Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/860 |
Resumo: | A metodologia de avaliação da eficácia organizacional das instituições de ensino superior proposta por Cameron (1978) é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, o estudo desta variável em contexto específico obriga ao recurso a uma bateria de 63 indicadores que permitem avaliar nove critérios de eficácia que se agrupam em três domínios, designadamente, o domínio académico, o domínio da adaptação externa e o domínio da motivação. |
id |
RCAP_7161821d36ff3904bfd033d6253b88f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/860 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superiorEficácia organizacionalEnsino SuperiorDomínio académicoDomínio da adaptação externaDomínio da motivaçãoModelo dos valores competitivosOrganizational effectivenessHigher educationAcademical domainExternal adaptation domainMoral domainCompetitive values modelA metodologia de avaliação da eficácia organizacional das instituições de ensino superior proposta por Cameron (1978) é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, o estudo desta variável em contexto específico obriga ao recurso a uma bateria de 63 indicadores que permitem avaliar nove critérios de eficácia que se agrupam em três domínios, designadamente, o domínio académico, o domínio da adaptação externa e o domínio da motivação.The organizational effectiveness assessment methodology for higher education that was proposed by Cameron (1978) is the central theme of this article. The theoretical framework of the theme reveals the inexistence of consensus about the concept. For that reason, the study of this variable in a specific context involves the use of a 63 indicators that allow the evaluation of nine effectiveness criteria and can be grouped in three domains, namely, the academical domain, the external adaptation domain, and, the moral domain.INDEG, ISCTEBiblioteca Digital do IPBFernandes, António2008-09-16T14:51:24Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/860porRevista Portuguesa e Brasileira de Gestão. ISSN 1645-4464. 6:4 ; 7:1 (2008) p. 77-87.1645-4464info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:30.086459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior |
title |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior |
spellingShingle |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior Fernandes, António Eficácia organizacional Ensino Superior Domínio académico Domínio da adaptação externa Domínio da motivação Modelo dos valores competitivos Organizational effectiveness Higher education Academical domain External adaptation domain Moral domain Competitive values model |
title_short |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior |
title_full |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior |
title_fullStr |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior |
title_full_unstemmed |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior |
title_sort |
Metodologia de avaliação da eficácia organizacional para o ensino superior |
author |
Fernandes, António |
author_facet |
Fernandes, António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficácia organizacional Ensino Superior Domínio académico Domínio da adaptação externa Domínio da motivação Modelo dos valores competitivos Organizational effectiveness Higher education Academical domain External adaptation domain Moral domain Competitive values model |
topic |
Eficácia organizacional Ensino Superior Domínio académico Domínio da adaptação externa Domínio da motivação Modelo dos valores competitivos Organizational effectiveness Higher education Academical domain External adaptation domain Moral domain Competitive values model |
description |
A metodologia de avaliação da eficácia organizacional das instituições de ensino superior proposta por Cameron (1978) é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, o estudo desta variável em contexto específico obriga ao recurso a uma bateria de 63 indicadores que permitem avaliar nove critérios de eficácia que se agrupam em três domínios, designadamente, o domínio académico, o domínio da adaptação externa e o domínio da motivação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-16T14:51:24Z 2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/860 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. ISSN 1645-4464. 6:4 ; 7:1 (2008) p. 77-87. 1645-4464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INDEG, ISCTE |
publisher.none.fl_str_mv |
INDEG, ISCTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135143601897472 |