Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Florindo José Franco Gaspar dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/83973
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Pública Empresarial - extinto apresentado à Faculdade de Direito
id RCAP_709ed4d10f78549adfbc4e9c7cdace37
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/83973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de CoimbraLEAN APPLIED IN THE FINANCIAL SERVICES OF CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRAGestão da QualidadeFilosofia LeanMelhoria ContínuaManual de ProcedimentosQuality ManagementLean PhilosophyContinuous ImprovementProcedures ManualRelatório de Estágio do Mestrado em Administração Pública Empresarial - extinto apresentado à Faculdade de DireitoEste relatório é o resultado do estágio em Administração Pública Empresarial realizado nos CHUC. Durante o estágio realizou-se um caso de estudo nos Serviços Financeiros do CHUC que teve como principal objectivo melhorar a qualidade dos procedimentos administrativos realizados neste serviço. Para o efeito, aplicou-se os princípios norteadores da filosofia lean – uma ferramenta da Gestão da Qualidade. Os resultados do estudo demonstram que a aplicação do lean aumenta a eficiência dos processos através da eliminação do desperdício, que, por sua vez, implica valor acrescentado para o cliente/utente. No sentido da melhoria contínua dos processos deste serviço, e através dos procedimentos lean, foi elaborado um manual de procedimentos.Este relatório é o resultado do estágio em Administração Pública Empresarial realizado nos CHUC. Durante o estágio realizou-se um caso de estudo nos Serviços Financeiros do CHUC que teve como principal objectivo melhorar a qualidade dos procedimentos administrativos realizados neste serviço. Para o efeito, aplicou-se os princípios norteadores da filosofia lean – uma ferramenta da Gestão da Qualidade. Os resultados do estudo demonstram que a aplicação do lean aumenta a eficiência dos processos através da eliminação do desperdício, que, por sua vez, implica valor acrescentado para o cliente/utente. No sentido da melhoria contínua dos processos deste serviço, e através dos procedimentos lean, foi elaborado um manual de procedimentos.Este relatório é o resultado do estágio em Administração Pública Empresarial realizado nos CHUC. Durante o estágio realizou-se um caso de estudo nos Serviços Financeiros do CHUC que teve como principal objectivo melhorar a qualidade dos procedimentos administrativos realizados neste serviço. Para o efeito, aplicou-se os princípios norteadores da filosofia lean – uma ferramenta da Gestão da Qualidade. Os resultados do estudo demonstram que a aplicação do lean aumenta a eficiência dos processos através da eliminação do desperdício, que, por sua vez, implica valor acrescentado para o cliente/utente. No sentido da melhoria contínua dos processos deste serviço, e através dos procedimentos lean, foi elaborado um manual de procedimentos.This report is the result of an internship in Administration of State-Owned Enterprises at CHUC. During the internship, a case study was carried out at CHUC’s financial services, which the main objective of improving the quality of the administrative procedures in this service. For this purpose, the guiding principles of lean philosophy (one tool of Quality Management) were applied. The results of the study demonstrates that the application of lean increases the efficiency of processes by eliminating waste, which in turn implies added value for the costumer/ user. In the sense of continuous improvement of this service’s processes, and through lean procedures, a procedures manual was drafted.This report is the result of an internship in Administration of State-Owned Enterprises at CHUC. During the internship, a case study was carried out at CHUC’s financial services, which the main objective of improving the quality of the administrative procedures in this service. For this purpose, the guiding principles of lean philosophy (one tool of Quality Management) were applied. The results of the study demonstrates that the application of lean increases the efficiency of processes by eliminating waste, which in turn implies added value for the costumer/ user. In the sense of continuous improvement of this service’s processes, and through lean procedures, a procedures manual was drafted.This report is the result of an internship in Administration of State-Owned Enterprises at CHUC. During the internship, a case study was carried out at CHUC’s financial services, which the main objective of improving the quality of the administrative procedures in this service. For this purpose, the guiding principles of lean philosophy (one tool of Quality Management) were applied. The results of the study demonstrates that the application of lean increases the efficiency of processes by eliminating waste, which in turn implies added value for the costumer/ user. In the sense of continuous improvement of this service’s processes, and through lean procedures, a procedures manual was drafted.2017-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/83973http://hdl.handle.net/10316/83973TID:202141837pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Florindo José Franco Gaspar dosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/83973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:38.527323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
LEAN APPLIED IN THE FINANCIAL SERVICES OF CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA
title Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
spellingShingle Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Santos, Florindo José Franco Gaspar dos
Gestão da Qualidade
Filosofia Lean
Melhoria Contínua
Manual de Procedimentos
Quality Management
Lean Philosophy
Continuous Improvement
Procedures Manual
title_short Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
title_full Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
title_fullStr Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
title_full_unstemmed Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
title_sort Lean aplicado aos serviços financeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
author Santos, Florindo José Franco Gaspar dos
author_facet Santos, Florindo José Franco Gaspar dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Florindo José Franco Gaspar dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Qualidade
Filosofia Lean
Melhoria Contínua
Manual de Procedimentos
Quality Management
Lean Philosophy
Continuous Improvement
Procedures Manual
topic Gestão da Qualidade
Filosofia Lean
Melhoria Contínua
Manual de Procedimentos
Quality Management
Lean Philosophy
Continuous Improvement
Procedures Manual
description Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Pública Empresarial - extinto apresentado à Faculdade de Direito
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/83973
http://hdl.handle.net/10316/83973
TID:202141837
url http://hdl.handle.net/10316/83973
identifier_str_mv TID:202141837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133947733475328