A Encomenda. O Artista. A Obra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obra |
Resumo: | <p>Este volume apresenta trabalhos de diversos historiadores da arte, portugueses, espanhóis e brasileiros, que analisam os três vetores inerentes à produção artística: o cliente (figura individual ou colectiva, pertencente ao mundo laico ou eclesiástico, oriundo dos vários estratos da sociedade), que se encontra na génese da obra através da sua encomenda, e cujo papel muitas vezes não se limita a um mero esquema passivo mas, pelo contrário, se transforma numa força atuante e decisória sob o ponto de vista artístico; o artista, vulto de renome ou praticamente anónimo, responsável pela execução da obra, ora dotado de liberdade artística, ora espartilhado por cláusulas rígidas que lhe formatam a criatividade; e a obra, objecto último de análise, nas mais diversas facetas, desde a arquitetura, pintura, escultura, talha, azulejo e ourivesaria, e que se constitui como fulcro de toda a investigação em História da Arte.</p> |
id |
RCAP_71f87b57fc6265e5931523cfa60ff1b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obra |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Encomenda. O Artista. A Obra<p>Este volume apresenta trabalhos de diversos historiadores da arte, portugueses, espanhóis e brasileiros, que analisam os três vetores inerentes à produção artística: o cliente (figura individual ou colectiva, pertencente ao mundo laico ou eclesiástico, oriundo dos vários estratos da sociedade), que se encontra na génese da obra através da sua encomenda, e cujo papel muitas vezes não se limita a um mero esquema passivo mas, pelo contrário, se transforma numa força atuante e decisória sob o ponto de vista artístico; o artista, vulto de renome ou praticamente anónimo, responsável pela execução da obra, ora dotado de liberdade artística, ora espartilhado por cláusulas rígidas que lhe formatam a criatividade; e a obra, objecto último de análise, nas mais diversas facetas, desde a arquitetura, pintura, escultura, talha, azulejo e ourivesaria, e que se constitui como fulcro de toda a investigação em História da Arte.</p>CEPESE2012-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttps://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obraoai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obraporhttps://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obrainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlberto Darias PríncipeAna Margarida Portela DominguesAnna Maria Monteiro de CarvalhoAntónio MouratoAntónio José de OliveiraCarla Sofia QueirósCybele Vidal FernandesDiana Gonçalves dos SantosEugênio de Ávila LinsEva Sofia Trindade DiasJoaquim Jaime Barros Ferreira-AlvesJosé Carlos Meneses RodriguesJosé Francisco QueirozJuan M. Monterroso MonteroLúcia RosasLuís Alberto CasimiroLuís Alexandre RodriguesManuel Engrácia AntunesManuel Joaquim Moreira da RochaMarcelo Almeida OliveiraMaria Berthilde Moura FilhaMaria de Fátima EusébioMaria del Mar Lozano BartolozziMaria do Carmo Marques PiresMaria José GoulãoNatália Marinho Ferreira-AlvesPaula BessaPaula CardonaRegina AnacletoSofia Nunes VechinaSonia Gomes PereiraSusana Matos AbreuTeresa Leonor M. Valereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-26T17:35:14Zoai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obraPortal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:13:18.801018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Encomenda. O Artista. A Obra |
title |
A Encomenda. O Artista. A Obra |
spellingShingle |
A Encomenda. O Artista. A Obra Alberto Darias Príncipe |
title_short |
A Encomenda. O Artista. A Obra |
title_full |
A Encomenda. O Artista. A Obra |
title_fullStr |
A Encomenda. O Artista. A Obra |
title_full_unstemmed |
A Encomenda. O Artista. A Obra |
title_sort |
A Encomenda. O Artista. A Obra |
author |
Alberto Darias Príncipe |
author_facet |
