O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100011 |
Resumo: | O artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos. |
id |
RCAP_70f758c183eab6239d9b4d131537b409 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2183-54622018000100011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake newsFake newsEthosJornalismoO GloboConvergênciaO artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos.Centro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2018-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100011Media & Jornalismo v.18 n.32 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100011Eichler,Vivian AugustinKalsing,JanaínaGruszynskig,Anainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:43Zoai:scielo:S2183-54622018000100011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:07.066876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news |
title |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news |
spellingShingle |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news Eichler,Vivian Augustin Fake news Ethos Jornalismo O Globo Convergência |
title_short |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news |
title_full |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news |
title_fullStr |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news |
title_full_unstemmed |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news |
title_sort |
O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news |
author |
Eichler,Vivian Augustin |
author_facet |
Eichler,Vivian Augustin Kalsing,Janaína Gruszynskig,Ana |
author_role |
author |
author2 |
Kalsing,Janaína Gruszynskig,Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eichler,Vivian Augustin Kalsing,Janaína Gruszynskig,Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fake news Ethos Jornalismo O Globo Convergência |
topic |
Fake news Ethos Jornalismo O Globo Convergência |
description |
O artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100011 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Media & Jornalismo v.18 n.32 2018 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553732118773760 |