros infantis
title_fullStr A representação de personagens negras em livros infantis
title_full_unstemmed A representação de personagens negras em livros infantis
title_sort A representação de personagens negras em livros infantis
author Rodrigues, Ângela Cristina Semedo
author_facet Rodrigues, Ângela Cristina Semedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ângela Cristina Semedo
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Diversidade -- Diversity
Representatividade
Educação -- Education
Children's literature
Representation
topic Literatura infantil
Diversidade -- Diversity
Representatividade
Educação -- Education
Children's literature
Representation
description Neste estudo analisaram-se as representações de personagens racializadas e não-racializadas em livros infantis sobre a temática da diversidade étnico-racial, publicados em Portugal. Adotou-se um olhar crítico sobre o conceito de diversidade, e sobre as correntes multiculturalistas que entendem a questão a partir de um viés celebrativo e relativista que contribui para a manutenção das relações de poder. O objetivo foi compreender as representações destas personagens em várias dimensões (físicas, psicológicas e Comportamentais), para perceber de que forma é tratada a questão da diversidade étnico-racial. Utilizou-se a análise de conteúdo para analisar 8 livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e presentes no catálogo da Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais. Estes livros destinam-se a leituras iniciais e a crianças entre os 6 e os 11 anos. Os resultados apontam que os livros infantis reproduzem o discurso celebrativo e relativista sobre a diversidade. E que, são as personagens negras as que apresentam maior proximidade com os mundos da imaginação e da criatividade , as personagens brancas são as que mais se questionam sobre a sua identidade e sobre o seu lugar de pertença. O estudo evidenciou a Importância de o mercado editorial tornar-se mais representativo ao nível da produção de personagens racializadas, e ao nível da autoria.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11
2023-02-06T10:04:49Z
2023-01-16T00:00:00Z
2023-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27722
TID:203188918
url http://hdl.handle.net/10071/27722
identifier_str_mv TID:203188918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134677004451840