A prática pedagógica reflexiva em questão: Estudo de caso de uma escola brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Terezinha Marisa Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Amaral , Luiz Henrique, Amaral, Carmem Lúcia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.21814/rpe.24860
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.24860
Resumo: No Brasil, a teoria do professor reflexivo vem sendo alvo de discussão em cursos de formação continuada e nos documentos oficiais orientadores de formação inicial. Entretanto, será que os professores desenvolvem uma prática reflexiva, ou essa prática fica só nas orientações documentais? Com o objetivo de responder a esse questionamento, realizamos uma pesquisa com quinze professores de uma escola pública localizada no estado de São Paulo, Brasil. Para essa pesquisa, baseamo-nos em três questões propostas por McKay (2008). Essas questões versaram sobre o planejamento das atividades pedagógicas, em que se baseavam para avaliar as suas aulas e em que momento refletiam sobre sua prática. Os resultados evidenciaram que a maioria segue o currículo do estado de São Paulo, e as reações dos alunos foram o parâmetro mais utilizado para a avaliação das aulas ministradas, nas quais os professores desenvolvem principalmente a reflexão na ação. Com essa pesquisa percebemos que para esse grupo de professores, torna-se importante um aprofundamento da reflexão sobre as suas práticas.
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spelling A prática pedagógica reflexiva em questão: Estudo de caso de uma escola brasileiraLa práctica docente reflexiva en cuestión: Estudio de caso de una escuela brasileñaA prática pedagógica reflexiva em questão: Estudo de caso de uma escola brasileiraArtigosNo Brasil, a teoria do professor reflexivo vem sendo alvo de discussão em cursos de formação continuada e nos documentos oficiais orientadores de formação inicial. Entretanto, será que os professores desenvolvem uma prática reflexiva, ou essa prática fica só nas orientações documentais? Com o objetivo de responder a esse questionamento, realizamos uma pesquisa com quinze professores de uma escola pública localizada no estado de São Paulo, Brasil. Para essa pesquisa, baseamo-nos em três questões propostas por McKay (2008). Essas questões versaram sobre o planejamento das atividades pedagógicas, em que se baseavam para avaliar as suas aulas e em que momento refletiam sobre sua prática. Os resultados evidenciaram que a maioria segue o currículo do estado de São Paulo, e as reações dos alunos foram o parâmetro mais utilizado para a avaliação das aulas ministradas, nas quais os professores desenvolvem principalmente a reflexão na ação. Com essa pesquisa percebemos que para esse grupo de professores, torna-se importante um aprofundamento da reflexão sobre as suas práticas.In Brazil, the theory of reflective teacher has been the subject of discussion in continuing education courses and in the official documents that guide initial education. However, do teachers actually develop a reflective practice, or does such practice remains only in official guidelines? In order to answer this question, we conducted a research with fifteen teachers from a public school located in the state of São Paulo, Brasil. For this research, we based ourselves on three questions proposed by McKay (2008). These questions were about the planning of pedagogical activities, what they used to evaluate their classes and when they reflected on their practice. The results showed that most of the teachers follow São Paulo state curriculum; and the students’ reactions were the most used parameter for the evaluation of their classes, in which teachers mainly develop the reflection on action. With this research we realized that for this group of teachers, it is important to deepen the reflection on their practices.En Brasil, la teoría del profesor reflexivo ha sido discutida en cursos de formación continua y en los documentos oficiales que orientan la formación inicial. Sin embargo, ¿desarrollan los docentes una práctica reflexiva, o esta práctica está solo en las pautas documentales? Para responder a esta pregunta, realizamos una encuesta con quince profesores de una escuela pública ubicada en el estado de São Paulo, Brasil. Para esta investigación, nos basamos en tres preguntas propuestas por McKay (2008). Estas preguntas fueron sobre la planificación de las actividades pedagógicas, qué utilizaban para evaluar sus clases y en qué momento reflexionaban sobre su práctica. Los resultados mostraron que la mayoría sigue el currículo del estado de São Paulo, y las reacciones de los estudiantes fueron el parámetro más utilizado para la evaluación de las clases impartidas, en las que los docentes desarrollan principalmente la reflexión en acción. Con esta investigación, nos damos cuenta de que para este grupo de profesores es importante profundizar la reflexión sobre sus prácticas.Instituto de Educação - Universidade do Minho2023-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.24860por2183-04520871-9187de Oliveira, Terezinha Marisa RibeiroAmaral , Luiz HenriqueAmaral, Carmem Lúcia Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:06:37Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/24860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:06:37Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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