Quatro pilares para a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos evangélicos no atual cenário da gestão de serviços de saúde no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Hesio César De Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4149
Resumo: A maioria dos hospitais filantrópicos evangélicos no Brasil passam por uma grave crise econômico-financeira e de gestão. A análise dos fatos históricos e do contexto do atual cenário dos serviços de saúde no país demonstra a necessidade de se investir cada vez mais em mecanismos de gestão que garantam a sustentabilidade dessas instituições. No nosso estudo buscamos identificar e propor o que chamamos de Quatro Pilares para a sustentabilidade desses hospitais. Esses pilares são: o da Contextualização Histórica, onde o gestor deve ter conhecimento e visão dos componentes históricos da formação e trajetória dos hospitais filantrópicos. O da Sustentabilidade Institucional, que ultrapassa as preocupações de equilíbrio econômico-financeiro, onde o grande desafio é o de reposicionar a sua estratégia de sustentabilidade, o que implica em avaliar o seu papel, o papel de sua intervenção e o modelo de organização interna. O da Gestão Estratégica, que entende que os hospitais filantrópicos precisam ser administrados como empresas bem estruturadas e para isso precisam ter uma gestão profissionalizada. E finalmente, o da Governança Corporativa, que entende que os hospitais filantrópicos evangélicos precisam ter uma governança corporativa efetiva, pois eles se caracterizam pela ausência de proprietários com interesse econômico, e se constituem em organizações de interesse do sistema de saúde e de toda a sociedade. Verifica-se, portanto, que contextualização histórica, sustentabilidade institucional, gestão estratégica e governança corporativa efetiva são temas encadeados: juntos eles causam sinergia, dissociados ou mal implementados podem aumentar as dificuldades das organizações.
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