Relatório da prática de ensino supervisionada: a compreensão crítica das imagens como competência das artes visuais: uma aproximação aos estudos da cultura visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12985 |
Resumo: | A Compreensão Crítica das Imagens como Competência das Artes Visuais: Uma Aproximação aos Estudos da Cultura Visual. O conceito de cultura visual não tem uma definição sistematizada entre os investigadores, por ser um campo de estudos em contínua transformação e por esse motivo Smith (em Hernández 2013:78), sugere que se devem pensar os estudos da cultura visual como uma “metodologia viva”. Foi Hernández (em Sardelich 2006:214), que adicionou a expressão compreensão crítica na sua abordagem à cultura visual, considerando que possui uma ampla oferta de referentes e conduz o campo de estudo para os seus significados culturais, vinculando-se à noção de mediação de representações, valores e identidades. A escolha deste tema parece redundante, pois muitos já o escolheram para as suas teses, no entanto, a minha escolha deve-se ao facto de muitos investigadores proporem a implementação de modelos pedagógicos baseados nos estudos da cultura visual e na prática não se assistir a essa mobilização por parte dos professores, limitados pelos currículos oficiais. Os modelos pedagógicos das artes visuais deverão ir além das abordagens clássicas previstas e os estudos da cultura visual, refere Sardelich (2006:204), vêm colocar novas questões e dilemas de investigação, como o porquê da importância da cultura visual no contexto escolar? Se não será mais uma expressão para confundir os professores ou que professores poderão desenvolver atividades neste âmbito? Questões como estas podem levar os professores mais atentos a utilizar os currículos oficiais como uma referência e não como um documento a seguir integralmente, encontrando novos objetivos, conteúdos e estratégias metodológicas; ABSTRACT: The Critical Understanding of Images as a Competence of Visual Arts: An Approach to the Studies of Visual Culture. The definition of the concept of visual culture is not systematized amongst the investigators, because it is a field of study in continuous transformation and for that reason Smith (2008), quoted by Hernández (2013, p.78) suggests that one must think of visual culture studies as a “living methodology”. It was Hernández (2000), quoted by Sardelich (2006, p.214) who added the expression critical understanding on his approach to visual culture, considering that it has a vast offer of referentials and that it leads the field of study to its cultural meanings. Also entailing this expression to the notion of mediation of representations, values and identities. This theme may seem redundant, for many have chosen it for their own thesis previously, nevertheless, I am aware that many investigators propose pedagogical models based on studies of visual culture but when it comes to real practice teachers are not able to implement it, since they find themselves restrained by the official curricula. The pedagogical models of visual arts should go beyond their expected classical approaches and the studies of visual culture, as Sardelich mentions (2006, p.204), create new questions and investigation dilemmas, such as why is visual culture so important to school context? Is it another expression to confuse teachers or can teachers develop activities according to this theme? These questions may lead attentive teachers to use the official curriculum as a reference and not as a fixed document, while trying to find new goals, contents and methodological strategies. |
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