PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3943 |
Resumo: | Nos últimos anos, a estatística foi reconhecida como uma componente da educação para a cidadania e a sua incorporação nos currículos escolares em vários países confirma a importância da estatística na aprendizagem. Hoje em dia, vários recursos estão disponíveis on-line, mas os seus usos na prática letiva podem variar de acordo com o uso que o professor propõe, pelo que é necessária uma análise crítica dessas ferramentas. Neste trabalho, apresentamos um modelo para a análise de applets (apliquetas, aplicativos) para o ensino da estatística que podem promover a formação dos professores do ensino básico, enfatizando assim seus objetivos didáticos. No ano letivo de 2012/2013, foi utilizada uma seleção de applets - como ferramentas de ensino estatístico - para formar professores do ensino básico e o modelo foi introduzido nas práticas letivas destes alunos como componente da avaliação contínua. Neste trabalho apresentamos apenas o modelo e o relatório de um dos grupos de estudantes. |
id |
RCAP_70820654483118d16ee964a4f5a4c244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/3943 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICOApplets. Ensino da estatística. Formação de professores.Nos últimos anos, a estatística foi reconhecida como uma componente da educação para a cidadania e a sua incorporação nos currículos escolares em vários países confirma a importância da estatística na aprendizagem. Hoje em dia, vários recursos estão disponíveis on-line, mas os seus usos na prática letiva podem variar de acordo com o uso que o professor propõe, pelo que é necessária uma análise crítica dessas ferramentas. Neste trabalho, apresentamos um modelo para a análise de applets (apliquetas, aplicativos) para o ensino da estatística que podem promover a formação dos professores do ensino básico, enfatizando assim seus objetivos didáticos. No ano letivo de 2012/2013, foi utilizada uma seleção de applets - como ferramentas de ensino estatístico - para formar professores do ensino básico e o modelo foi introduzido nas práticas letivas destes alunos como componente da avaliação contínua. Neste trabalho apresentamos apenas o modelo e o relatório de um dos grupos de estudantes.Anais do VII CIEM2018-03-23T21:48:55Z2018-03-232017-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3943http://hdl.handle.net/10314/3943por2318-7271Correia de Paula, MarlúbiaEstrada, AssumptaNascimento, Maria ManuelMartins, José Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:57:41Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:07.350201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
title |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
spellingShingle |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO Correia de Paula, Marlúbia Applets. Ensino da estatística. Formação de professores. |
title_short |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
title_full |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
title_fullStr |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
title_full_unstemmed |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
title_sort |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO |
author |
Correia de Paula, Marlúbia |
author_facet |
Correia de Paula, Marlúbia Estrada, Assumpta Nascimento, Maria Manuel Martins, José Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Estrada, Assumpta Nascimento, Maria Manuel Martins, José Alexandre |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia de Paula, Marlúbia Estrada, Assumpta Nascimento, Maria Manuel Martins, José Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Applets. Ensino da estatística. Formação de professores. |
topic |
Applets. Ensino da estatística. Formação de professores. |
description |
Nos últimos anos, a estatística foi reconhecida como uma componente da educação para a cidadania e a sua incorporação nos currículos escolares em vários países confirma a importância da estatística na aprendizagem. Hoje em dia, vários recursos estão disponíveis on-line, mas os seus usos na prática letiva podem variar de acordo com o uso que o professor propõe, pelo que é necessária uma análise crítica dessas ferramentas. Neste trabalho, apresentamos um modelo para a análise de applets (apliquetas, aplicativos) para o ensino da estatística que podem promover a formação dos professores do ensino básico, enfatizando assim seus objetivos didáticos. No ano letivo de 2012/2013, foi utilizada uma seleção de applets - como ferramentas de ensino estatístico - para formar professores do ensino básico e o modelo foi introduzido nas práticas letivas destes alunos como componente da avaliação contínua. Neste trabalho apresentamos apenas o modelo e o relatório de um dos grupos de estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-07T00:00:00Z 2018-03-23T21:48:55Z 2018-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/3943 http://hdl.handle.net/10314/3943 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/3943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2318-7271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anais do VII CIEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Anais do VII CIEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136924215017472 |