A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueiro, Ângela Cristina Bento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29192
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham atualmente um papel fundamental em qualquer área da sociedade e especificamente em qualquer uma das que compõem o setor turístico. A universalidade das TIC no setor do turismo em termos da oferta, por exemplo na gestão e marketing, e da procura, desde a informação pré-viagem, reserva, compra e partilha da experiência turística pós-viagem, possibilitou a criação de experiências novas e inovadoras para os turistas. Também as novas fontes de informação online, como a social media e o conteúdo gerado pelo utilizador, têm uma influência cada vez maior na perceção e na expectativa dos turistas sobre os destinos, bem como na constituição da sua reputação e imagem. Com a crescente popularidade e utilização de plataformas, websites e aplicações relacionadas com o turismo, os online reviews constituem-se como uma inestimável fonte de dados, essenciais para as empresas privadas do setor do turismo, mas também para as organizações de gestão de marketing de destinos turístico. Dada a importância da satisfação dos consumidores turísticos relativamente aos serviços de alojamento e restauração numa visita a um destino turístico, propõe-se a realização de uma análise dos online reviews, através dos conteúdos gerados pelos utilizadores efetuados na plataforma Tripadvisor, de modo a analisar qual o grau de satisfação dos consumidores turísticos estrangeiros relativamente aos atores de alojamento e restauração no destino turístico Vila Nova de Foz Côa. Esta investigação tem como objetivo principal estudar as dimensões associadas à satisfação, identificando para tal os motivos de satisfação e insatisfação e sugerindo medidas que levem ao aumento da satisfação. Para o efeito foi realizada uma abordagem qualitativa, tendo em consideração 343 online reviews de 15 restaurantes e oito alojamentos turísticos existentes em Vila Nova de Foz Côa, publicados na plataforma e website Tripadvisor, em inglês, que permitiu elaborar uma análise conceptual utilizando o software Leximancer. Através da análise de texto foram identificados os temas principais e conceitos, o que possibilitou dar resposta à questão de investigação formulada, identificando para tal as dimensões associadas à satisfação dos atores de alojamento e restauração deste destino turístico. Os resultados obtidos confirmam a satisfação geral dos consumidores turísticos estrangeiros relativamente a estes atores. Uma vez que até hoje não foi realizado nenhum estudo científico sobre esta realidade em concreto, o presente estudo fornece um conjunto de dados valiosos quer para a entidade pública responsável pela gestão do destino turístico, quer para os gestores e proprietários dos estabelecimentos de alojamentos turísticos e restaurantes, que poderão ser utilizados para a qualificação da sua oferta de forma a aumentar a satisfação nos seus estabelecimentos e no destino turístico. Esta dissertação pretende oferecer assim um contributo significativo para o conhecimento das dimensões associadas à satisfação relativamente aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa.
