Testes centrados em critério: A sua incidência em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704 |
Resumo: | This article presents some aspects that in the last two decades have turned the criterion-referenced tests into an alternative to traditional tests, particularly in the educational field. Furthermore, it refers to the main characteristics and objectives of these tests, focuses the use of traditional statistical methodology in their development and analysis the reliability and validity of their scores. Finally, it presents some specific difficulties common complementary nature as tools used in a psychoeducational intervention. |
id |
RCAP_71270f43a69292e843c7798d1e87f3f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.appsicologia.org:article/704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação-This article presents some aspects that in the last two decades have turned the criterion-referenced tests into an alternative to traditional tests, particularly in the educational field. Furthermore, it refers to the main characteristics and objectives of these tests, focuses the use of traditional statistical methodology in their development and analysis the reliability and validity of their scores. Finally, it presents some specific difficulties common complementary nature as tools used in a psychoeducational intervention.Este artigo apresenta alguns aspectos que, nas duas últimas décadas, têm tornado os testes centrados em critério como uma alternativa aos testes formais, particularmente no domínio da educação. A par das principais características e finalidades destes testes, referem-se as dificuldades de uso da metodologia estatística tradicional na sua construção ou na apreciação da fidelidade e validade dos seus resultados. Por último, aponta algumas dificuldades específicas destes instrumentos e a complementaridade que na intervenção psicopedagógica os testes centrados em normas podem representar.Associação Portuguesa de Psicologia1994-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 361-367PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 361-3672183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/704https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/704/426Almeida, L. S.Ribeiro, I. F. S.Correia, L. M.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:59Zoai:oai.appsicologia.org:article/704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.331695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação |
title |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação |
spellingShingle |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação Almeida, L. S. - |
title_short |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação |
title_full |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação |
title_fullStr |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação |
title_full_unstemmed |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação |
title_sort |
Testes centrados em critério: A sua incidência em educação |
author |
Almeida, L. S. |
author_facet |
Almeida, L. S. Ribeiro, I. F. S. Correia, L. M. |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, I. F. S. Correia, L. M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, L. S. Ribeiro, I. F. S. Correia, L. M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
This article presents some aspects that in the last two decades have turned the criterion-referenced tests into an alternative to traditional tests, particularly in the educational field. Furthermore, it refers to the main characteristics and objectives of these tests, focuses the use of traditional statistical methodology in their development and analysis the reliability and validity of their scores. Finally, it presents some specific difficulties common complementary nature as tools used in a psychoeducational intervention. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704 |
url |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v9i3.704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/704 https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/704/426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA; Vol. 9 No. 3 (1994); 361-367 PSICOLOGIA; Vol. 9 N.º 3 (1994); 361-367 2183-2471 0874-2049 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134657936097280 |