A educação socioambiental e a emergência de novos paradigmas de sustentabilidade: contributos de uma empresa de energias renováveis para o processo de transição energética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Susana Isabel Martinho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19026
Resumo: As questões ambientais em geral, e as questões energéticas em especial, têm sido maioritariamente abordadas do ponto de vista da investigação tecnológica. No entanto, a procura de soluções para os problemas ambientais implica a consideração de dinâmicas sociais, económicas, políticas, culturais e educativas. Requer abordagens interdisciplinares, capazes de modificar comportamentos, encontrar novos modelos económicos, novos modelos de governança e inovação tecnológica que possam adequar-se a cada território e impulsionar mudanças sistémicas. A partir de um Estudo de Caso desenvolvido à luz do paradigma interpretativo-construtivo e do paradigma crítico, procurou-se compreender o contributo que as práticas de Responsabilidade Social desenvolvidas por um empresa de energias renováveis representam para a educação socioambiental e para o processo de transição energética em curso. O estudo desenvolvido permitiu refletir sobre a importância político-pedagógica de transformar estas dinâmicas em oportunidades para testar novas abordagens que contribuam para a emergência de novos modelos de sustentabilidade que promovam a efetiva preservação do ambiente. Concluiu-se que as práticas de Responsabilidade Social das Empresas (RSE), quando desenvolvidas a partir de um quadro de comprometimento ético, de valores pessoais e corporativos que espelham hábitos de consumo sustentável, aliados à experiência e conhecimento técnico dos colaboradores, e à relação que estabelecem com as comunidades locais, indiciam que as empresas podem contribuir significativamente para o design e desenvolvimento de abordagens alternativas ao processo de transformação ecológica, e de modelos de sustentabilidade desenvolvidos de forma participada envolvendo o setor das empresas, municípios e outras entidades públicas, e as populações locais. Fundamentámos que a conceptualização de práticas e estratégias baseadas nas competências do Educador Social podem contribuir para a superação de algumas limitações das práticas de RSE e contribuir para o desenvolvimento de processos de transição ecológica locais mais justos, inclusivos e replicáveis a outros contextos.
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A partir de um Estudo de Caso desenvolvido à luz do paradigma interpretativo-construtivo e do paradigma crítico, procurou-se compreender o contributo que as práticas de Responsabilidade Social desenvolvidas por um empresa de energias renováveis representam para a educação socioambiental e para o processo de transição energética em curso. O estudo desenvolvido permitiu refletir sobre a importância político-pedagógica de transformar estas dinâmicas em oportunidades para testar novas abordagens que contribuam para a emergência de novos modelos de sustentabilidade que promovam a efetiva preservação do ambiente. Concluiu-se que as práticas de Responsabilidade Social das Empresas (RSE), quando desenvolvidas a partir de um quadro de comprometimento ético, de valores pessoais e corporativos que espelham hábitos de consumo sustentável, aliados à experiência e conhecimento técnico dos colaboradores, e à relação que estabelecem com as comunidades locais, indiciam que as empresas podem contribuir significativamente para o design e desenvolvimento de abordagens alternativas ao processo de transformação ecológica, e de modelos de sustentabilidade desenvolvidos de forma participada envolvendo o setor das empresas, municípios e outras entidades públicas, e as populações locais. Fundamentámos que a conceptualização de práticas e estratégias baseadas nas competências do Educador Social podem contribuir para a superação de algumas limitações das práticas de RSE e contribuir para o desenvolvimento de processos de transição ecológica locais mais justos, inclusivos e replicáveis a outros contextos.Environmental issues in general, and energy issues in particular have mostly been addressed from a technological research point of view. However, energy challenges go beyond the technical dimension and involve the consideration of social, economic, political, cultural and educational dynamics. Overcoming environmental problems requires systemic changes and interdisciplinary approaches, capable of modifying behaviors, finding new economic models, new models of governance and technological innovations adjusted to each territory. From a Case Study developed under the interpretative-constructive paradigm and the critical paradigm, we sought to understand the contribution that Corporate Social Responsibility (CSR) practices developed by a renewable energy company represent for socio-environmental education and the ongoing energy transition process. The study allowed us to reflect on the political-pedagogical importance of transforming these dynamics into opportunities and test approaches that contribute to the emergence of new models of sustainability that allow the effective preservation of the environment. We concluded that when CSR practices are developed within a framework of ethical commitment, personal and corporate values that reflect sustainable consumption habits, combined with the experience and technical knowledge of employees, and the relationship they establish with local communities, companies can contribute significantly to the design and development of alternative approaches to the process of ecological transformation, and new sustainability models developed through participatory processes involving the private sector, municipalities and other public entities, and local communities. We sustained that the conceptualization of strategies and practices based on the skills of Social Educators can contribute to overcome the limitations of CSR and to the development of fairer and inclusive transition processes at the local level, that can be replicable to other contexts.Barros, RosannaSapientiaLopes, Susana Isabel Martinho2023-02-08T14:49:09Z2022-07-252022-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19026TID:203089073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:25Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:42.352674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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