id RCAP_705e0d29fb6da00b3f27964f2d4aca0f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviewsSatisfaçãoTripadvisorAlojamentosRestauraçãoVila Nova de Foz CôaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham atualmente um papel fundamental em qualquer área da sociedade e especificamente em qualquer uma das que compõem o setor turístico. A universalidade das TIC no setor do turismo em termos da oferta, por exemplo na gestão e marketing, e da procura, desde a informação pré-viagem, reserva, compra e partilha da experiência turística pós-viagem, possibilitou a criação de experiências novas e inovadoras para os turistas. Também as novas fontes de informação online, como a social media e o conteúdo gerado pelo utilizador, têm uma influência cada vez maior na perceção e na expectativa dos turistas sobre os destinos, bem como na constituição da sua reputação e imagem. Com a crescente popularidade e utilização de plataformas, websites e aplicações relacionadas com o turismo, os online reviews constituem-se como uma inestimável fonte de dados, essenciais para as empresas privadas do setor do turismo, mas também para as organizações de gestão de marketing de destinos turístico. Dada a importância da satisfação dos consumidores turísticos relativamente aos serviços de alojamento e restauração numa visita a um destino turístico, propõe-se a realização de uma análise dos online reviews, através dos conteúdos gerados pelos utilizadores efetuados na plataforma Tripadvisor, de modo a analisar qual o grau de satisfação dos consumidores turísticos estrangeiros relativamente aos atores de alojamento e restauração no destino turístico Vila Nova de Foz Côa. Esta investigação tem como objetivo principal estudar as dimensões associadas à satisfação, identificando para tal os motivos de satisfação e insatisfação e sugerindo medidas que levem ao aumento da satisfação. Para o efeito foi realizada uma abordagem qualitativa, tendo em consideração 343 online reviews de 15 restaurantes e oito alojamentos turísticos existentes em Vila Nova de Foz Côa, publicados na plataforma e website Tripadvisor, em inglês, que permitiu elaborar uma análise conceptual utilizando o software Leximancer. Através da análise de texto foram identificados os temas principais e conceitos, o que possibilitou dar resposta à questão de investigação formulada, identificando para tal as dimensões associadas à satisfação dos atores de alojamento e restauração deste destino turístico. Os resultados obtidos confirmam a satisfação geral dos consumidores turísticos estrangeiros relativamente a estes atores. Uma vez que até hoje não foi realizado nenhum estudo científico sobre esta realidade em concreto, o presente estudo fornece um conjunto de dados valiosos quer para a entidade pública responsável pela gestão do destino turístico, quer para os gestores e proprietários dos estabelecimentos de alojamentos turísticos e restaurantes, que poderão ser utilizados para a qualificação da sua oferta de forma a aumentar a satisfação nos seus estabelecimentos e no destino turístico. Esta dissertação pretende oferecer assim um contributo significativo para o conhecimento das dimensões associadas à satisfação relativamente aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa.Information and Communication Technologies (ICT) currently play a fundamental role in any area of society and specifically in any of those that make up the tourism sector. The universality of ICT in the tourism sector in terms of supply, for example in management and marketing, and demand, from pre-travel information, reservation, purchase and sharing of the post-travel tourist experience, has enabled the creation of new and innovative options for tourists. New sources of online information, such as social media and user-generated content, are also having an increasing influence on tourists' perception and expectations of destinations, as well as on the formation of their reputation and image. With the growing popularity and use of platforms, websites and applications related to tourism, online reviews are an invaluable source of data, essential for private companies in the tourism sector, but also for marketing management organizations of tourist destinations. Given the importance of tourist consumer satisfaction regarding accommodation and restaurant services when visiting a tourist destination, it is proposed to carry out an analysis of online reviews, using user generated content on the Tripadvisor platform, to analyse the level of satisfaction of foreign tourism consumers regarding accommodation and restaurant players in the tourist destination Vila Nova de Foz Côa. This investigation's main objective is to study the dimensions related to satisfaction, identifying the reasons for satisfaction and dissatisfaction, and suggesting measures that might lead to increased satisfaction. For this purpose, a qualitative approach was carried out, considering 343 online reviews of 15 restaurants and eight tourist accommodations in Vila Nova de Foz Côa, published on the Tripadvisor platform and website, in English, which allowed the elaboration of a conceptual analysis using the Leximancer software. Through text analysis, the main themes and concepts were identified, which made it possible to answer to the research question formulated, identifying the dimensions associated to the satisfaction of the accommodation and restaurant players in this tourist destination. The results obtained confirm the general satisfaction of foreign tourism consumers