O efeito das estratégias de seleção, otimização e compensação sobre a satisfação com a vida em idosos: interveniência da autoestima?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16298 |
Resumo: | Terá a autoestima (AE) influência no efeito das estratégias de Seleção, Otimização e Compensação (SOC) sobre a Satisfação com a Vida (SV)? Este estudo teve como objetivo compreender se o efeito indireto das estratégias SOC sobre a SV, mediado pela AE, potencia o efeito direto das estratégias SOC sobre a SV. A amostra integrou um total de 406 idosos, autónomos, não institucionalizados (Mdn = 73 anos), selecionados através de métodos de amostragem não probabilísticos e controlados para demência e depressão. Foram aplicadas as provas referentes a cada um dos constructos, o Questionário SOC, a Escala de Autoestima de Rosenberg e o Índice de Satisfação com a Vida. Os constructos e o modelo de regressão foram testados através da modelação de equações estruturais. Os resultados indicaram que o efeito indireto influenciou o efeito total, sendo, pois, a AE um forte mediador entre as estratégias SOC e a SV; ABSTRACT: Does self-esteem (SE) have influence in the effect of the Selection, Optimization and Compensation strategies (SOC) over Life Satisfaction (LS)? The aim of this study was to understand if the indirect effect of SOC strategies over LS, mediated by SE, enhances the direct effect of SOC strategies over LS. This sample was composed by 406 non institutionalized independent elderly (age median = 73 years old), selected by non-probabilistic sampling methods and controlled for dementia and depression. Some tests were applied to the constructs: SOC-Questionnaire, Rosenberg Self-esteem Scale and Life Satisfaction Index-A. The constructs and the regression model were tested through structural models equations. The results showed that the indirect effect influenced the total effect, since the SE is a strong mediator between the SOC and LS strategies. |
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O efeito das estratégias de seleção, otimização e compensação sobre a satisfação com a vida em idosos: interveniência da autoestima?Auto-estimaBem-estar subjetivoEstratégias de manejo da vidaIdososModelação de equações estruturaisEfeitos de mediaçãoElderlyLife management strategiesMediation effectsSelf-esteemSubjective well-beingStructural models equationsTerá a autoestima (AE) influência no efeito das estratégias de Seleção, Otimização e Compensação (SOC) sobre a Satisfação com a Vida (SV)? Este estudo teve como objetivo compreender se o efeito indireto das estratégias SOC sobre a SV, mediado pela AE, potencia o efeito direto das estratégias SOC sobre a SV. A amostra integrou um total de 406 idosos, autónomos, não institucionalizados (Mdn = 73 anos), selecionados através de métodos de amostragem não probabilísticos e controlados para demência e depressão. Foram aplicadas as provas referentes a cada um dos constructos, o Questionário SOC, a Escala de Autoestima de Rosenberg e o Índice de Satisfação com a Vida. Os constructos e o modelo de regressão foram testados através da modelação de equações estruturais. Os resultados indicaram que o efeito indireto influenciou o efeito total, sendo, pois, a AE um forte mediador entre as estratégias SOC e a SV; ABSTRACT: Does self-esteem (SE) have influence in the effect of the Selection, Optimization and Compensation strategies (SOC) over Life Satisfaction (LS)? The aim of this study was to understand if the indirect effect of SOC strategies over LS, mediated by SE, enhances the direct effect of SOC strategies over LS. This sample was composed by 406 non institutionalized independent elderly (age median = 73 years old), selected by non-probabilistic sampling methods and controlled for dementia and depression. Some tests were applied to the constructs: SOC-Questionnaire, Rosenberg Self-esteem Scale and Life Satisfaction Index-A. The constructs and the regression model were tested through structural models equations. The results showed that the indirect effect influenced the total effect, since the SE is a strong mediator between the SOC and LS strategies.Universidade de Évora2015-11-16T14:41:04Z2015-11-162013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16298http://hdl.handle.net/10174/16298porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt684Gaspar, Anabela Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:42.044105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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