Da teoria à prática : desafios em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2428 |
Resumo: | Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica. |
id |
RCAP_70e9b27bb48dbbfa9eab03de7e7fdc36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2428 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolarPsicologiaPsicologia clínicaPsicologia da educaçãoVida cognitivaRelatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.Exame público realizado em 25 de Janeiro de 2011.O presente relatório é um compêndio de todo um trabalho desenvolvido durante o estágio de Mestrado em Psicologia Clínica, realizado no Agrupamento de Escolas de Valadares, para o qual foi delineado um Plano de Estágio (Anexo 1) de acordo com as necessidades do referido Agrupamento. Este estágio comportou uma carga horária de 1298 horas, uma vez que o meu horário de estágio iniciava as 8.30h da manhã e terminava às 17.30h, salvo algumas excepções, em que se prolongava um pouco mais. Desta forma, e com vista a dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido, este relatório vai ser divididos em várias partes. Inicialmente, irá ser feita uma breve descrição da instituição que me acolheu, bem como das dinâmicas que a caracterizam. De seguida, será feita uma breve introdução e contextualização teórica acerca do trabalho desenvolvido. Estas servirão para explicar o surgimento da Psicologia, em contexto escolar, para melhor explicar o papel do Psicólogo e tudo o que este profissional pode e deve fazer neste âmbito. Feito isto, apresentarei, então, as actïvidades desenvolvidas por mim ao longo do tempo de estágio. Dentro desta descrição estarão relatados, de uma forma sucinta, os casos por mim acompanhados, que, por serem em largo número, não serão todos alvos de descrição mais pormenorizada. Serão depois descritos, de forma completa, três dos casos por mim acompanhados. O primeiro será um caso de uma criança em idade de Jardim de Tnfância, um segundo caso referir-se-á a um aluno em idade correspondente ao 2° CEB, e um terceiro caso no âmbito da Orientação Escolar e Vocacional. Foram escolhidos estes casos de forma a representar um pouco o trabalho elaborado ao longo das horas de estágio, uma vez que representam as três grandes áreas de intervenção neste agrupamento e no Serviço de Psicologia e Orientação (SPO).Abstract: This report is a compendium of all work done during one stage of the Masters in Clinical Psychology, held at the Group of Schools of Valadares, which was designed for a Stage Plan (Appendix 1) according to the needs of the group. This stage involved a workload of 1298 hours, since my schedule early stages of the 8.30 am and ended at 17.30h, with some exceptions in which lasted a little longer. In this way, and in order to make known all the work, this report will be divided into several parts. Initially, it will be a brief description of the institution that welcomed me as well as the dynamics that characterize it. Then there will be a brief introduction and background on the theoretical work. These serve to explain the emergence of psychology in schools, to better explain the role of the psychologist and all that this professional can and should do in this area. Having done this, then presents the activities undertaken by me over time internship. Within this description will be reported in a summary form, the cases accompanied by me, which, being in large numbers, not all targets will be more detailed. Will be described later, in a complete, three cases accompanied by me. The first is a case of a child in the Garden of Tnfância, a second case will refer to a student-age corresponding to the 2nd CEB, and a third case within the Educational and Vocational Guidance. These cases were chosen to represent a bit of work done during the hours of training, since they represent the three major areas of intervention in this group and the Department of Psychology and Orientation (SPO).2016-05-24T16:22:23Z2016-05-242011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2428http://hdl.handle.net/11067/2428porMartins, Liliana Alexandra da Silva Lopesinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:15Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:34.323238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolar |
title |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolar |
spellingShingle |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolar Martins, Liliana Alexandra da Silva Lopes Psicologia Psicologia clínica Psicologia da educação Vida cognitiva |
title_short |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolar |
title_full |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolar |
title_fullStr |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolar |
title_sort |
Da teoria à prática : desafios em contexto escolar |
author |
Martins, Liliana Alexandra da Silva Lopes |
author_facet |
Martins, Liliana Alexandra da Silva Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Liliana Alexandra da Silva Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia clínica Psicologia da educação Vida cognitiva |
topic |
Psicologia Psicologia clínica Psicologia da educação Vida cognitiva |
description |
Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2016-05-24T16:22:23Z 2016-05-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/2428 http://hdl.handle.net/11067/2428 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/2428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136746098655232 |