Pneumatologia da carta de Paulo aos Romanos : Espírito Santo, o vivificador : Rom 8,1-30
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40056 |
Resumo: | O Espírito, em Rom 8, é o centro da atenção de Paulo. Viver sob lei e viver sob o Espírito, em Paulo na carta aos romanos, são confrontados como regimes distintos, o primeiro como regime onde reina a maldição e a morte, impotente para garantir a salvação do crente; o segundo como um ambiente de bênção e de vida, pois, o Espírito triunfa sobre a carne e dá liberdade. Viver sob o Espírito é viver «em Cristo», é viver para a vida eterna. O Espírito intercede por todos os crentes junto do Pai, Ele que conhece de antemão todas as necessidades dos mesmos. Através do Espírito todos os homens e toda a criação são chamados à ressurreição, à vida eterna em Cristo e libertados do poder da morte e da condenação. Pelo Espírito entramos na vida do Filho de Deus e gozámos de uma nova identidade – somos filhos e herdeiros de Deus. Este Espírito que garante, sem cessar, a esperança e a glória ao homem, libertando-o das contingências do mundo, da carne, do pecado. Pois, o Espírito é o condutor, o guia, o defensor, a testemunha dos crentes e via de acesso a Deus. Neste trabalho procura-se estudar como é que se dá o envolvimento do Espírito no processo de justificação e santificação do homem, Ele que liberta o homem do endurecimento do coração, do fechamento sobre si, para que este conheça o amor de Deus. |
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Pneumatologia da carta de Paulo aos Romanos : Espírito Santo, o vivificador : Rom 8,1-30RûahPneumaEspírito SantoPauloAdoçãoFiliaçãoHerançaVidaSalvação e glorificaçãoHoly SpiritPaulAdoptionSonshipInheritanceLifeSalvation and glorificationDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO Espírito, em Rom 8, é o centro da atenção de Paulo. Viver sob lei e viver sob o Espírito, em Paulo na carta aos romanos, são confrontados como regimes distintos, o primeiro como regime onde reina a maldição e a morte, impotente para garantir a salvação do crente; o segundo como um ambiente de bênção e de vida, pois, o Espírito triunfa sobre a carne e dá liberdade. Viver sob o Espírito é viver «em Cristo», é viver para a vida eterna. O Espírito intercede por todos os crentes junto do Pai, Ele que conhece de antemão todas as necessidades dos mesmos. Através do Espírito todos os homens e toda a criação são chamados à ressurreição, à vida eterna em Cristo e libertados do poder da morte e da condenação. Pelo Espírito entramos na vida do Filho de Deus e gozámos de uma nova identidade – somos filhos e herdeiros de Deus. Este Espírito que garante, sem cessar, a esperança e a glória ao homem, libertando-o das contingências do mundo, da carne, do pecado. Pois, o Espírito é o condutor, o guia, o defensor, a testemunha dos crentes e via de acesso a Deus. Neste trabalho procura-se estudar como é que se dá o envolvimento do Espírito no processo de justificação e santificação do homem, Ele que liberta o homem do endurecimento do coração, do fechamento sobre si, para que este conheça o amor de Deus.The Spirit, in Rom 8, is the center of Paul’s attention. Living under the law and living under the Spirit, in Paul’s letter to the Romans, are confronted as distinct regimes, the first as a regime where curse and death reign, powerless to guarantee the believer’s salvation; the second as an environment of blessing and life, since the Spirit triumphs over the flesh and gives freedom. To live under the Spirit is to live «in Christ», to live for eternal life. The Spirit intercedes for all believers with the Father, who knows beforehand all their needs. Through the Spirit, all men and all creation are called to resurrection, to eternal life in Christ and liberated from the power of death and condemnation. Through the Spirit we enter into the life of the Son of God and enjoy a new identity - we are sons and heirs of God! It is this Spirit who assures man of hope and glory, freeing him from the contingencies of the world, of the flesh, of sin. For the Spirit is the conductor, the guide, the defender, the witness of believers and the way of access to God. In this paper we seek to study how the Spirit is involved in the work of justification and sanctification of man, He who frees man from the hardening of the heart, from being closed in on himself, so that he may know the love of God.Carvalho, José Carlos da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBorges, João Lucas Duarte2023-09-20T00:30:48Z2022-11-1420222022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40056TID:203183908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:43:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:48.744464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Espírito, em Rom 8, é o centro da atenção de Paulo. Viver sob lei e viver sob o Espírito, em Paulo na carta aos romanos, são confrontados como regimes distintos, o primeiro como regime onde reina a maldição e a morte, impotente para garantir a salvação do crente; o segundo como um ambiente de bênção e de vida, pois, o Espírito triunfa sobre a carne e dá liberdade. Viver sob o Espírito é viver «em Cristo», é viver para a vida eterna. O Espírito intercede por todos os crentes junto do Pai, Ele que conhece de antemão todas as necessidades dos mesmos. Através do Espírito todos os homens e toda a criação são chamados à ressurreição, à vida eterna em Cristo e libertados do poder da morte e da condenação. Pelo Espírito entramos na vida do Filho de Deus e gozámos de uma nova identidade – somos filhos e herdeiros de Deus. Este Espírito que garante, sem cessar, a esperança e a glória ao homem, libertando-o das contingências do mundo, da carne, do pecado. Pois, o Espírito é o condutor, o guia, o defensor, a testemunha dos crentes e via de acesso a Deus. Neste trabalho procura-se estudar como é que se dá o envolvimento do Espírito no processo de justificação e santificação do homem, Ele que liberta o homem do endurecimento do coração, do fechamento sobre si, para que este conheça o amor de Deus. |
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