regarding these players. As no scientific study has been carried out on this specific reality to date, this study provides a set of valuable insights both for the public entity responsible for managing the tourist destination and for the managers and owners of tourist accommodation and restaurant establishments, which can be used to qualify the offer and increase satisfaction in their establishments and in the tourist destination. Therefore, this dissertation aims to offer a significant contribution to the knowledge of the dimensions related to the satisfaction regarding the accommodation and restaurant players in the tourist destination of Vila Nova de Foz Côa.Correia, RicardoCarvalho, AidaBiblioteca Digital do IPBJunqueiro, Ângela Cristina Bento2024-01-15T12:06:27Z202320222023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29192TID:203462149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T01:22:21Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:51.200107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews
title A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews
spellingShingle A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews
Junqueiro, Ângela Cristina Bento
Satisfação
Tripadvisor
Alojamentos
Restauração
Vila Nova de Foz Côa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews
title_full A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews
title_fullStr A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews
title_full_unstemmed A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews
title_sort A satisfação face aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa: análise de online reviews
author Junqueiro, Ângela Cristina Bento
author_facet Junqueiro, Ângela Cristina Bento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Ricardo
Carvalho, Aida
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueiro, Ângela Cristina Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Tripadvisor
Alojamentos
Restauração
Vila Nova de Foz Côa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Satisfação
Tripadvisor
Alojamentos
Restauração
Vila Nova de Foz Côa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham atualmente um papel fundamental em qualquer área da sociedade e especificamente em qualquer uma das que compõem o setor turístico. A universalidade das TIC no setor do turismo em termos da oferta, por exemplo na gestão e marketing, e da procura, desde a informação pré-viagem, reserva, compra e partilha da experiência turística pós-viagem, possibilitou a criação de experiências novas e inovadoras para os turistas. Também as novas fontes de informação online, como a social media e o conteúdo gerado pelo utilizador, têm uma influência cada vez maior na perceção e na expectativa dos turistas sobre os destinos, bem como na constituição da sua reputação e imagem. Com a crescente popularidade e utilização de plataformas, websites e aplicações relacionadas com o turismo, os online reviews constituem-se como uma inestimável fonte de dados, essenciais para as empresas privadas do setor do turismo, mas também para as organizações de gestão de marketing de destinos turístico. Dada a importância da satisfação dos consumidores turísticos relativamente aos serviços de alojamento e restauração numa visita a um destino turístico, propõe-se a realização de uma análise dos online reviews, através dos conteúdos gerados pelos utilizadores efetuados na plataforma Tripadvisor, de modo a analisar qual o grau de satisfação dos consumidores turísticos estrangeiros relativamente aos atores de alojamento e restauração no destino turístico Vila Nova de Foz Côa. Esta investigação tem como objetivo principal estudar as dimensões associadas à satisfação, identificando para tal os motivos de satisfação e insatisfação e sugerindo medidas que levem ao aumento da satisfação. Para o efeito foi realizada uma abordagem qualitativa, tendo em consideração 343 online reviews de 15 restaurantes e oito alojamentos turísticos existentes em Vila Nova de Foz Côa, publicados na plataforma e website Tripadvisor, em inglês, que permitiu elaborar uma análise conceptual utilizando o software Leximancer. Através da análise de texto foram identificados os temas principais e conceitos, o que possibilitou dar resposta à questão de investigação formulada, identificando para tal as dimensões associadas à satisfação dos atores de alojamento e restauração deste destino turístico. Os resultados obtidos confirmam a satisfação geral dos consumidores turísticos estrangeiros relativamente a estes atores. Uma vez que até hoje não foi realizado nenhum estudo científico sobre esta realidade em concreto, o presente estudo fornece um conjunto de dados valiosos quer para a entidade pública responsável pela gestão do destino turístico, quer para os gestores e proprietários dos estabelecimentos de alojamentos turísticos e restaurantes, que poderão ser utilizados para a qualificação da sua oferta de forma a aumentar a satisfação nos seus estabelecimentos e no destino turístico. Esta dissertação pretende oferecer assim um contributo significativo para o conhecimento das dimensões associadas à satisfação relativamente aos atores de alojamento e restauração do destino turístico de Vila Nova de Foz Côa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-15T12:06:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29192
TID:203462149
url http://hdl.handle.net/10198/29192
identifier_str_mv TID:203462149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136944285810688