Da emergência extra-hospitalar ao serviço de urgência : atuação do enfermeiro especialista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38213 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Final e Relatório, inserida no Plano Curricular do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, no Instituto de Ciências da Saúde – Porto da Universidade Católica Portuguesa, no ano letivo 2021/2022. A realização desde documento visa espelhar o percurso efetuado no Estágio, quer no desenvolvimento de competências académicas, quer no crescimento profissional e pessoal neste tempo de exceção que se vivencia. O percurso decorreu no Serviço de Urgência e na Emergência Extra-hospitalar – SIV no período de 6 de setembro e 18 de dezembro de 2021. O presente documento estruturalmente é constituído por três principais pontos: o 1º no qual se realizou a caracterização dos contextos, numa vertente descritiva mas também crítico-reflexiva, um breve resumo do trajeto percorrido no estágio do 1º ano em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, e uma análise crítico-reflexiva dos objetivos atingidos, as atividades realizadas e as competências adquiridas no percurso deste estágio final em contexto de SU e Emergência Extra-hospitalar – SIV; no 2º ponto surge uma pesquisa bibliográfica que visou compreender as vantagens/desvantagens da utilização do colar cervical na pessoa politraumatizada em contexto de Emergência Extra-hospitalar; e no 3º ponto surge uma pesquisa bibliográfica sobre a recolha de vestígios forenses decorrentes de vítimas de agressão/crime ou morte, devido a uma ocorrência que surgiu em contexto de estágio no SU, que deu origem a um trabalho sobre o referido tema. Durante a realização de ambos os estágios, desenvolveram-se competências de prestação e gestão de cuidados à pessoa em situação crítica e na antecipação da instabilidade e risco de falência orgânica; administração de protocolos terapêuticos complexos; gestão diferenciada da dor e do bem-estar da pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica, otimizando as respostas; assistência da pessoa, família/cuidador nas perturbações emocionais decorrentes da situação crítica de saúde/doença e/ou falência orgânica; gestão da comunicação interpessoal que fundamenta a relação terapêutica com a pessoa, família/cuidador face à situação de alta complexidade do seu estado de saúde; desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica. Assim, neste percurso para obtenção de grau de Mestre em Enfermagem pretendeu-se descrever o conjunto de competências comuns e específicas, desenvolvidas pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Especialização à Pessoa em Situação Crítica, tendo sempre em vista o cuidado da pessoa de uma forma holística durante todo o seu ciclo vital. Conclui-se, assim, que todo este percurso realizado com o intuito de alcançar o grau de Mestre em Enfermagem e Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica, teve implicações a nível profissional, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de um pensamento crítico-reflexivo em toda a gestão e processo de cuidar da pessoa em situação crítica, tendo por base a prestação de cuidados de forma holística e assente na melhor evidência científica disponível. |
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Da emergência extra-hospitalar ao serviço de urgência : atuação do enfermeiro especialistaPessoa em situação críticaServiço de urgênciaEmergência extrahospitalarPerson in critical situationEmergency serviceExtra-hospital emergencyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Final e Relatório, inserida no Plano Curricular do 14º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, no Instituto de Ciências da Saúde – Porto da Universidade Católica Portuguesa, no ano letivo 2021/2022. A realização desde documento visa espelhar o percurso efetuado no Estágio, quer no desenvolvimento de competências académicas, quer no crescimento profissional e pessoal neste tempo de exceção que se vivencia. O percurso decorreu no Serviço de Urgência e na Emergência Extra-hospitalar – SIV no período de 6 de setembro e 18 de dezembro de 2021. O presente documento estruturalmente é constituído por três principais pontos: o 1º no qual se realizou a caracterização dos contextos, numa vertente descritiva mas também crítico-reflexiva, um breve resumo do trajeto percorrido no estágio do 1º ano em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, e uma análise crítico-reflexiva dos objetivos atingidos, as atividades realizadas e as competências adquiridas no percurso deste estágio final em contexto de SU e Emergência Extra-hospitalar – SIV; no 2º ponto surge uma pesquisa bibliográfica que visou compreender as vantagens/desvantagens da utilização do colar cervical na pessoa politraumatizada em contexto de Emergência Extra-hospitalar; e no 3º ponto surge uma pesquisa bibliográfica sobre a recolha de vestígios forenses decorrentes de vítimas de agressão/crime ou morte, devido a uma ocorrência que surgiu em contexto de estágio no SU, que deu origem a um trabalho sobre o referido tema. Durante a realização de ambos os estágios, desenvolveram-se competências