A vida nas favelas do Rio de Janeiro: a representação da realidade nos documentários brasileiros sobre "aglomerados subnormais"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Lara Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6863
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
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Esta dissertação, que tem por foco o estudo de documentários, apresenta uma análise de conteúdo transversal categorial sobre filmes documentais realizados em favelas do Rio de Janeiro (RJ, Brasil). O trabalho teve por objeto de estudo 10 produções documentais de variados diretores, duração e perspectiva, sendo, porém, todos realizados em favelas cariocas. A questão de partida deste trabalho é: Como os documentários produzidos sobre “favelas” ou “comunidades” no Rio de Janeiro, RJ, representam a realidade social desses locais? Quais aspectos da vida e do dia a dia são representados em documentários sobre favelas do Rio de Janeiro, entre 2010 e 2016? O objetivo geral da análise é identificar e descrever os aspectos relevantes de cada produção audiovisual, com a finalidade de compreender como os filmes documentais buscaram retratar a realidade social dessas comunidades. A análise foi realizada a partir da classificação de documentários segundo os autores Bill Nichols (2001) e Patricia Aufderheide (2007), identificando nos filmes os personagens e protagonistas, a perspectiva da narrativa e quais aspectos sociais e culturais das favelas foram apresentados. Os resultados alcançados com a análise revelam que a presença da polícia e o desenvolvimento do turismo são apresentados nos documentários como representativos parciais da realidade atual das favelas. Os documentários optaram por trazer como personagens moradores da comunidade; estes apresentam uma nova visão sobre onde vivem, que pretende acabar com estereótipos negativos. Os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que foi possível compreender a atual situação das favelas e refletir sobre a forma documental de retratar a realidade das comunidades localizadas no Rio de Janeiro, Brasil.ABSTRACT: The documentary film genre is generally committed to the exploration of a truth, presenting stories that show the reality. The documentary is different from journalism, which should be impartial, and takes the point of view of its director, usually featuring a matter of social relevance, in order to expose a particular topic and arouse discussion about it. This thesis, which is focused on the study of documentaries, features a cross-categorical content analysis of documentary films made in the shanty towns of Rio de Janeiro (RJ, Brazil). The work was based on studying 10 documentary productions from different directors with different duration and perspectives, but all being filmed in Rio's shanty towns. The starting point of this work is: How documentaries produced on shanty towns or "communities" in Rio de Janeiro, RJ, represent the social reality of these places? What life and day-to-day aspects are represented in documentaries shanty towns of Rio de Janeiro between 2010 and 2016? The overall objective of the analysis is to identify the documentaries produced in the period from 2010 to 2016 in Rio de Janeiro on shanty towns and develop a categorical content analysis that describes the relevant aspects of each audio-visual production, in order to understand how documentary films sought to portray the social reality of these communities. The analysis is based on classifying the documentaries according to the authors Bill Nichols (2001) and Patricia Aufderheide (2007); identify the movies who are the characters and protagonists, understanding what is the perspective of the narrative and what social and cultural aspects of the shanty towns were presented. The results achieved with this analysis reveal that the police presence and the development of tourism are presented as representative of the current reality of the shanty towns . The documentaries have chosen to bring the residents as characters and present a new vision that aims to break negative stereotypes. The proposed objectives were achieved, since it was possible to understand the current situation of the shanty towns and reflect on the way that documentary portray the reality of the shanty towns of Rio de Janeiro, Brazil.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRodrigues, José Manuel CavaleiroRCIPLFagundes, Lara Silva2017-03-15T14:49:35Z2016-12-142016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6863TID:201605627porFAGUNDES, Lara Silva - A vida nas favelas do Rio de Janeiro: a representação da realidade nos documentários brasileiros sobre "aglomerados subnormais". Escola Superior de Comunicação Social, 2016. 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