Ilustração inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1757 |
Resumo: | A fusão de ferramentas pedagógicas com as novas ferramentas tecnológicas que emergiram ao longo dos séculos XX e XXI adquiriu extrema relevância para uma sociedade em que valores de inclusão e igualdade de oportunidades são temáticas cada vez mais presentes no meio educativo. Estas ferramentas começaram por ser incluídas no processo educativo regular dos países desenvolvidos, tendo nos dias de hoje adquirido um caráter quase mandatário, nomeadamente os computadores pessoais e, mais recentemente, os tablets e smartphones. No início do século XX, a problemática do autismo ganhou de novo a atenção pública com o desenvolvimento de meios tecnológicos que se vieram a revelar eficazes ao longo do processo de aprendizagem das crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), tornando a integração destas crianças no processo de ensino uma prioridade cada vez maior. Não obstante, este tipo de adaptação de ferramentas é atualmente um processo caro, complexo e para o qual várias unidades de ensino não possuem infraestruturas e equipamentos que o possam comportar. Deste modo, o projeto a que nos propomos pretende colmatar de certa forma as lacunas ao nível das dificuldades de acesso aos materiais, bem como ao cuidado investido na criação destes ao nível do grafismo e da acessibilidade visual, tirando partido do mercado dos tablets. Este mercado pode trazer várias vantagens, nomeadamente ao nível do custo do equipamento, à acessibilidade da interface, e à exploração do mercado livre de aplicações. Assim, o nosso objetivo principal consiste na criação de um produto adequado ao ensino de crianças portadoras de PEA, utilizando uma plataforma física de custo reduzido, recorrendo a software gratuito com distribuição no mercado de aplicações (Android Play Store e iOS App Store e outras similares). |
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Ilustração inclusivaEstudo e metodologia para a criação de materiais gráficos pedagógicos para crianças com Perturbações do Espetro AutistaAutismoAplicações informáticasDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA fusão de ferramentas pedagógicas com as novas ferramentas tecnológicas que emergiram ao longo dos séculos XX e XXI adquiriu extrema relevância para uma sociedade em que valores de inclusão e igualdade de oportunidades são temáticas cada vez mais presentes no meio educativo. Estas ferramentas começaram por ser incluídas no processo educativo regular dos países desenvolvidos, tendo nos dias de hoje adquirido um caráter quase mandatário, nomeadamente os computadores pessoais e, mais recentemente, os tablets e smartphones. No início do século XX, a problemática do autismo ganhou de novo a atenção pública com o desenvolvimento de meios tecnológicos que se vieram a revelar eficazes ao longo do processo de aprendizagem das crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), tornando a integração destas crianças no processo de ensino uma prioridade cada vez maior. Não obstante, este tipo de adaptação de ferramentas é atualmente um processo caro, complexo e para o qual várias unidades de ensino não possuem infraestruturas e equipamentos que o possam comportar. Deste modo, o projeto a que nos propomos pretende colmatar de certa forma as lacunas ao nível das dificuldades de acesso aos materiais, bem como ao cuidado investido na criação destes ao nível do grafismo e da acessibilidade visual, tirando partido do mercado dos tablets. Este mercado pode trazer várias vantagens, nomeadamente ao nível do custo do equipamento, à acessibilidade da interface, e à exploração do mercado livre de aplicações. Assim, o nosso objetivo principal consiste na criação de um produto adequado ao ensino de crianças portadoras de PEA, utilizando uma plataforma física de custo reduzido, recorrendo a software gratuito com distribuição no mercado de aplicações (Android Play Store e iOS App Store e outras similares).Barreto, Luísa Maria PiresIC-OnlineMarques, João Cardoso2016-04-15T16:33:46Z2014-02-272014-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1757TID:201123606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:37Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:17.830881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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