Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31127 |
Resumo: | Neste Relatório Final será apresentada uma Proposta de Intervenção desenvolvida com uma turma de crianças do 1.º ano do 1.º CEB, realizada no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A sua finalidade foi “conceber, implementar e avaliar uma proposta de intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade visando a desconstrução de estereótipos de género”. Os Super-heróis e Super-heroínas, presentes em desenhos animados, foram a base para este trabalho, sendo que foram analisadas algumas das suas características. Com esta Proposta de Intervenção verificou-se que as crianças possuíam estereótipos de género que foram sendo desconstruídos ao longo da intervenção. Destaca-se a importância da escola e das famílias na desconstrução destas conceções, uma vez que são estas os pilares da educação das crianças. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório Final apresenta também uma componente reflexiva, onde são apresentadas as conclusões, assim como as dificuldades encontradas ao longo da implementação da Proposta de Intervenção. |
id |
RCAP_70cc9d49dd38cff635dbc808b8c9f866 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEBEstereótipos de GéneroSuper Heróis / HeroínasDesenhos AnimadosEnsino Básico 1º CicloNeste Relatório Final será apresentada uma Proposta de Intervenção desenvolvida com uma turma de crianças do 1.º ano do 1.º CEB, realizada no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A sua finalidade foi “conceber, implementar e avaliar uma proposta de intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade visando a desconstrução de estereótipos de género”. Os Super-heróis e Super-heroínas, presentes em desenhos animados, foram a base para este trabalho, sendo que foram analisadas algumas das suas características. Com esta Proposta de Intervenção verificou-se que as crianças possuíam estereótipos de género que foram sendo desconstruídos ao longo da intervenção. Destaca-se a importância da escola e das famílias na desconstrução destas conceções, uma vez que são estas os pilares da educação das crianças. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório Final apresenta também uma componente reflexiva, onde são apresentadas as conclusões, assim como as dificuldades encontradas ao longo da implementação da Proposta de Intervenção.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumMendes, Ana Filipa Quintas2020-01-30T10:22:40Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31127202382630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.581186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB |
title |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB |
spellingShingle |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB Mendes, Ana Filipa Quintas Estereótipos de Género Super Heróis / Heroínas Desenhos Animados Ensino Básico 1º Ciclo |
title_short |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB |
title_full |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB |
title_fullStr |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB |
title_sort |
Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB |
author |
Mendes, Ana Filipa Quintas |
author_facet |
Mendes, Ana Filipa Quintas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ana Filipa Quintas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estereótipos de Género Super Heróis / Heroínas Desenhos Animados Ensino Básico 1º Ciclo |
topic |
Estereótipos de Género Super Heróis / Heroínas Desenhos Animados Ensino Básico 1º Ciclo |
description |
Neste Relatório Final será apresentada uma Proposta de Intervenção desenvolvida com uma turma de crianças do 1.º ano do 1.º CEB, realizada no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A sua finalidade foi “conceber, implementar e avaliar uma proposta de intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade visando a desconstrução de estereótipos de género”. Os Super-heróis e Super-heroínas, presentes em desenhos animados, foram a base para este trabalho, sendo que foram analisadas algumas das suas características. Com esta Proposta de Intervenção verificou-se que as crianças possuíam estereótipos de género que foram sendo desconstruídos ao longo da intervenção. Destaca-se a importância da escola e das famílias na desconstrução destas conceções, uma vez que são estas os pilares da educação das crianças. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório Final apresenta também uma componente reflexiva, onde são apresentadas as conclusões, assim como as dificuldades encontradas ao longo da implementação da Proposta de Intervenção. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-30T10:22:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31127 202382630 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31127 |
identifier_str_mv |
202382630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130030194819072 |