PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia de Paula, Marlúbia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Estrada, Assumpta, Nascimento, Maria Manuel, Martins, José Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3943
Resumo: Nos últimos anos, a estatística foi reconhecida como uma componente da educação para a cidadania e a sua incorporação nos currículos escolares em vários países confirma a importância da estatística na aprendizagem. Hoje em dia, vários recursos estão disponíveis on-line, mas os seus usos na prática letiva podem variar de acordo com o uso que o professor propõe, pelo que é necessária uma análise crítica dessas ferramentas. Neste trabalho, apresentamos um modelo para a análise de applets (apliquetas, aplicativos) para o ensino da estatística que podem promover a formação dos professores do ensino básico, enfatizando assim seus objetivos didáticos. No ano letivo de 2012/2013, foi utilizada uma seleção de applets - como ferramentas de ensino estatístico - para formar professores do ensino básico e o modelo foi introduzido nas práticas letivas destes alunos como componente da avaliação contínua. Neste trabalho apresentamos apenas o modelo e o relatório de um dos grupos de estudantes.
id RCAP_70820654483118d16ee964a4f5a4c244
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICOApplets. Ensino da estatística. Formação de professores.Nos últimos anos, a estatística foi reconhecida como uma componente da educação para a cidadania e a sua incorporação nos currículos escolares em vários países confirma a importância da estatística na aprendizagem. Hoje em dia, vários recursos estão disponíveis on-line, mas os seus usos na prática letiva podem variar de acordo com o uso que o professor propõe, pelo que é necessária uma análise crítica dessas ferramentas. Neste trabalho, apresentamos um modelo para a análise de applets (apliquetas, aplicativos) para o ensino da estatística que podem promover a formação dos professores do ensino básico, enfatizando assim seus objetivos didáticos. No ano letivo de 2012/2013, foi utilizada uma seleção de applets - como ferramentas de ensino estatístico - para formar professores do ensino básico e o modelo foi introduzido nas práticas letivas destes alunos como componente da avaliação contínua. Neste trabalho apresentamos apenas o modelo e o relatório de um dos grupos de estudantes.Anais do VII CIEM2018-03-23T21:48:55Z2018-03-232017-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3943http://hdl.handle.net/10314/3943por2318-7271Correia de Paula, MarlúbiaEstrada, AssumptaNascimento, Maria ManuelMartins, José Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:41Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:07.350201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
title PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
spellingShingle PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Correia de Paula, Marlúbia
Applets. Ensino da estatística. Formação de professores.
title_short PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
title_full PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
title_fullStr PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
title_full_unstemmed PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
title_sort PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
author Correia de Paula, Marlúbia
author_facet Correia de Paula, Marlúbia
Estrada, Assumpta
Nascimento, Maria Manuel
Martins, José Alexandre
author_role author
author2 Estrada, Assumpta
Nascimento, Maria Manuel
Martins, José Alexandre
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia de Paula, Marlúbia
Estrada, Assumpta
Nascimento, Maria Manuel
Martins, José Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Applets. Ensino da estatística. Formação de professores.
topic Applets. Ensino da estatística. Formação de professores.
description Nos últimos anos, a estatística foi reconhecida como uma componente da educação para a cidadania e a sua incorporação nos currículos escolares em vários países confirma a importância da estatística na aprendizagem. Hoje em dia, vários recursos estão disponíveis on-line, mas os seus usos na prática letiva podem variar de acordo com o uso que o professor propõe, pelo que é necessária uma análise crítica dessas ferramentas. Neste trabalho, apresentamos um modelo para a análise de applets (apliquetas, aplicativos) para o ensino da estatística que podem promover a formação dos professores do ensino básico, enfatizando assim seus objetivos didáticos. No ano letivo de 2012/2013, foi utilizada uma seleção de applets - como ferramentas de ensino estatístico - para formar professores do ensino básico e o modelo foi introduzido nas práticas letivas destes alunos como componente da avaliação contínua. Neste trabalho apresentamos apenas o modelo e o relatório de um dos grupos de estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-07T00:00:00Z
2018-03-23T21:48:55Z
2018-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3943
http://hdl.handle.net/10314/3943
url http://hdl.handle.net/10314/3943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2318-7271
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Anais do VII CIEM
publisher.none.fl_str_mv Anais do VII CIEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136924215017472