Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Filipa Quintas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31127
Resumo: Neste Relatório Final será apresentada uma Proposta de Intervenção desenvolvida com uma turma de crianças do 1.º ano do 1.º CEB, realizada no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A sua finalidade foi “conceber, implementar e avaliar uma proposta de intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade visando a desconstrução de estereótipos de género”. Os Super-heróis e Super-heroínas, presentes em desenhos animados, foram a base para este trabalho, sendo que foram analisadas algumas das suas características. Com esta Proposta de Intervenção verificou-se que as crianças possuíam estereótipos de género que foram sendo desconstruídos ao longo da intervenção. Destaca-se a importância da escola e das famílias na desconstrução destas conceções, uma vez que são estas os pilares da educação das crianças. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório Final apresenta também uma componente reflexiva, onde são apresentadas as conclusões, assim como as dificuldades encontradas ao longo da implementação da Proposta de Intervenção.
id RCAP_70cc9d49dd38cff635dbc808b8c9f866
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEBEstereótipos de GéneroSuper Heróis / HeroínasDesenhos AnimadosEnsino Básico 1º CicloNeste Relatório Final será apresentada uma Proposta de Intervenção desenvolvida com uma turma de crianças do 1.º ano do 1.º CEB, realizada no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A sua finalidade foi “conceber, implementar e avaliar uma proposta de intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade visando a desconstrução de estereótipos de género”. Os Super-heróis e Super-heroínas, presentes em desenhos animados, foram a base para este trabalho, sendo que foram analisadas algumas das suas características. Com esta Proposta de Intervenção verificou-se que as crianças possuíam estereótipos de género que foram sendo desconstruídos ao longo da intervenção. Destaca-se a importância da escola e das famílias na desconstrução destas conceções, uma vez que são estas os pilares da educação das crianças. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório Final apresenta também uma componente reflexiva, onde são apresentadas as conclusões, assim como as dificuldades encontradas ao longo da implementação da Proposta de Intervenção.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumMendes, Ana Filipa Quintas2020-01-30T10:22:40Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31127202382630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.581186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
title Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
spellingShingle Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
Mendes, Ana Filipa Quintas
Estereótipos de Género
Super Heróis / Heroínas
Desenhos Animados
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
title_full Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
title_fullStr Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
title_full_unstemmed Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
title_sort Super-herois e super-heroínas: o papel dos desenhos animados na desconstrução de estereótipos de género no 1.º CEB
author Mendes, Ana Filipa Quintas
author_facet Mendes, Ana Filipa Quintas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Filipa Quintas
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipos de Género
Super Heróis / Heroínas
Desenhos Animados
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Estereótipos de Género
Super Heróis / Heroínas
Desenhos Animados
Ensino Básico 1º Ciclo
description Neste Relatório Final será apresentada uma Proposta de Intervenção desenvolvida com uma turma de crianças do 1.º ano do 1.º CEB, realizada no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. A sua finalidade foi “conceber, implementar e avaliar uma proposta de intervenção com crianças do 1.º ano de escolaridade visando a desconstrução de estereótipos de género”. Os Super-heróis e Super-heroínas, presentes em desenhos animados, foram a base para este trabalho, sendo que foram analisadas algumas das suas características. Com esta Proposta de Intervenção verificou-se que as crianças possuíam estereótipos de género que foram sendo desconstruídos ao longo da intervenção. Destaca-se a importância da escola e das famílias na desconstrução destas conceções, uma vez que são estas os pilares da educação das crianças. Para além da componente teórica e investigativa, este Relatório Final apresenta também uma componente reflexiva, onde são apresentadas as conclusões, assim como as dificuldades encontradas ao longo da implementação da Proposta de Intervenção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-30T10:22:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31127
202382630
url http://hdl.handle.net/10400.26/31127
identifier_str_mv 202382630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130030194819072