Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/28005 |
Resumo: | Este volume pretende abarcar algumas das evoluções atuais e devido à transformação digital. O mundo está em constante mutação e devido à verdadeira revolução e transformação digital esta mudança tem ocorrido a passos muito rápidos e de forma imprevisível – o que faz com que seja difícil fazer previsões a cinco anos e sobre como estarão certas indústrias afetadas pela tecnologia, no futuro. As redes sociais online modificaram a forma como nos expomos e apresentamos. Os smartphones tornaram tudo mais móvel – temos grandes computadores, muito potentes, no nosso bolso e connosco todos os dias. O negócio das apps e do software mudou de paradigma – o que conta são os seguidores e muito do software agora é grátis. Vejamos o caso do Facebook, do Instagram, e até do WhatsApp – plataformas grátis. Querem é utilizar os utentes como receptáculos de publicidade e para fins comerciais que outrora eram muito diferentes e até impensáveis. Em tal ambiente a pressão sobre os gestores e os agentes na sociedade, com poder de decisão, está em níveis nunca antes vistos. Por um lado, são exigidas empresas competitivas e que façam uso da tecnologia, tecnologia que muitas das vezes é nova e tem custos assim como perigos. A privacidade da informação, quer de adultos, quer de crianças, é fundamental. Nunca antes os nossos jovens tiveram acesso a tanta informação e de forma praticamente grátis. A Internet mudou radicalmente como acedemos à informação e ao conhecimento e os pais deixaram de ser a resposta para tudo e para todas as questões dos seus filhos – tendo sido substituídos, em muitos casos, por motores de busca como o Google, e outros (dependendo também da geografia do consumidor, sendo a China uma região grande e preponderante, mas que tem regras e instituições muito próprias). Também na sala de aula os educadores, em especial no ensino superior, se deparam com esta nova realidade em que, se fazem perguntas às quais o Google tem resposta, terão dificuldade em assegurar salas cheias de alunos. Os alunos querem adquirir conhecimento tácito sobre o qual o Google não informa. Este é somente um exemplo dos desafios que a tecnologia coloca. Fica também o desafio ao leitor para nos ajudar a cocriar um futuro cada vez mais igual e não cada vez mais desigual. Mandem-nos, por favor, as vossas sugestões sobre como acompanhar a revolução no meio da qual vivemos hoje em dia. Por último, gostaríamos de agradecer encarecidamente aos autores dos diversos capítulos do livro, pela sua dedicação aos temas, pela sua originalidade, e pela sua paciência e cooperação na revisão dos materiais submetidos. |
id |
RCAP_7091e8d4882c7cfad1f2b44b064e65ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/28005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligenteInformaçãoConhecimentoSociedade da informaçãoSmart citiesComunidades virtuaisEnsinoGovernançaSetor públicoCidades inteligentesInteroperabilidadeEstacionamento inteligenteEste volume pretende abarcar algumas das evoluções atuais e devido à transformação digital. O mundo está em constante mutação e devido à verdadeira revolução e transformação digital esta mudança tem ocorrido a passos muito rápidos e de forma imprevisível – o que faz com que seja difícil fazer previsões a cinco anos e sobre como estarão certas indústrias afetadas pela tecnologia, no futuro. As redes sociais online modificaram a forma como nos expomos e apresentamos. Os smartphones tornaram tudo mais móvel – temos grandes computadores, muito potentes, no nosso bolso e connosco todos os dias. O negócio das apps e do software mudou de paradigma – o que conta são os seguidores e muito do software agora é grátis. Vejamos o caso do Facebook, do Instagram, e até do WhatsApp – plataformas grátis. Querem é utilizar os utentes como receptáculos de publicidade e para fins comerciais que outrora eram muito diferentes e até impensáveis. Em tal ambiente a pressão sobre os gestores e os agentes na sociedade, com poder de decisão, está em níveis nunca antes vistos. Por um lado, são exigidas empresas competitivas e que façam uso da tecnologia, tecnologia que muitas das vezes é nova e tem custos assim como perigos. A privacidade da informação, quer de adultos, quer de crianças, é fundamental. Nunca antes os nossos jovens tiveram acesso a tanta informação e de forma praticamente grátis. A Internet mudou radicalmente como acedemos à informação e ao conhecimento e os pais deixaram de ser a resposta para tudo e para todas as questões dos seus filhos – tendo sido substituídos, em muitos casos, por motores de busca como o Google, e outros (dependendo também da geografia do consumidor, sendo a China uma região grande e preponderante, mas que tem regras e instituições muito próprias). Também na sala de aula os educadores, em especial no ensino superior, se deparam com esta nova realidade em que, se fazem perguntas às quais o Google tem resposta, terão dificuldade em assegurar salas cheias de alunos. Os alunos querem adquirir conhecimento tácito sobre o qual o Google não informa. Este é somente um exemplo dos desafios que a tecnologia coloca. Fica também o desafio ao leitor para nos ajudar a cocriar um futuro cada vez mais igual e não cada vez mais desigual. Mandem-nos, por favor, as vossas sugestões sobre como acompanhar a revolução no meio da qual vivemos hoje em dia. Por último, gostaríamos de agradecer encarecidamente aos autores dos diversos capítulos do livro, pela sua dedicação aos temas, pela sua originalidade, e pela sua paciência e cooperação na revisão dos materiais submetidos.Sílabas & Desafios2020-03-18T18:04:28Z2017-12-01T00:00:00Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28005por978-989-8842-28-2Moreira, FernandoAu-Yong-Oliveira, ManuelGonçalves, RamiroCosta, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:08Zoai:ria.ua.pt:10773/28005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:38.006774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente |
