Modelos de estimativa de frequência de acidentes rodoviários em meio urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Gomes, S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cardoso, J. L.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1002034
Resumo: O presente documento constitui o segundo relatório referente à actividade desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCT/UC) no âmbito do projecto IRUMS – Infra-estruturas Rodoviárias Urbanas Mais Seguras, a qual se integra também num protocolo assinado com a Câmara Municipal de Lisboa. Neste relatório apresentam-se os modelos de estimativa de frequência de acidentes desenvolvidos para a cidade de Lisboa, para cujo desenvolvimento foram adoptadas diversas desagregações. Assim, segundo o elemento rodoviário consideraram-se separadamente as intersecções (intersecção de três ramos, intersecção de quatro ramos e rotundas) e os segmentos; e segundo o tipo de acidente foram considerados os atropelamentos e os restantes acidentes com vítimas. No que se refere às variáveis explicativas relacionadas com o ambiente rodoviário foram desenvolvidos dois tipos de modelos: simplificados (apenas com as variáveis de exposição ao risco) e globais (com todas as potenciais variáveis explicativas). No conjunto de potenciais variáveis explicativas está incluída a exposição dos utentes vulneráveis, de forma a melhorar a qualidade das estimativas do nível de sinistralidade nos arruamentos urbanas. É ainda explicada a construção de uma base de dados georreferenciada dos acidentes rodoviários ocorridos na cidade de Lisboa entre 2004 e 2007, utilizada na recolha de dados de acidentes para os locais incluídos na amostra a modelar.
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