A divergência entre Otto Wagner e Gottfried Semper: uma questão de detalhes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/4588 |
Resumo: | As origens do conceito de tectónica na arquitetura moderna situam-se no final do século XIX através das figuras de Karl Bötticher (Nordhausen, 1806 – Berlim, 1889) e Gottfried Semper (Hamburgo, 1803 - Roma, 1879). Numa entrevista recente o arquiteto Kenneth Frampton (Woking, 1930- ), que dedicou grande parte da sua investigação a este tema (1983, 1990, 1995, 2005) promovendo o entendimento da tectónica como “potencial de expressão construtiva”, destacou um momento particular no qual Otto Wagner (Viena, 1841 - Viena, 1918) se declara dececionado com o seu mestre Gottfried Semper por ter abandonado a primazia pela estrutura e pela expressão construtiva. Para Wagner a forma artística só poderia ser concebida a partir da construção, o que o coloca muito mais próximo da formulação teórica de Karl Bötticher. Este artigo estuda a evolução do conceito de tectónica na transição do Séc. XIX para o Séc. XX analisando as divergências entre o pensamento do teórico alemão Gottfried Semper, e o pensamento de Otto Wagner registado no seu livro “Moderne Architektur: seinen Schülern ein Führer auf diesem Kunstgebiete” (1896), tendo como foco a análise do edifício Postal Savings Bank (Viena, 1905). Neste projeto Wagner põe em prática as suas reflexões teóricas a partir de um detalhe construtivo capaz de relacionar a forma núcleo com a forma artística, dois conceitos que continuam a ter uma possível aplicabilidade prática na arquitetura contemporânea. |
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