title |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente |
spellingShingle |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente Moreira, Fernando Informação Conhecimento Sociedade da informação Smart cities Comunidades virtuais Ensino Governança Setor público Cidades inteligentes Interoperabilidade Estacionamento inteligente |
title_short |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente |
title_full |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente |
title_fullStr |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente |
title_full_unstemmed |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente |
title_sort |
Transformação digital: oportunidades e ameaças para uma competitividade mais inteligente |
author |
Moreira, Fernando |
author_facet |
Moreira, Fernando Au-Yong-Oliveira, Manuel Gonçalves, Ramiro Costa, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Au-Yong-Oliveira, Manuel Gonçalves, Ramiro Costa, Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Fernando Au-Yong-Oliveira, Manuel Gonçalves, Ramiro Costa, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação Conhecimento Sociedade da informação Smart cities Comunidades virtuais Ensino Governança Setor público Cidades inteligentes Interoperabilidade Estacionamento inteligente |
topic |
Informação Conhecimento Sociedade da informação Smart cities Comunidades virtuais Ensino Governança Setor público Cidades inteligentes Interoperabilidade Estacionamento inteligente |
description |
Este volume pretende abarcar algumas das evoluções atuais e devido à transformação digital. O mundo está em constante mutação e devido à verdadeira revolução e transformação digital esta mudança tem ocorrido a passos muito rápidos e de forma imprevisível – o que faz com que seja difícil fazer previsões a cinco anos e sobre como estarão certas indústrias afetadas pela tecnologia, no futuro. As redes sociais online modificaram a forma como nos expomos e apresentamos. Os smartphones tornaram tudo mais móvel – temos grandes computadores, muito potentes, no nosso bolso e connosco todos os dias. O negócio das apps e do software mudou de paradigma – o que conta são os seguidores e muito do software agora é grátis. Vejamos o caso do Facebook, do Instagram, e até do WhatsApp – plataformas grátis. Querem é utilizar os utentes como receptáculos de publicidade e para fins comerciais que outrora eram muito diferentes e até impensáveis. Em tal ambiente a pressão sobre os gestores e os agentes na sociedade, com poder de decisão, está em níveis nunca antes vistos. Por um lado, são exigidas empresas competitivas e que façam uso da tecnologia, tecnologia que muitas das vezes é nova e tem custos assim como perigos. A privacidade da informação, quer de adultos, quer de crianças, é fundamental. Nunca antes os nossos jovens tiveram acesso a tanta informação e de forma praticamente grátis. A Internet mudou radicalmente como acedemos à informação e ao conhecimento e os pais deixaram de ser a resposta para tudo e para todas as questões dos seus filhos – tendo sido substituídos, em muitos casos, por motores de busca como o Google, e outros (dependendo também da geografia do consumidor, sendo a China uma região grande e preponderante, mas que tem regras e instituições muito próprias). Também na sala de aula os educadores, em especial no ensino superior, se deparam com esta nova realidade em que, se fazem perguntas às quais o Google tem resposta, terão dificuldade em assegurar salas cheias de alunos. Os alunos querem adquirir conhecimento tácito sobre o qual o Google não informa. Este é somente um exemplo dos desafios que a tecnologia coloca. Fica também o desafio ao leitor para nos ajudar a cocriar um futuro cada vez mais igual e não cada vez mais desigual. Mandem-nos, por favor, as vossas sugestões sobre como acompanhar a revolução no meio da qual vivemos hoje em dia. Por último, gostaríamos de agradecer encarecidamente aos autores dos diversos capítulos do livro, pela sua dedicação aos temas, pela sua originalidade, e pela sua paciência e cooperação na revisão dos materiais submetidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01T00:00:00Z 2017-12 2020-03-18T18:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/28005 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/28005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8842-28-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sílabas & Desafios |
publisher.none.fl_str_mv |
Sílabas & Desafios |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137662040276992 |