As melodias de Kyrie em fontes portuguesas de cantochão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/65243 |
Resumo: | Faz parte desta tese várias partituras não foram disponibilizadas por motivos de D.A. Estão disponíveis na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
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As melodias de Kyrie em fontes portuguesas de cantochãoMúsica AntigaCantochãoKyrie,MonodiaLiturgiaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesFaz parte desta tese várias partituras não foram disponibilizadas por motivos de D.A. Estão disponíveis na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaPretende-se com esta tese identificar e apresentar as melodias de Kyrie utilizadas em fontes manuscritas em Portugal até c. 1650 e analisar quer as suas variantes, quer a sua distribuição pelas diferentes tradições litúrgicas. Pretende-se assim clarificar a forma como foi adoptado entre nós o canto de Kyrie do Ordinário da Missa, lançando as bases para o estudo da sua evolução. Por não existir uma listagem onde pudesse encontrar os manuscritos relevantes para esta análise, a investigação para a tese passou inicialmente por uma fase de levantamento de fontes. Foram examinados os manuscritos recolhidos em projectos de digitalização do CESEM assim como fontes de outras entidades (veja-se apêndice A para listagem das fontes). Algumas das fontes possuem textos latinos adicionados ao grego original (tropos) mas que alguns autores consideram estar primitivamente associados às melodias. Para todas as fontes, com ou sem texto latino/tropo, foi elaborada uma tabela de identificação das melodias (veja-se o capítulo II.1 para presença de texto latino e II.2 para os restantes casos). Depois da recolha das melodias nos manuscritos houve uma fase de análise e discussão acerca da música e das suas fontes (capítulo III). Nesta fase pretendeu-se formar uma ideia sobre que melodias eram mais correntes, em que zonas e/ou tradições religiosas essas melodias se encontram e quais não foi possível identificar. Também se teve em conta a categoria da festa associada à melodia, sempre que as fontes a declararem (veja-se a secção III.2). Para uma melhor percepção da utilização e difusão das melodias, foi também criada uma tabela focada no material musical onde se pode perceber quais eram as mais correntes, quais caíram em desuso, quais não estão no catálogo de Melnicki ou no Suplemento hispânico ao Kyriale, quais são raras ou inéditas, antigas ou de introdução recente (veja-se a tabela no apêndice B).This dissertation identifies and presents the Kyrie melodies as they appear in Portuguese manuscript sources dated before c. 1650; it intends to analyse both their variants and their distribution among different liturgical traditions. It is hoped that this will clarify the ways in which the Kyrie chant of the Ordinary of the Mass was adopted in this geographical area, allowing the study of its evolution. Since no list of manuscripts relevant for this analysis was previously available, the first stage of research was a survey of extant sources. Manuscripts already digitized by CESEM, as well as books in other institutions were examined (see Appendix A for a listing). Some of these manuscripts have Latin texts added to the original Greek (tropes) but some authors consider that these texts were originally associated with the melodies. For all sources, with or without Latin text/trope, a Table with the identification of the melodies was prepared (see chapter II.1 for “troped” Kyries and II.2 for the remaining). After the melodies were collected and transcribed from the MSS., there was a stage of analysis and discussion of the music and their sources (chapter III). At this point we tried to ascertain which melodies were more widespread, in what areas they were sung or with what liturgical traditions they were associated, and which pose problems of identification. The category of the feast(s) for which melodies were meant was also taken into account whenever the information was given in the source (see section III.2). To allow a better perception of the use and diffusion of the melodies a table was created focused on the music material, where the reader can find which tunes were current, which were abandoned, which have parallels in the Melnicki catalogue or in the Hispanic Supplement to the Kyriale, which are rare or unpublished, which are old or of recent introduction (see table in Appendix B).Ferreira, Manuel PedroRUNCrespo, Carla Isabel Pereira2019-04-01T14:57:24Z2019-02-052018-11-172019-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/65243TID:202185141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:30:58Zoai:run.unl.pt:10362/65243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:34:16.607541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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