Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Seabra, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4263
Resumo: Este texto tem como objetivos mapear os estudos desenvolvidos sobre o desempenho escolar, identificando as principais estratégias metodológicas utilizadas e descrevendo as técnicas de recolha de dados empíricos aplicadas em pesquisas qualitativas, com o intuito de refletir sobre as mesmas e repensar a organização de uma pesquisa em andamento. Para efetivar tal proposta, inicialmente foi realizado um levantamento dos textos produzidos sobre a temática e foi identificado um conjunto de 77 pesquisas. No passo seguinte, foi necessário selecionar os materiais, considerando: i) o uso de metodologia qualitativa, ii) a investigação empírica realizada em escolas e iii) a referência ao ensino básico (um a nove anos). Desta seleção resultou um conjunto de nove investigações realizadas em Portugal ou no Brasil. Para complementar a leitura e a análise do material selecionado, foram, ainda, realizadas entrevistas a três investigadores do CIES-IUL. Foi possível concluir que os métodos de coleta de dados empregues foram bastante diversificados, com predomínio da utilização de entrevistas, observações e análise documental, organizadas de diferentes maneiras. Algumas pesquisas recorreram também a estratégias caraterizadas como quantitativas, com uso de inquéritos aos participantes e análise de dados estatísticos. Houve ainda a identificação de estratégias menos recorrentes, como a troca de cartas entre alunos e análise de reportagens jornalísticas.
id RCAP_71bd2a039f87991fbb83b20780ddd255
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolarDesempenho EscolarPesquisa QualitativaEstratégias MetodológicasSchool PerformanceQualitative ResearchMethodological StrategiesEste texto tem como objetivos mapear os estudos desenvolvidos sobre o desempenho escolar, identificando as principais estratégias metodológicas utilizadas e descrevendo as técnicas de recolha de dados empíricos aplicadas em pesquisas qualitativas, com o intuito de refletir sobre as mesmas e repensar a organização de uma pesquisa em andamento. Para efetivar tal proposta, inicialmente foi realizado um levantamento dos textos produzidos sobre a temática e foi identificado um conjunto de 77 pesquisas. No passo seguinte, foi necessário selecionar os materiais, considerando: i) o uso de metodologia qualitativa, ii) a investigação empírica realizada em escolas e iii) a referência ao ensino básico (um a nove anos). Desta seleção resultou um conjunto de nove investigações realizadas em Portugal ou no Brasil. Para complementar a leitura e a análise do material selecionado, foram, ainda, realizadas entrevistas a três investigadores do CIES-IUL. Foi possível concluir que os métodos de coleta de dados empregues foram bastante diversificados, com predomínio da utilização de entrevistas, observações e análise documental, organizadas de diferentes maneiras. Algumas pesquisas recorreram também a estratégias caraterizadas como quantitativas, com uso de inquéritos aos participantes e análise de dados estatísticos. Houve ainda a identificação de estratégias menos recorrentes, como a troca de cartas entre alunos e análise de reportagens jornalísticas.This paper aims to map the research on school performance, identifying key methodological strategies and describing the techniques used to collect empirical data applied in qualitative research, in order to reflect on them and rethink the organization of a research progress. To realize such a proposal was initially conducted a survey of texts produced on the topic and identified a set of 77 queries. The next step was to select the materials considering: i) the use of qualitative methodology, ii) the conducted empirical research in schools and iii) the reference to basic education (one to nine years). This selection resulted in a set of nine investigations made in Portugal or in Brazil. To complement the reading and analysis of selected material were also conducted interviews with three researchers from CIES-IUL. It was concluded that the methods of data collection used were varied, with predominance of the use of interviews, observations and document analysis, organized in different ways. Some research also resorted to strategies characterized as quantitative, using surveys of participants and analysis of statistical data. There was also the identification of less recurrent strategies, such as the exchange of letters between students and analysis of newspaper reports.CIES-IUL2012-12-07T14:33:24Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/4263por1647-0893Giraldi, Luciana Ponce BellidoSeabra, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:38:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:37.169240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar
title Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar
spellingShingle Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar
Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Desempenho Escolar
Pesquisa Qualitativa
Estratégias Metodológicas
School Performance
Qualitative Research
Methodological Strategies
title_short Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar
title_full Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar
title_fullStr Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar
title_full_unstemmed Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar
title_sort Estratégias metodológicas empregues em pesquisas qualitativas sobre o desempenho escolar
author Giraldi, Luciana Ponce Bellido
author_facet Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Seabra, Teresa
author_role author
author2 Seabra, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giraldi, Luciana Ponce Bellido
Seabra, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Desempenho Escolar
Pesquisa Qualitativa
Estratégias Metodológicas
School Performance
Qualitative Research
Methodological Strategies
topic Desempenho Escolar
Pesquisa Qualitativa
Estratégias Metodológicas
School Performance
Qualitative Research
Methodological Strategies
description Este texto tem como objetivos mapear os estudos desenvolvidos sobre o desempenho escolar, identificando as principais estratégias metodológicas utilizadas e descrevendo as técnicas de recolha de dados empíricos aplicadas em pesquisas qualitativas, com o intuito de refletir sobre as mesmas e repensar a organização de uma pesquisa em andamento. Para efetivar tal proposta, inicialmente foi realizado um levantamento dos textos produzidos sobre a temática e foi identificado um conjunto de 77 pesquisas. No passo seguinte, foi necessário selecionar os materiais, considerando: i) o uso de metodologia qualitativa, ii) a investigação empírica realizada em escolas e iii) a referência ao ensino básico (um a nove anos). Desta seleção resultou um conjunto de nove investigações realizadas em Portugal ou no Brasil. Para complementar a leitura e a análise do material selecionado, foram, ainda, realizadas entrevistas a três investigadores do CIES-IUL. Foi possível concluir que os métodos de coleta de dados empregues foram bastante diversificados, com predomínio da utilização de entrevistas, observações e análise documental, organizadas de diferentes maneiras. Algumas pesquisas recorreram também a estratégias caraterizadas como quantitativas, com uso de inquéritos aos participantes e análise de dados estatísticos. Houve ainda a identificação de estratégias menos recorrentes, como a troca de cartas entre alunos e análise de reportagens jornalísticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07T14:33:24Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4263
url http://hdl.handle.net/10071/4263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-0893
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-IUL
publisher.none.fl_str_mv CIES-IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134734675083264