de prestação e gestão de cuidados à pessoa em situação crítica e na antecipação da instabilidade e risco de falência orgânica; administração de protocolos terapêuticos complexos; gestão diferenciada da dor e do bem-estar da pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica, otimizando as respostas; assistência da pessoa, família/cuidador nas perturbações emocionais decorrentes da situação crítica de saúde/doença e/ou falência orgânica; gestão da comunicação interpessoal que fundamenta a relação terapêutica com a pessoa, família/cuidador face à situação de alta complexidade do seu estado de saúde; desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica. Assim, neste percurso para obtenção de grau de Mestre em Enfermagem pretendeu-se descrever o conjunto de competências comuns e específicas, desenvolvidas pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Especialização à Pessoa em Situação Crítica, tendo sempre em vista o cuidado da pessoa de uma forma holística durante todo o seu ciclo vital. Conclui-se, assim, que todo este percurso realizado com o intuito de alcançar o grau de Mestre em Enfermagem e Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica, teve implicações a nível profissional, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de um pensamento crítico-reflexivo em toda a gestão e processo de cuidar da pessoa em situação crítica, tendo por base a prestação de cuidados de forma holística e assente na melhor evidência científica disponível.This Internship Report is part of the Curricular Unit - Final Internship and Report, inserted in the Curriculum Plan of the 14th Master's Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for the Person in Critical Situation, at the Institute of Health Sciences – Porto of the Universidade Católica Portuguesa, in the academic year of 2021/2022. The realization of this document aims to reflect the path taken in the Internship, both in the development of academic skills and in the professional and personal growth in this unusual time that we are experiencing. The route took place in the Emergency Department and in the Extra-hospital Emergency - SIV from September 6th to December 18th, 2021. This document structurally consists of three main points: the 1st in which the characterization of the contexts was carried out, in a descriptive but also critical-reflexive aspect, a brief summary of the path taken in the 1st year internship in the context of a Multipurpose Intensive Care Unit , and a critical-reflexive analysis of the objectives achieved, the activities carried out and the skills acquired during this final stage in the context of ED and Extra-hospital Emergency - SIV; in the 2nd point, there is a bibliographic research that aimed to understand the advantages/disadvantages of the use of the cervical collar in the polytraumatized person in the context of Extra-hospital Emergency; and in the 3rd point, there is a bibliographic research on the collection of forensic traces resulting from victims of aggression/crime or death, due to an occurrence that arose in the context of an internship at the ER, which gave rise to a work on the aforementioned topic. During the completion of both stages, skills were developed to provide and manage care for the person in a critical situation and in the anticipation of instability and risk of organic failure; administration of complex therapeutic protocols; differentiated management of pain and well-being of the person in a critical situation and/or organic failure, optimizing the responses; assistance of the person, family/caregiver in the emotional disturbances resulting from the critical health/illness situation and/or organic failure; management of interpersonal communication that underpins the therapeutic relationship with the person, family/caregiver in the face of the highly complex situation of their health status; development of critical reflection skills. Thus, in this path towards obtaining a Master's degree in Nursing, it was intended to describe the set of common and specific competences, developed by the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, in the area of Specialization for the Person in Critical Situation, always having in mind the care person in a holistic way throughout their life cycle. It is concluded, therefore, that all this journey carried out in order to achieve the degree of Master in Nursing and Specialty in Medical-Surgical Nursing in the field of Person in Critical Situation, had implications at a professional level, since it contributed to the development of critical-reflective thinking throughout the management and process of caring for the person in a critical situation, based on the provision of care in a holistic way and based on the best scientific evidence available.Oliveira, Irene Maria SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRaposo, Andreia Filipa Arruda2022-07-14T17:38:20Z2022-06-272022-032022-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38213TID:203035453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:09.027463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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