Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Fernando
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Au-Yong-Oliveira, Manuel, Gonçalves, Ramiro, Costa, Carlos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28005
Resumo: Este volume pretende abarcar algumas das evoluções atuais e devido à transformação digital. O mundo está em constante mutação e devido à verdadeira revolução e transformação digital esta mudança tem ocorrido a passos muito rápidos e de forma imprevisível – o que faz com que seja difícil fazer previsões a cinco anos e sobre como estarão certas indústrias afetadas pela tecnologia, no futuro. As redes sociais online modificaram a forma como nos expomos e apresentamos. Os smartphones tornaram tudo mais móvel – temos grandes computadores, muito potentes, no nosso bolso e connosco todos os dias. O negócio das apps e do software mudou de paradigma – o que conta são os seguidores e muito do software agora é grátis. Vejamos o caso do Facebook, do Instagram, e até do WhatsApp – plataformas grátis. Querem é utilizar os utentes como receptáculos de publicidade e para fins comerciais que outrora eram muito diferentes e até impensáveis. Em tal ambiente a pressão sobre os gestores e os agentes na sociedade, com poder de decisão, está em níveis nunca antes vistos. Por um lado, são exigidas empresas competitivas e que façam uso da tecnologia, tecnologia que muitas das vezes é nova e tem custos assim como perigos. A privacidade da informação, quer de adultos, quer de crianças, é fundamental. Nunca antes os nossos jovens tiveram acesso a tanta informação e de forma praticamente grátis. A Internet mudou radicalmente como acedemos à informação e ao conhecimento e os pais deixaram de ser a resposta para tudo e para todas as questões dos seus filhos – tendo sido substituídos, em muitos casos, por motores de busca como o Google, e outros (dependendo também da geografia do consumidor, sendo a China uma região grande e preponderante, mas que tem regras e instituições muito próprias). Também na sala de aula os educadores, em especial no ensino superior, se deparam com esta nova realidade em que, se fazem perguntas às quais o Google tem resposta, terão dificuldade em assegurar salas cheias de alunos. Os alunos querem adquirir conhecimento tácito sobre o qual o Google não informa. Este é somente um exemplo dos desafios que a tecnologia coloca. Fica também o desafio ao leitor para nos ajudar a cocriar um futuro cada vez mais igual e não cada vez mais desigual. Mandem-nos, por favor, as vossas sugestões sobre como acompanhar a revolução no meio da qual vivemos hoje em dia. Por último, gostaríamos de agradecer encarecidamente aos autores dos diversos capítulos do livro, pela sua dedicação aos temas, pela sua originalidade, e pela sua paciência e cooperação na revisão dos materiais submetidos.
id RCAP_7091e8d4882c7cfad1f2b44b064e65ee
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligenteInformaçãoConhecimentoSociedade da informaçãoSmart citiesComunidades virtuaisEnsinoGovernançaSetor públicoCidades inteligentesInteroperabilidadeEstacionamento inteligenteEste volume pretende abarcar algumas das evoluções atuais e devido à transformação digital. O mundo está em constante mutação e devido à verdadeira revolução e transformação digital esta mudança tem ocorrido a passos muito rápidos e de forma imprevisível – o que faz com que seja difícil fazer previsões a cinco anos e sobre como estarão certas indústrias afetadas pela tecnologia, no futuro. As redes sociais online modificaram a forma como nos expomos e apresentamos. Os smartphones tornaram tudo mais móvel – temos grandes computadores, muito potentes, no nosso bolso e connosco todos os dias. O negócio das apps e do software mudou de paradigma – o que conta são os seguidores e muito do software agora é grátis. Vejamos o caso do Facebook, do Instagram, e até do WhatsApp – plataformas grátis. Querem é utilizar os utentes como receptáculos de publicidade e para fins comerciais que outrora eram muito diferentes e até impensáveis. Em tal ambiente a pressão sobre os gestores e os agentes na sociedade, com poder de decisão, está em níveis nunca antes vistos. Por um lado, são exigidas empresas competitivas e que façam uso da tecnologia, tecnologia que muitas das vezes é nova e tem custos assim como perigos. A privacidade da informação, quer de adultos, quer de crianças, é fundamental. Nunca antes os nossos jovens tiveram acesso a tanta informação e de forma praticamente grátis. A Internet mudou radicalmente como acedemos à informação e ao conhecimento e os pais deixaram de ser a resposta para tudo e para todas as questões dos seus filhos – tendo sido substituídos, em muitos casos, por motores de busca como o Google, e outros (dependendo também da geografia do consumidor, sendo a China uma região grande e preponderante, mas que tem regras e instituições muito próprias). Também na sala de aula os educadores, em especial no ensino superior, se deparam com esta nova realidade em que, se fazem perguntas às quais o Google tem resposta, terão dificuldade em assegurar salas cheias de alunos. Os alunos querem adquirir conhecimento tácito sobre o qual o Google não informa. Este é somente um exemplo dos desafios que a tecnologia coloca. Fica