DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rui Jorge Gama
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Fernandes, Ricardo Jorge Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/12404
Resumo: A cidade, considerando as transformações económicas, sociais, políticas e tecnológicas, renasce no quadro de um crescente colapso das barreiras espaciais, contribuindo para a formulação de um novo paradigma de desenvolvimento, fortemente relacionado com o aumento da importância dos factores territoriais, essenciais no novo contexto de competitividade entre cidades. Neste sentido, torna-se fulcral definir um quadro de coabitação entre o espaço digital e o espaço físico, entre o veículo de conhecimento e o seu suporte. O digital terá que ser visto como suporte e base para o desenvolvimento de cidades inteligentes, áreas com a competência, por um lado, de albergar o desenvolvimento tecnológico, processos de educação, transferência tecnológica, procedimentos de inovação e meios inovadores, e, por outro, espaços digitais, instrumentos de processamento de informação, transferência de conhecimento e de difusão de conhecimento, pois cada cidade digital não é necessariamente inteligente, mas todas as que são inteligentes têm uma componente digital associada a elas.
id RCAP_70f4d723f8d9ba2731fe4c9071ce75c8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/12404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICATerritórios inteligentesCidades do conhecimentoA cidade, considerando as transformações económicas, sociais, políticas e tecnológicas, renasce no quadro de um crescente colapso das barreiras espaciais, contribuindo para a formulação de um novo paradigma de desenvolvimento, fortemente relacionado com o aumento da importância dos factores territoriais, essenciais no novo contexto de competitividade entre cidades. Neste sentido, torna-se fulcral definir um quadro de coabitação entre o espaço digital e o espaço físico, entre o veículo de conhecimento e o seu suporte. O digital terá que ser visto como suporte e base para o desenvolvimento de cidades inteligentes, áreas com a competência, por um lado, de albergar o desenvolvimento tecnológico, processos de educação, transferência tecnológica, procedimentos de inovação e meios inovadores, e, por outro, espaços digitais, instrumentos de processamento de informação, transferência de conhecimento e de difusão de conhecimento, pois cada cidade digital não é necessariamente inteligente, mas todas as que são inteligentes têm uma componente digital associada a elas.2006-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/12404http://hdl.handle.net/10316/12404porGAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2006) Do Digital ao Inteligente: Tópicos para uma abordagem geográfica. In Actas do 2º Congresso Luso Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Universidade do Minho, Braga, de 27 a 29 de Setembro de 2006.Fernandes, Rui Jorge GamaFernandes, Ricardo Jorge Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T03:22:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/12404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:28.353935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
title DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
spellingShingle DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
Fernandes, Rui Jorge Gama
Territórios inteligentes
Cidades do conhecimento
title_short DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
title_full DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
title_fullStr DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
title_full_unstemmed DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
title_sort DO DIGITAL AO INTELIGENTE: TÓPICOS PARA UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA
author Fernandes, Rui Jorge Gama
author_facet Fernandes, Rui Jorge Gama
Fernandes, Ricardo Jorge Lopes
author_role author
author2 Fernandes, Ricardo Jorge Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rui Jorge Gama
Fernandes, Ricardo Jorge Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Territórios inteligentes
Cidades do conhecimento
topic Territórios inteligentes
Cidades do conhecimento
description A cidade, considerando as transformações económicas, sociais, políticas e tecnológicas, renasce no quadro de um crescente colapso das barreiras espaciais, contribuindo para a formulação de um novo paradigma de desenvolvimento, fortemente relacionado com o aumento da importância dos factores territoriais, essenciais no novo contexto de competitividade entre cidades. Neste sentido, torna-se fulcral definir um quadro de coabitação entre o espaço digital e o espaço físico, entre o veículo de conhecimento e o seu suporte. O digital terá que ser visto como suporte e base para o desenvolvimento de cidades inteligentes, áreas com a competência, por um lado, de albergar o desenvolvimento tecnológico, processos de educação, transferência tecnológica, procedimentos de inovação e meios inovadores, e, por outro, espaços digitais, instrumentos de processamento de informação, transferência de conhecimento e de difusão de conhecimento, pois cada cidade digital não é necessariamente inteligente, mas todas as que são inteligentes têm uma componente digital associada a elas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/12404
http://hdl.handle.net/10316/12404
url http://hdl.handle.net/10316/12404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GAMA, Rui e FERNANDES, Ricardo (2006) Do Digital ao Inteligente: Tópicos para uma abordagem geográfica. In Actas do 2º Congresso Luso Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Universidade do Minho, Braga, de 27 a 29 de Setembro de 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133681498980352