Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angola
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50016 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade recuperar, valorizar, explorar e analisar as experiências geométricas praticadas pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola evidenciadas no processo de construção de cestos de dimensões diversas. Nele mostramos a matemática ‘escondida’ no mesmo processo. Identificamos vários conceitos geométricos deixando antever a sua possibilidade de utilização em sala de aula. Neste artigo apresentam-se os resultados da pesquisa desenvolvida no local recorrendo à observação participante e a entrevistas, apoiadas pelo registo fotográfico e notas de campo. As mulheres deste grupo étnico continuam a construir e a utilizar cestos os quais envolvem muitos conceitos de geometria interessantes no contexto de sala de aula. Referimo-nos, por exemplo, à noção de volume, a formas geométricas cónicas (truncadas) e cilíndricas, espirais, proporções, figuras geométricas, padrões, transformações do plano e frisos. As práticas matemáticas notáveis nos cestos caracterizam-se de vários conhecimentos etnomatemáticos pouco divulgados que constituem um desafio para os próximos estudos. |
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Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de AngolaEtnomatemáticaPráticas matemáticas dos Nyaneka-nkhumbiCestos tradicionaisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem como finalidade recuperar, valorizar, explorar e analisar as experiências geométricas praticadas pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi do sudoeste de Angola evidenciadas no processo de construção de cestos de dimensões diversas. Nele mostramos a matemática ‘escondida’ no mesmo processo. Identificamos vários conceitos geométricos deixando antever a sua possibilidade de utilização em sala de aula. Neste artigo apresentam-se os resultados da pesquisa desenvolvida no local recorrendo à observação participante e a entrevistas, apoiadas pelo registo fotográfico e notas de campo. As mulheres deste grupo étnico continuam a construir e a utilizar cestos os quais envolvem muitos conceitos de geometria interessantes no contexto de sala de aula. Referimo-nos, por exemplo, à noção de volume, a formas geométricas cónicas (truncadas) e cilíndricas, espirais, proporções, figuras geométricas, padrões, transformações do plano e frisos. As práticas matemáticas notáveis nos cestos caracterizam-se de vários conhecimentos etnomatemáticos pouco divulgados que constituem um desafio para os próximos estudos.This paper aims to recover, develop, explore and expand the geometric practices of women of the ethnic group Nyaneka-nkhumbi from southwestern Angola as evidenced in the construction of baskets of different dimensions. We show the mathematics ‘hidden’ in the process by identifying several of these mathematics concepts and reflecting on their use in the classroom. We present the results of the research developed in connection with the ethnic group using participant observation and interviews, supported by photographic records and written notes. Women of this ethnic group continue to build and use baskets which involve many interesting geometry concepts for use in classroom context. We refer, for example, to the notion of volume, conic (truncated) and cylindrical forms, spirals, proportions, geometric figures, patterns, plane transformations and friezes. e remarkable mathematical practices in the baskets are characterized by much unknown ethnomathematical knowledge that constitutes a challenge for future studies.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoDias, DomingosCosta, CecíliaPalhares, Pedro2017-03-152017-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50016porDias, Domingos; Costa, Cecília ; Palhares, Pedro (2017), Sobre os cestos tradicionais manufaturados pelas mulheres Nyaneka-nkhumbi de Angola, Revista Latinoamericana de Etnomatemática, vol. 10, núm. 1,2011-5474http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/358info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:40.562316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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