também o desafio ao leitor para nos ajudar a cocriar um futuro cada vez mais igual e não cada vez mais desigual. Mandem-nos, por favor, as vossas sugestões sobre como acompanhar a revolução no meio da qual vivemos hoje em dia. Por último, gostaríamos de agradecer encarecidamente aos autores dos diversos capítulos do livro, pela sua dedicação aos temas, pela sua originalidade, e pela sua paciência e cooperação na revisão dos materiais submetidos.Sílabas & Desafios2020-03-18T18:04:28Z2017-12-01T00:00:00Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28005por978-989-8842-28-2Moreira, FernandoAu-Yong-Oliveira, ManuelGonçalves, RamiroCosta, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:08Zoai:ria.ua.pt:10773/28005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:38.006774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
title Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
spellingShingle Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
Moreira, Fernando
Informação
Conhecimento
Sociedade da informação
Smart cities
Comunidades virtuais
Ensino
Governança
Setor público
Cidades inteligentes
Interoperabilidade
Estacionamento inteligente
title_short Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
title_full Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
title_fullStr Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
title_full_unstemmed Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
title_sort Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
author Moreira, Fernando
author_facet Moreira, Fernando
Au-Yong-Oliveira, Manuel
Gonçalves, Ramiro
Costa, Carlos
author_role author
author2 Au-Yong-Oliveira, Manuel
Gonçalves, Ramiro
Costa, Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Fernando
Au-Yong-Oliveira, Manuel
Gonçalves, Ramiro
Costa, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Informação
Conhecimento
Sociedade da informação
Smart cities
Comunidades virtuais
Ensino
Governança
Setor público
Cidades inteligentes
Interoperabilidade
Estacionamento inteligente
topic Informação
Conhecimento
Sociedade da informação
Smart cities
Comunidades virtuais
Ensino
Governança
Setor público
Cidades inteligentes
Interoperabilidade
Estacionamento inteligente
description Este volume pretende abarcar algumas das evoluções atuais e devido à transformação digital. O mundo está em constante mutação e devido à verdadeira revolução e transformação digital esta mudança tem ocorrido a passos muito rápidos e de forma imprevisível – o que faz com que seja difícil fazer previsões a cinco anos e sobre como estarão certas indústrias afetadas pela tecnologia, no futuro. As redes sociais online modificaram a forma como nos expomos e apresentamos. Os smartphones tornaram tudo mais móvel – temos grandes computadores, muito potentes, no nosso bolso e connosco todos os dias. O negócio das apps e do software mudou de paradigma – o que conta são os seguidores e muito do software agora é grátis. Vejamos o caso do Facebook, do Instagram, e até do WhatsApp – plataformas grátis. Querem é utilizar os utentes como receptáculos de publicidade e para fins comerciais que outrora eram muito diferentes e até impensáveis. Em tal ambiente a pressão sobre os gestores e os agentes na sociedade, com poder de decisão, está em níveis nunca antes vistos. Por um lado, são exigidas empresas competitivas e que façam uso da tecnologia, tecnologia que muitas das vezes é nova e tem custos assim como perigos. A privacidade da informação, quer de adultos, quer de crianças, é fundamental. Nunca antes os nossos jovens tiveram acesso a tanta informação e de forma praticamente grátis. A Internet mudou radicalmente como acedemos à informação e ao conhecimento e os pais deixaram de ser a resposta para tudo e para todas as questões dos seus filhos – tendo sido substituídos, em muitos casos, por motores de busca como o Google, e outros (dependendo também da geografia do consumidor, sendo a China uma região grande e preponderante, mas que tem regras e instituições muito próprias). Também na sala de aula os educadores, em especial no ensino superior, se deparam com esta nova realidade em que, se fazem perguntas às quais o Google tem resposta, terão dificuldade em assegurar salas cheias de alunos. Os alunos querem adquirir conhecimento tácito sobre o qual o Google não informa. Este é somente um exemplo dos desafios que a tecnologia coloca. Fica também o desafio ao leitor para nos ajudar a cocriar um futuro cada vez mais igual e não cada vez mais desigual. Mandem-nos, por favor, as vossas sugestões sobre como acompanhar a revolução no meio da qual vivemos hoje em dia. Por último, gostaríamos de agradecer encarecidamente aos autores dos diversos capítulos do livro, pela sua dedicação aos temas, pela sua originalidade, e pela sua paciência e cooperação na revisão dos materiais submetidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01T00:00:00Z
2017-12
2020-03-18T18:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28005
url http://hdl.handle.net/10773/28005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8842-28-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sílabas & Desafios
publisher.none.fl_str_mv Sílabas & Desafios
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137662040276992