Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ludgero Gomes dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/20372
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
id RCAP_71f3f66587974ae88c1b26c614cfcaf9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/20372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidadeCompósitos de carbonoEpóxidoDelaminagemDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraMaterial compósito refere-se ao resultado da combinação de dois ou mais materiais distintos. O objectivo desta combinação é obter-se um material final com propriedades mecânicas superiores à dos seus constituintes quando considerados em separado. Os compósitos fibrosos são um exemplo clássico e comum que resulta da dispersão de fibras num material aglomerante, designado este por matriz. Um dos primeiros exemplos do uso de compósitos começou nos primórdios da antiguidade, com os tijolos de argila reforçados com fibras de palha. A combinação de materiais com diferentes propriedades é hoje prática corrente num vasto leque de aplicações, desde o vulgar betão armado, até aos materiais de elevado desempenho, à base de resinas de epóxido reforçadas com fibras contínuas de carbono. O uso destes materiais compostos por mais do que um material tem-se generalizado, e presentemente é vulgar encontrá-los, não só nas indústrias, designadamente aeronáutica, aeroespacial, naval, automóvel e construção civil, como em aplicações desportivas e objectos de uso corrente. As propriedades mecânicas de um material compósito podem ser significativamente reduzidas por solicitações de impacto a baixa velocidade. A resistência do material à compressão pode diminuir consideravelmente em relação ao seu valor inicial devido à presença de defeitos provocados pelo impacto. O objectivo desta dissertação é a análise experimental da resistência residual à compressão após impacto (CAI), em placas compósitas de matriz epóxida reforçada com fibras de carbono, sujeitas a impacto a baixa velocidade. Este estudo é de extrema importância pelo facto de conduzir ao aparecimento prematuro de instabilidade estrutural e à consequente restrição do uso deste tipo de materiais, reforçada pelo facto do dano interno ser de difícil detecção. Antes de se proceder aos ensaios de compressão, houve a necessidade de melhoramento do equipamento anteriormente desenvolvido, consequência deste se ter deformado por não suportar os esforços envolvidos. O equipamento de compressão foi concebido com base nas normas ASTM D 3410M-95. A análise experimental dos ensaios de compressão foi realizada para se avaliar o comportamento das placas compósitas, com e sem defeito. Assim, poder-se-ia retirar alguma conclusão acerca da influência do defeito na alteração das propriedades do material compósito. Após o estudo realizado, observou-se que o modo de colapso depende das características dos provetes. Provetes sem defeito possuem modo de colapso global, evidenciando-se por uma deflexão lateral. Provetes com defeito embebido, ao serem comprimidos, cedem por modo local, ocorrendo separação de sublaminados, designando-se este fenómeno por delaminagem. Concluíu-se que materiais compósitos sem defeito possuem maior resistência à compressão quando confrontados com materiais compósitos com defeito. A orientação das camadas constituintes dos compósitos laminados influencia o seu comportamento na resistência à compressão. Em placas de material compósito sem defeito, o aumento do número de interfaces onde os sublaminados se encontram diferentemente orientados, conduz a uma maior tensão de rotura à compressão. Verificou-se que o impacto a baixa velocidade reduz a capacidade de sustentação da carga de compressão aplicada, sendo a redução máxima observada de 48%, relativamente aos provetes que não foram sujeitos a impacto. Esta perda de integridade pode ser justificada pela maior quantidade de interfaces susceptíveis de ocorrência de delaminagens, localizadas onde os sublaminados possuem diferente orientação.2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/20372http://hdl.handle.net/10316/20372porGUIMARÃES, Ludgero Gomes dos Santos - Compressão de placas compósi tas após submetid as a impacto a bai xa velocidade. Coimbra:[s.n.],2010. Dissertação de MestradoGuimarães, Ludgero Gomes dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:58:51.378171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade
title Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade
spellingShingle Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade
Guimarães, Ludgero Gomes dos Santos
Compósitos de carbono
Epóxido
Delaminagem
title_short Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade
title_full Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade
title_fullStr Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade
title_full_unstemmed Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade
title_sort Compressão de placas compósitas após submetidas a impacto a baixa velocidade
author Guimarães, Ludgero Gomes dos Santos
author_facet Guimarães, Ludgero Gomes dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ludgero Gomes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Compósitos de carbono
Epóxido
Delaminagem
topic Compósitos de carbono
Epóxido
Delaminagem
description Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/20372
http://hdl.handle.net/10316/20372
url http://hdl.handle.net/10316/20372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GUIMARÃES, Ludgero Gomes dos Santos - Compressão de placas compósi tas após submetid as a impacto a bai xa velocidade. Coimbra:[s.n.],2010. Dissertação de Mestrado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133880317378560