Extensão e avaliação de uma plataforma com jogos terapêuticos para doentes com AVC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/144556 |
Resumo: | As sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) afetam significativamente a funcionalidade do indivíduo, nomeadamente ao nível das suas competências percetivas e cognitivas. Os métodos convencionais de reabilitação (jogos tradicionais de tabuleiro e jogos em papel) têm a desvantagem de não se adequarem às disfunções específicas dos doentes e de não permitirem uma avaliação sistematizada e objetiva. Neste contexto, surgiu esta dissertação para proporcionar aos terapeutas uma ferramenta que aprimore os serviços prestados, permitindo a monitorização da evolução dos doentes de forma padronizada, e providenciando jogos que complementem as terapias convencionais, levando a uma estimulação mais dinâmica e direcionada ao doente. Nesta dissertação expandiu-se e melhorou-se funcionalidades da RehbBrain, uma plataforma com jogos sérios cognitivos, adaptados às necessidades dos pacientes. A plataforma foi, inicialmente, implementada durante a realização de uma dissertação anterior [1], contudo necessitava da correção de falhas, novas funcionalidades e jogos terapêuticos, que foram implementados nesta dissertação. Realizaram-se testes de usabilidade e aplicou-se a plataforma a um grupo de indivíduos sem patologias associadas, com o intuito de criar uma base de dados normativa com os valores de desempenho. Após a expansão da plataforma, esta dispõe de uma página para adicionar pacientes e permite aos terapeutas gerir diversos parâmetros referentes ao resultado das sessões de jogos, nomeadamente o percurso do rato, realizado durante o jogo, pelo paciente. Passaram a existir 42 jogos terapêuticos, que simulam atividades da vida diária dos indivíduos, como lavar os dentes, tomar banho e cozinhar. Para avaliar a usabilidade da plataforma, os participantes preencheram um questionário System Usability Scale (SUS) e a pontuação média obtida foi 88,4 em 100, classificando a RehbBrain como “Excelente”. Conclui-se que a RehbBrain cumpre os objetivos propostos e tem a versatilidade necessária para incluir novas funcionalidades e jogos de maior complexidade, que testem novos domínios cognitivos, o que tornará a plataforma cada vez mais adaptada às necessidades dos doentes. |
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Extensão e avaliação de uma plataforma com jogos terapêuticos para doentes com AVCAcidente Vascular Cerebral (AVC), Competências Cognitivas, Competências Percetivas, Reabilitação, Terapia Ocupacional, Jogos SériosCompetências CognitivasCompetências PercetivasReabilitaçãoTerapia OcupacionalJogos SériosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasAs sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC) afetam significativamente a funcionalidade do indivíduo, nomeadamente ao nível das suas competências percetivas e cognitivas. Os métodos convencionais de reabilitação (jogos tradicionais de tabuleiro e jogos em papel) têm a desvantagem de não se adequarem às disfunções específicas dos doentes e de não permitirem uma avaliação sistematizada e objetiva. Neste contexto, surgiu esta dissertação para proporcionar aos terapeutas uma ferramenta que aprimore os serviços prestados, permitindo a monitorização da evolução dos doentes de forma padronizada, e providenciando jogos que complementem as terapias convencionais, levando a uma estimulação mais dinâmica e direcionada ao doente. Nesta dissertação expandiu-se e melhorou-se funcionalidades da RehbBrain, uma plataforma com jogos sérios cognitivos, adaptados às necessidades dos pacientes. A plataforma foi, inicialmente, implementada durante a realização de uma dissertação anterior [1], contudo necessitava da correção de falhas, novas funcionalidades e jogos terapêuticos, que foram implementados nesta dissertação. Realizaram-se testes de usabilidade e aplicou-se a plataforma a um grupo de indivíduos sem patologias associadas, com o intuito de criar uma base de dados normativa com os valores de desempenho. Após a expansão da plataforma, esta dispõe de uma página para adicionar pacientes e permite aos terapeutas gerir diversos parâmetros referentes ao resultado das sessões de jogos, nomeadamente o percurso do rato, realizado durante o jogo, pelo paciente. Passaram a existir 42 jogos terapêuticos, que simulam atividades da vida diária dos indivíduos, como lavar os dentes, tomar banho e cozinhar. Para avaliar a usabilidade da plataforma, os participantes preencheram um questionário System Usability Scale (SUS) e a pontuação média obtida foi 88,4 em 100, classificando a RehbBrain como “Excelente”. Conclui-se que a RehbBrain cumpre os objetivos propostos e tem a versatilidade necessária para incluir novas funcionalidades e jogos de maior complexidade, que testem novos domínios cognitivos, o que tornará a plataforma cada vez mais adaptada às necessidades dos doentes.Stroke sequelae significantly affect the individual’s functionality, namely at the level of their perceptual and cognitive skills. Conventional rehabilitation methods (traditional board games and paper games) have the disadvantage of not being suited to the dysfunctions of patients and they do not allow for a systematic and objective assessment. In this context, this dissertation was developed to provide therapists with a tool to improve their services, by allowing patients’ evolution to be monitored in a standardised way, and by providing games that complement conventional therapies, leading to a more dynamic and patient-oriented stimulation process. In this dissertation, we expanded and improved RehbBrain functionalities, a platform with serious cognitive games, adapted to patients’ needs. The platform was initially implemented during the development of a previous dissertation [1], but it needed the correction of errors, new functionalities and therapeutic games, which were implemented in this dissertation. Usability tests were performed and the platform was applied to a group of individuals without associated pathologies, with the purpose of creating a normative database with performance values, for later comparison with the results achieved by patients. After the expansion of the platform, it features a page to add patients and allows therapists to manage various parameters regarding the results of the gaming sessions, namely the mouse path, performed during the game, by the patient. There are now 42 therapeutic games, which simulate individuals’ daily activities, such as brushing their teeth, showering and cooking. To evaluate the usability of the platform, participants completed a System Usability Scale (SUS) questionnaire and the average score obtained was 88.4 out of 100, classifying RehbBrain as “Excellent”. Based on these results, the platform meets the proposed objectives and has the versatility to include new functionalities and games of greater complexity, which test new cognitive domains, which will make the platform increasingly adapted to patients’ needs.Quaresma, CláudiaQuintão, CarlaRUNRodrigues, Sandrina Santos2022-10-10T13:47:37Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/144556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:24:14Zoai:run.unl.pt:10362/144556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:51:36.957684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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