Alberto Darias Príncipe Ana Margarida Portela Domingues Anna Maria Monteiro de Carvalho António Mourato António José de Oliveira Carla Sofia Queirós Cybele Vidal Fernandes Diana Gonçalves dos Santos Eugênio de Ávila Lins Eva Sofia Trindade Dias Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves José Carlos Meneses Rodrigues José Francisco Queiroz Juan M. Monterroso Montero Lúcia Rosas Luís Alberto Casimiro Luís Alexandre Rodrigues Manuel Engrácia Antunes Manuel Joaquim Moreira da Rocha Marcelo Almeida Oliveira Maria Berthilde Moura Filha Maria de Fátima Eusébio Maria del Mar Lozano Bartolozzi Maria do Carmo Marques Pires Maria José Goulão Natália Marinho Ferreira-Alves Paula Bessa Paula Cardona Regina Anacleto Sofia Nunes Vechina Sonia Gomes Pereira Susana Matos Abreu Teresa Leonor M. Vale |
author_role |
author |
author2 |
Ana Margarida Portela Domingues Anna Maria Monteiro de Carvalho António Mourato António José de Oliveira Carla Sofia Queirós Cybele Vidal Fernandes Diana Gonçalves dos Santos Eugênio de Ávila Lins Eva Sofia Trindade Dias Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves José Carlos Meneses Rodrigues José Francisco Queiroz Juan M. Monterroso Montero Lúcia Rosas Luís Alberto Casimiro Luís Alexandre Rodrigues Manuel Engrácia Antunes Manuel Joaquim Moreira da Rocha Marcelo Almeida Oliveira Maria Berthilde Moura Filha Maria de Fátima Eusébio Maria del Mar Lozano Bartolozzi Maria do Carmo Marques Pires Maria José Goulão Natália Marinho Ferreira-Alves Paula Bessa Paula Cardona Regina Anacleto Sofia Nunes Vechina Sonia Gomes Pereira Susana Matos Abreu Teresa Leonor M. Vale |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberto Darias Príncipe Ana Margarida Portela Domingues Anna Maria Monteiro de Carvalho António Mourato António José de Oliveira Carla Sofia Queirós Cybele Vidal Fernandes Diana Gonçalves dos Santos Eugênio de Ávila Lins Eva Sofia Trindade Dias Joaquim Jaime Barros Ferreira-Alves José Carlos Meneses Rodrigues José Francisco Queiroz Juan M. Monterroso Montero Lúcia Rosas Luís Alberto Casimiro Luís Alexandre Rodrigues Manuel Engrácia Antunes Manuel Joaquim Moreira da Rocha Marcelo Almeida Oliveira Maria Berthilde Moura Filha Maria de Fátima Eusébio Maria del Mar Lozano Bartolozzi Maria do Carmo Marques Pires Maria José Goulão Natália Marinho Ferreira-Alves Paula Bessa Paula Cardona Regina Anacleto Sofia Nunes Vechina Sonia Gomes Pereira Susana Matos Abreu Teresa Leonor M. Vale |
description |
<p>Este volume apresenta trabalhos de diversos historiadores da arte, portugueses, espanhóis e brasileiros, que analisam os três vetores inerentes à produção artística: o cliente (figura individual ou colectiva, pertencente ao mundo laico ou eclesiástico, oriundo dos vários estratos da sociedade), que se encontra na génese da obra através da sua encomenda, e cujo papel muitas vezes não se limita a um mero esquema passivo mas, pelo contrário, se transforma numa força atuante e decisória sob o ponto de vista artístico; o artista, vulto de renome ou praticamente anónimo, responsável pela execução da obra, ora dotado de liberdade artística, ora espartilhado por cláusulas rígidas que lhe formatam a criatividade; e a obra, objecto último de análise, nas mais diversas facetas, desde a arquitetura, pintura, escultura, talha, azulejo e ourivesaria, e que se constitui como fulcro de toda a investigação em História da Arte.</p> |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obra oai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obra |
url |
https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obra |
identifier_str_mv |
oai:www.cepese.pt:pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obra |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/a-encomenda.-o-artista.-a-obra |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEPESE |
publisher.none.fl_str_mv |
CEPESE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130587488845824 |