Estudos sobre repositórios institucionais e repositórios de recursos educativos: metodologias, resultados e recomendações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10537 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Sistemas de Informação |
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Estudos sobre repositórios institucionais e repositórios de recursos educativos: metodologias, resultados e recomendaçõese-LearningAcesso livreRepositórios digitaisRepositórios InstitucionaisRepositórios digitais de recursos educativosRepositórios digitais para ensino e aprendizagemOpen AccessDigital repositoriesInstitutional RepositoriesDigital repositories of educational resourcesDigital repositories for teaching and learning02:681.3681.3:02Dissertação de mestrado em Sistemas de InformaçãoO potencial dos repositórios digitais online direccionados para o ensino/aprendizagem é vasto, especialmente o daqueles em que os conteúdos são disponibilizados livremente e sem custos de utilização, como meio de promoção da educação e aprendizagem ao longo da vida. No entanto, a sua utilização está muito aquém do esperado e desejado. Colocar um repositório à disposição não faz, necessariamente, com que os autores o utilizem. Aliás, a contribuição de materiais para um repositório, e o re-uso dos materiais desse repositório, é um reconhecido problema na área de repositórios digitais. Poderá o conhecimento existente sobre a utilização de repositórios institucionais ser usado para melhorar a utilização dos repositórios de recursos educativos? Esta é a questão a que nos propomos responder neste trabalho. Seguimos uma abordagem metodológica em que, a partir da análise de estudos sobre RIs e da análise de estudos sobre RREs, estudos esses descritos na literatura científica, investigamos de que modo o conhecimento existente sobre os RI, pode ser usado para melhorar a utilização dos RRE. Em particular, o âmbito da nossa pesquisa centrou-se em repositórios de acesso livre, quer institucionais, quer especificamente de aprendizagem, e a nossa análise incidiu sobre metodologias que foram usadas, resultados que foram obtidos e recomendações que foram feitas. O nosso trabalho mostra que a motivação para contribuir, para RI ou RRE, por parte dos investigadores e dos professores, é diferente, incitando a dos investigadores a uma atitude mais activa; mostra também que os RI e RRE enfrentam alguns problemas semelhantes, e outros distintos, relacionados com a contribuição. Do conhecimento existente sobre a utilização de RI, conseguimos identificar alguns pontos de aplicabilidade para os RRE. Nomeadamente, alguns incentivos à contribuição apurados para RI, possivelmente poderão ser também incentivos à contribuição para RRE.The potential of online digital repositories for teaching and learning is wide, especially those in which the contents are available freely and without cost, as a means of promoting education and lifelong learning. However, their use is far below the expected and desired. Put a repository available does not, necessarily, cause the authors to use it. Moreover, the contribution of materials to a repository, and the re-use of materials of the repository, is a recognized problem in the area of digital repositories. Can the existing knowledge on the use of institutional repositories to be used to improve the use of repositories of educational resources? This is the question that we intend to answer in this work. We follow an approach that, from the analysis of IR’s research studies and the analysis of RER’s research studies, these studies described in the literature, we investigate how the existing knowledge on the IR, can be used to improve the use of RER . In particular, the scope of our research has focused on open access repositories, either institutional or specifically on learning, and our analysis focused on methodologies that were used, results that have been obtained and recommendations that have been made. Our work shows that the motivation to contribute, to IR or RER, by researchers and teachers, is different, prompting the researchers to a more proactive approach; also shows that the IR and RER are facing some similar problems, and other distinguished, related to the contribution. From the knowledge of the use of IR, we can identify some points of applicability to RRE. Namely, some incentives to the contribution find out for IR, may possibly also be incentives for contribution to RER.Baptista, Ana AliceUniversidade do MinhoCardoso, Elisabete P. C.2009-12-162009-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:56.157160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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