Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Hallan Daniel do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29788
Resumo: Através da presente dissertação, pretende-se analisar e discutir as ações que têm sido implementadas em duas escolas públicas do Estado do Pará- Brasil relativamente ao absentismo e abandono escolar. Adicionalmente, pretende-se compreender quais as políticas adotadas, no sentido de construir conhecimento, que possa propor um conjunto de medidas que permitam ajudar a encontrar soluções para esta problemática. Este caso de estudo utiliza uma metodologia de cariz quantitativo, tendo em conta que, como instrumento recorreu a um questionário, que pretendeu recolher dados através de uma amostra de profissionais da educação, nas duas escolas analisadas: professores e gestores. Após a análise dos resultados, foi possível observar que tanto o absentismo escolar, como o insucesso escolar e a repetência são problemáticas que estão presentes nestas comunidades educativas. Desta forma, é necessário efetuar uma análise estruturada sobre as causas que motivam estes indicadores, para que se possa proceder a uma avaliação integrada da questão. Neste sentido, e partindo deste caso, são apresentadas algumas possíveis soluções que permitam minimizar o absentismo escolar e os efeitos desta realidade nas escolas; ABSTRACT: School Absenteeism - Teachers' opinions in two public schools in Belém do Pará. Through this dissertation, it is intended to analyze and discuss the actions that have been implemented in two public schools in the State of Pará-Brazil regarding absenteeism and school dropout. Additionally, it is intended to understand which policies have been adopted, in order to build knowledge, which can propose a set of measures that will help to find solutions to this problem. This case study uses a quantitative methodology, taking into account that, as an instrument, it resorted to a questionnaire, which intended to collect data through a sample of education professionals, in the two schools analyzed: teachers and managers. After analyzing the results, it was possible to observe that both school absenteeism, school failure and repetition are problems that are present in these educational communities. Thus, it is necessary to carry out a structured analysis of the causes that motivate these indicators, so that an integrated assessment of the issue can be carried out. In this sense, and starting from this case, some possible solutions are presented that allow to minimize school absenteeism and the effects of this reality in schools.
id RCAP_7086ece8eb6cae484899784712e6a736
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-BrasilEscolaPolíticas PúblicasAbsentismo EscolarSchoolPublic policySchool AbsenteeismAtravés da presente dissertação, pretende-se analisar e discutir as ações que têm sido implementadas em duas escolas públicas do Estado do Pará- Brasil relativamente ao absentismo e abandono escolar. Adicionalmente, pretende-se compreender quais as políticas adotadas, no sentido de construir conhecimento, que possa propor um conjunto de medidas que permitam ajudar a encontrar soluções para esta problemática. Este caso de estudo utiliza uma metodologia de cariz quantitativo, tendo em conta que, como instrumento recorreu a um questionário, que pretendeu recolher dados através de uma amostra de profissionais da educação, nas duas escolas analisadas: professores e gestores. Após a análise dos resultados, foi possível observar que tanto o absentismo escolar, como o insucesso escolar e a repetência são problemáticas que estão presentes nestas comunidades educativas. Desta forma, é necessário efetuar uma análise estruturada sobre as causas que motivam estes indicadores, para que se possa proceder a uma avaliação integrada da questão. Neste sentido, e partindo deste caso, são apresentadas algumas possíveis soluções que permitam minimizar o absentismo escolar e os efeitos desta realidade nas escolas; ABSTRACT: School Absenteeism - Teachers' opinions in two public schools in Belém do Pará. Through this dissertation, it is intended to analyze and discuss the actions that have been implemented in two public schools in the State of Pará-Brazil regarding absenteeism and school dropout. Additionally, it is intended to understand which policies have been adopted, in order to build knowledge, which can propose a set of measures that will help to find solutions to this problem. This case study uses a quantitative methodology, taking into account that, as an instrument, it resorted to a questionnaire, which intended to collect data through a sample of education professionals, in the two schools analyzed: teachers and managers. After analyzing the results, it was possible to observe that both school absenteeism, school failure and repetition are problems that are present in these educational communities. Thus, it is necessary to carry out a structured analysis of the causes that motivate these indicators, so that an integrated assessment of the issue can be carried out. In this sense, and starting from this case, some possible solutions are presented that allow to minimize school absenteeism and the effects of this reality in schools.Universidade de Évora2021-05-04T16:41:04Z2021-05-042021-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29788http://hdl.handle.net/10174/29788TID:202710882porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocarolehallan@hotmail.com229Nascimento, Hallan Daniel doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:20.387062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
title Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
spellingShingle Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
Nascimento, Hallan Daniel do
Escola
Políticas Públicas
Absentismo Escolar
School
Public policy
School Absenteeism
title_short Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
title_full Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
title_fullStr Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
title_full_unstemmed Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
title_sort Absentismo escolar - a opinião dos professores de duas escolas públicas em Belém do Pará-Brasil
author Nascimento, Hallan Daniel do
author_facet Nascimento, Hallan Daniel do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Hallan Daniel do
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Políticas Públicas
Absentismo Escolar
School
Public policy
School Absenteeism
topic Escola
Políticas Públicas
Absentismo Escolar
School
Public policy
School Absenteeism
description Através da presente dissertação, pretende-se analisar e discutir as ações que têm sido implementadas em duas escolas públicas do Estado do Pará- Brasil relativamente ao absentismo e abandono escolar. Adicionalmente, pretende-se compreender quais as políticas adotadas, no sentido de construir conhecimento, que possa propor um conjunto de medidas que permitam ajudar a encontrar soluções para esta problemática. Este caso de estudo utiliza uma metodologia de cariz quantitativo, tendo em conta que, como instrumento recorreu a um questionário, que pretendeu recolher dados através de uma amostra de profissionais da educação, nas duas escolas analisadas: professores e gestores. Após a análise dos resultados, foi possível observar que tanto o absentismo escolar, como o insucesso escolar e a repetência são problemáticas que estão presentes nestas comunidades educativas. Desta forma, é necessário efetuar uma análise estruturada sobre as causas que motivam estes indicadores, para que se possa proceder a uma avaliação integrada da questão. Neste sentido, e partindo deste caso, são apresentadas algumas possíveis soluções que permitam minimizar o absentismo escolar e os efeitos desta realidade nas escolas; ABSTRACT: School Absenteeism - Teachers' opinions in two public schools in Belém do Pará. Through this dissertation, it is intended to analyze and discuss the actions that have been implemented in two public schools in the State of Pará-Brazil regarding absenteeism and school dropout. Additionally, it is intended to understand which policies have been adopted, in order to build knowledge, which can propose a set of measures that will help to find solutions to this problem. This case study uses a quantitative methodology, taking into account that, as an instrument, it resorted to a questionnaire, which intended to collect data through a sample of education professionals, in the two schools analyzed: teachers and managers. After analyzing the results, it was possible to observe that both school absenteeism, school failure and repetition are problems that are present in these educational communities. Thus, it is necessary to carry out a structured analysis of the causes that motivate these indicators, so that an integrated assessment of the issue can be carried out. In this sense, and starting from this case, some possible solutions are presented that allow to minimize school absenteeism and the effects of this reality in schools.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04T16:41:04Z
2021-05-04
2021-03-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29788
http://hdl.handle.net/10174/29788
TID:202710882
url http://hdl.handle.net/10174/29788
identifier_str_mv TID:202710882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
carolehallan@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136674769272832