Testes centrados em critério: A sua incidência em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, L. S.
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Ribeiro, I. F. S., Correia, L. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704
Resumo: This article presents some aspects that in the last two decades have turned the criterion-referenced tests into an alternative to traditional tests, particularly in the educational field. Furthermore, it refers to the main characteristics and objectives of these tests, focuses the use of traditional statistical methodology in their development and analysis the reliability and validity of their scores. Finally, it presents some specific difficulties common complementary nature as tools used in a psychoeducational intervention.
id RCAP_71270f43a69292e843c7798d1e87f3f6
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Testes centrados em critério: A sua incidência em educação-This article presents some aspects that in the last two decades have turned the criterion-referenced tests into an alternative to traditional tests, particularly in the educational field. Furthermore, it refers to the main characteristics and objectives of these tests, focuses the use of traditional statistical methodology in their development and analysis the reliability and validity of their scores. Finally, it presents some specific difficulties common complementary nature as tools used in a psychoeducational intervention.Este artigo apresenta alguns aspectos que, nas duas últimas décadas, têm tornado os testes centrados em critério como uma alternativa aos testes formais, particularmente no domínio da educação. A par das principais características e finalidades destes testes, referem-se as dificuldades de uso da metodologia estatística tradicional na sua construção ou na apreciação da fidelidade e validade dos seus resultados. Por último, aponta algumas dificuldades específicas destes instrumentos e a complementaridade que na intervenção psicopedagógica os testes centrados em normas podem representar.Associação Portuguesa de Psicologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 361-367PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 361-3672183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/704https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/704/426Almeida, L. S.Ribeiro, I. F. S.Correia, L. M.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:59Zoai:oai.appsicologia.org:article/704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.331695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
title Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
spellingShingle Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
Almeida, L. S.
-
title_short Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
title_full Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
title_fullStr Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
title_full_unstemmed Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
title_sort Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
author Almeida, L. S.
author_facet Almeida, L. S.
Ribeiro, I. F. S.
Correia, L. M.
author_role author
author2 Ribeiro, I. F. S.
Correia, L. M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, L. S.
Ribeiro, I. F. S.
Correia, L. M.
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description This article presents some aspects that in the last two decades have turned the criterion-referenced tests into an alternative to traditional tests, particularly in the educational field. Furthermore, it refers to the main characteristics and objectives of these tests, focuses the use of traditional statistical methodology in their development and analysis the reliability and validity of their scores. Finally, it presents some specific difficulties common complementary nature as tools used in a psychoeducational intervention.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/704
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/704/426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 361-367
PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 361-367
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134657936097280