Contribuição para uma ética de investigação educacional: Alguns exemplos e sugestões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22675 |
Resumo: | Perante o recente desenvolvimento da investigação educacional em Portugal, urge reflectir sobre questões éticas que se prendem com a realização de projectos de pesquisa. Este artigo procura apresentar pistas que possam servir de base a uma reflexão sobre alguns direitos e deveres dos investigadores bem como de outros agentes de investigação educacional. A análise de alguns exemplos mostra que tem surgido, em investigação educacional, uma grande variedade de questões éticas. Implicações resultantes da manipulação de variáveis em estudos experimentais, repercussões da publicação de resultados, direitos dos participantes, relativos não só ao anonimato e à confidencialidade, mas também ao reconhecimento público da sua participação, são alguns dos aspectos que têm merecido a atenção dos investigadores. Em qualquer tipo de investigação educacional, compete ao investigador tomar decisões relativas a questões éticas que surjam no decorrer da investigação, prevenindo situações de prejuízo para qualquer dos intervenientes e evitando situações de coacção ou de abuso de poder. Em investigação educacional a colaboração voluntária deve e, em geral, pode ser conseguida. A salvaguarda de princípios éticos deve ser uma das preocupações dos investigadores e deveria estar patente em qualquer relatório de investigação e, em particular, nas teses, sejam elas de mestrado ou de doutoramento. |
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Contribuição para uma ética de investigação educacional: Alguns exemplos e sugestõesContribuição para uma ética de investigação educacional: Alguns exemplos e sugestõesArtigosPerante o recente desenvolvimento da investigação educacional em Portugal, urge reflectir sobre questões éticas que se prendem com a realização de projectos de pesquisa. Este artigo procura apresentar pistas que possam servir de base a uma reflexão sobre alguns direitos e deveres dos investigadores bem como de outros agentes de investigação educacional. A análise de alguns exemplos mostra que tem surgido, em investigação educacional, uma grande variedade de questões éticas. Implicações resultantes da manipulação de variáveis em estudos experimentais, repercussões da publicação de resultados, direitos dos participantes, relativos não só ao anonimato e à confidencialidade, mas também ao reconhecimento público da sua participação, são alguns dos aspectos que têm merecido a atenção dos investigadores. Em qualquer tipo de investigação educacional, compete ao investigador tomar decisões relativas a questões éticas que surjam no decorrer da investigação, prevenindo situações de prejuízo para qualquer dos intervenientes e evitando situações de coacção ou de abuso de poder. Em investigação educacional a colaboração voluntária deve e, em geral, pode ser conseguida. A salvaguarda de princípios éticos deve ser uma das preocupações dos investigadores e deveria estar patente em qualquer relatório de investigação e, em particular, nas teses, sejam elas de mestrado ou de doutoramento.Given the recent growth and development of educational research in Portugal there is a growing need for the scientific community to ponder matters of ethics in research. In this paper, an effort has been made in order to present a few ideas and clues which may spring board to launch a discussion on research ethics and deontology. A cursive analysis of some situations and problems (namely, manipulation of variables in experimental design studies, results publishing repercussions, subjects rights to confidentiality and anonymity as well as right to public recognition of their participation in studies) clearly shows that there is a wide spectrum of ethical issues regarding research that needs to be addressed. Among other things, it is up yo the investigator to decide what to do with regards to ethical issues and problems that might occur within a given research process, preventing as much as possible any wrongdoing. For instance, voluntary cooperation on the part of the research subjects is a must. The safeguard of ethical principles must be one of the most constant preoccupations on the part of the reseachers and should be clearly stated in any research report, particularly in Master thesis and PhD dissertations.APM - Associação de Professores de Matemática1995-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22675por2183-28380872-3915Almeida, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:40Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:09.749917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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