A gestão da oferta cultural nos museus: o uso do digital na gestão integrada da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Paula Cristina Marinho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12368
Resumo: A urgência de aceder à informação de forma rápida, eficiente e eficaz por parte das organizações, tornou-se nos dias de hoje, um requisito essencial. Deste modo, às organizações é exigido uma abertura para a mudança e uma visão estratégica que proporcione uma vantagem competitiva no mercado em que operam. Quando se tenta projectar esta problemática para as instituições culturais, os problemas ganham a mesma importância, uma vez que, independentemente do objectivo e da missão da organização, tem de estar bem definido nos seus objectivos o papel da informação, face ao digital. A vantagem trazida pela Internet e pelo recurso às tecnologias de informação e comunicação veio acelerar todos os processos de transformação, na medida em que, evidenciou novas formas de trabalho, e outras de disseminação da informação, através do digital. O desafio é como aproveitar o digital para facilitar a forma de comunicar, produzir, distribuir e aceder à informação. O presente estudo tem como objectivo realizar uma reflexão sobre o recurso à gestão da informação nas organizações culturais, tendo por base o estudo de uma instituição cultural – Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações. É dado principal destaque aos aspectos da organização e recuperação da informação e, da imprescindibilidade da utilização de ferramentas que melhorem a gestão da organização e da sua qualidade, quer na tomada de decisão, quer nos serviços prestados. O principal objectivo foi o estudo da forma como a gestão integrada da informação nas instituições culturais, com base no digital, pode promover o seu desenvolvimento, proporcionando uma melhor organização da sua oferta. Assim, com base na metodologia de estudo de caso, foi realizado um estudo pormenorizado ao nível do levantamento de dados essenciais, missão e objectivos, organização e estrutura interna, distribuição de serviços, bem como se procedeu à identificação dos principais processos negócio.
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