Avaliação do burnout em professores: Contributo para o estudo de adaptação do CBP-R

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrão, Ivone Alexandra Martins
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rita, Joana Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1779
Resumo: Objetivo: Os professores são considerados um dos grupos profissionais mais vulneráveis ao stress profissional e ao burnout. É reconhecido que estes fenómenos afectam individualmente o professor e também o contexto educativo, pelo que a sua avaliação ganha pertinência. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação do Cuestionario de Burnout do Profesorado (CBP-R)(Moreno-Jiménez, Garrosa-Hernández, & González-Gutiérrez, 2000), através do estudo de uma amostra de professores portugueses do ensino básico e secundário. O interesse neste instrumento prendeu-se com o facto de avaliar especificamente as dimensões do burnout em professores. Método: Após a devida autorização dos autores para utilizar o instrumento foram realizados todos os procedimentos de tradução para Português Europeu do CBP-R, que foi aplicado a uma amostra de 513 professores, com idades entre os 22 e 66 anos (M = 41.88; DP = 9.461). Utilizou-se a versão 19 do software SPSS e do AMOS, respectivamente para inserir os dados, realizar a caracterização da amostra, estudo da fiabilidade e a análise factorial confirmatória do CBP-R. Resultados: O CBP-R nas suas dimensões relativas ao burnout, tendo em conta o modelo tripartido da Maslach (1993), apresentou elevada validade factorial e elevada consistência interna. Conclusão: Considera-se que este instrumento é útil e adequado para avaliação do burnout, nas dimensões da exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal, especificamente em professores portugueses. ------ ABSTRACT ------- Aim: Teachers are considered one of the most vulnerable professional groups to suffer from occupational stress and burnout. It is recognized that the phenomena affects individual and educational contexts, so their evaluation becomes a relevant issue. This study aims at contributing to the adaptation of the European Portuguese version of the CBP-R, by studying a sample of Portuguese teachers from primary and secondary schools. The interest herein relates to the fact that it specifically evaluates the dimensions of burnout in teachers. Method: Once the authors’ permission to use the instrument was given, we adopted all the procedures necessary to ensure the translation of the CBP-R to European Portuguese. The instrument was then applied to a sample of 513 teachers aged between 22 and 66 years old (M = 41.88, SD = 9.461). We used the version 19.0 of the software SPSS and AMOS, to enter data and perform sample characterization and to study the reliability and confirmatory factor analysis of the CBP-R, respectively. Results: The dimensions of burnout included in CBP-R showed high factorial validity and high internal consistency, according to the tripartite Maslach Model of Burnout (1993). Conclusion: This work suggests that the European Portuguese version of the CBP-R is a useful and appropriate tool to evaluate burnout in teachers, particularly the dimensions of emotional exhaustion, depersonalization and personal accomplishment.
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