Plano estratégico da Universidade Aberta 2011|2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paulo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10075
Resumo: Apresenta-se no presente documento o plano estratégico relativo ao quadriénio de 2011-2015, para apreciação do Conselho Geral, no cumprimento das competências deste órgão e no disposto no artigo 2.º, 2 a) dos estatutos da UAb. Face à natureza do documento, a formulação do mesmo decorre substantivamente do plano de ação apresentado no âmbito da candidatura a Reitor da UAb, o qual foi sufragado pelo Conselho Geral aquando do recente processo eleitoral e assim constitui fundamentação para esta opção. Neste sentido, assume-se no presente texto como principal objetivo o compromisso, então apresentado no programa de ação, para a mudança e a inovação, para enfrentar os desafios presentes e liderar o processo de afirmação da Universidade Aberta como uma instituição de referência nacional e internacional. Para cada uma das áreas é enunciado o quadro de referência e análise que fundamenta a proposta de desenvolvimento estratégico, bem como o conjunto de medidas de concretização, contribuindo assim para o planeamento e sustentabilidade do percurso de intervenção e desenvolvimento estratégico a implementar no quadriénio em causa, percurso este que consideramos ser decisivo para a consolidação da atividade da UAb e do reconhecimento nacional e internacional como Universidade de Ensino a Distância e e-learning. Mais do que o planeamento de um percurso, entendemos que deverá apresentar-se como um conjunto de indicadores para a ação de construção coletiva do projeto de universidade virtual e da oferta formativa competitiva para a sociedade digital, baseada na qualidade e na investigação, na cooperação e interação com a sociedade, através da criação de redes e comunidades de partilha, aprendizagem e conhecimento, com particular valorização da internacionalização e da lusofonia. A afirmação da UAb como uma universidade virtual será tanto maior quanto melhor entendermos o potencial das redes para a aprendizagem e o conhecimento, principalmente, porque é na dimensão virtual que se desenvolvem as novas práticas de aprendizagem ao longo da vida que deverão orientar as abordagens e modelos para a pedagogia do e-learning.
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